Foi divulgado o edital do novo concurso Guarda de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul. As oportunidades são destinadas para candidatos do sexo masculino e feminino, com exigência do nível médio de formação!
Vale ressaltar que as provas objetivas da seleção seguem suspensas por tempo indeterminado.
Concurso Guarda de Campo Grande – MS: provas suspensas
As provas objetivas do concurso Guarda Civil de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, estão suspensas por tempo indeterminado.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!O comunicado de suspensão foi publicado no site do Instituto Nacional de Seleções e Concursos – Selecon, empresa responsável pela organização do certame.
Índice
Segundo o documento, a nova data será divulgada nos órgãos de imprensa, bem como no site da banca organizadora. As avaliações estavam previstas para 16 de maio.
Vagas e salários do concurso Guarda de Campo Grande – MS
O certame oferta 273 vagas de caráter imediato, para candidatos do sexo masculino e feminino, com exigência do nível médio de formação. As oportunidades são distribuídas da seguinte forma:
Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe
♦ Ampla Concorrência: 218 vagas;
♦ Pessoas com Deficiência (PcD): 14 vagas;
♦ Candidatos Negros: 27 vagas;
♦ Candidatos Índios: 14 vagas.
O salário para os aprovados na seleção será de R$ 1.690,02, com jornadas de trabalho de 180 horas mensais. Os habilitados terão o benefício de auxílio-alimentação de R$ 294,00.
Além do ensino médio completo, é preciso que o interessado(a) tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB, idade entre 18 anos e 40 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Como será a prova do concurso Guarda de Campo Grande – MS?
A avaliação dos candidatos será por meio de 06 (seis) etapas, sendo elas:
1ª etapa: Prova Objetiva;
2ª etapa: Prova de Aptidão Física (PAF);
3ª etapa: Avaliação Psicológica;
4ª etapa: Exame Médico e Toxicológico;
5ª etapa: Investigação Social;
6ª etapa: Curso de Formação Técnico-Profissional.
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 16 de maio de 2021, com início às 08h30min e término às 12h30min, tendo duração total de 04 horas.
Os locais de aplicação das provas serão informados no site da banca organizadora, Instituto SELECON, a partir do dia 11 de maio de 2021.
A prova objetiva contará com 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, originais e inéditas, e cada questão será composta de 4 (quatro) alternativas, sendo correta somente uma alternativa.
Serão considerados aprovados na 1ª etapa do concurso (Prova Objetiva de Conhecimentos) os candidatos que, obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova, e não obtiver zero em qualquer modalidade das provas.
A prova de aptidão física (PAF) consistirá em testes práticos, todos de caráter eliminatório, que verificarão a resistência aeróbica, agilidade e a força muscular dos membros superiores e inferiores e do abdômen, de acordo com os padrões de condicionamento físico exigidos para o exercício das funções.
O candidato terá direito a apenas 02 (duas) tentativas nas execuções de Flexões de Barra e Braço, e nas demais apenas 01 (uma) tentativa, para atingir os índices previstos, devendo executar a segunda tentativa antes da realização do exercício subsequente.
A prova de aptidão física (PAF), irá cobrar os seguintes exercícios:
• Flexão na Barra;
• Flexão Abdominal Supra;
• Flexão de Braço;
• Corrida de Velocidade (50 metros rasos);
• Corrida Aeróbica (12 minutos).
O conteúdo programático da prova objetiva consistirá nas seguintes disciplinas:
– Língua Portuguesa: 15 questões;
– Raciocínio Lógico: 10 questões;
– Noções de Informática: 10 questões;
– Legislação Municipal: 05 questões;
– Conhecimentos Específicos: 20 questões.
O concurso público terá validade de 02 (dois) anos, prorrogável por igual período no interesse do Município de Campo Grande.
Requisitos necessários para investidura no cargo do concurso Guarda de Campo Grande – MS
São requisitos para provimento no cargo oferecido no certame:
– Possuir escolaridade mínima exigida para o cargo ao qual concorre;
– Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do §1º do artigo 12 da Constituição Federal do Brasil;
– Ter idade igual ou superior a dezoito anos;
– Ser eleitor e estar quite com as obrigações eleitorais;
– Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
– Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada em exame médico pericial realizado pela perícia médica do Município de Campo Grande, condicionada à apresentação dos documentos médicos e laboratoriais específicos para o exercício do cargo, conforme Decreto nº. 12.800, de 12/01/2016 e a retificação nº 4.462 de 14/01/2016 (Anexo III), que regulamenta o exame médico-pericial para comprovar aptidão física e mental, quando da investidura em cargo público municipal em caráter efetivo;
– Não exercer cargo, emprego ou função pública e não acumular proventos de aposentadoria na administração pública federal, estadual ou municipal, exceto nas hipóteses constantes do art. 37, inciso X, da Constituição Federal e artigos 219 a 221 da Lei Complementar nº 190/2011 (Estatuto do Servidor Público Municipal);
– Não ter sido demitido por justa causa, em razão de falta grave, mediante decisão de qualquer esfera governamental, nos últimos cinco anos;
– Não possuir condenação criminal com trânsito em julgado, comprovado por certidão expedida pela Justiça Estadual, observando o domicílio do candidato nos 5 (cinco) anos anteriores à data de publicação do edital.