Concurso IME: Edital publicado para nível médio. 92 vagas!

Novidades para os concurseiros! Foram publicados os editais do novo concurso IME (Instituto Militar de Engenharia) com a oferta total de 92 oportunidades. Ademais, as vagas são voltadas para os que desejam se formar como Engenheiros Militares. Além disso, as oportunidades são destinadas ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva. Ademais, as inscrições ocorrerão entre os meses de junho e julho. Sendo assim, se você se interessa pela seleção, conheça todos os detalhes a seguir!

Concurso IME tem edital publicado com a oferta de 192 oportunidades para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais.

Novidades para os concurseiros! Foram publicados os editais do novo concurso IME (Instituto Militar de Engenharia) com a oferta total de 92 oportunidades. Ademais, as vagas são voltadas para os que desejam se formar como Engenheiros Militares.

Além disso, as oportunidades são destinadas ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva. Ademais, as inscrições ocorrerão entre os meses de junho e julho.

Sendo assim, se você se interessa pela seleção, conheça todos os detalhes a seguir!

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

 

[ps2id id=’inscrições’ target=”/]Concurso IME: inscrições

Portanto, é imprescindível que os concurseiros interessados no novo concurso IME saibam que poderão realizar sua inscrição entre os dias 1º de junho e 11 de julho por meio do portal do IME.

Além disso, para efetivar a participação é necessário que os candidatos efetuem até o dia 12 de julho o pagamento da taxa de inscrição, que possui o valor fixo de R$ 140,00.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

[ps2id id=’isenção’ target=”/]Isenção de taxa

É igualmente essencial que os concurseiros saibam que entre os dias 06 e 10 de junho poderão solicitar a isenção de taxa aqueles que se enquadrem nos critérios a seguir:

  • dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado em ação ou em consequência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou em operações de guerra da Marinha Mercante nos termos do Decreto nº 26.992, de 1º de agosto de 1949;
  • interessado(a) no CACFG/Ativa que atender aos requisitos no Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, e estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022;
  • interessado(a) no concurso de admissão que seja doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme a Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.

 

[ps2id id=’vagas’ target=”/]Vagas, cargos e salários

Nesse sentido, o novo concurso do Instituto Militar de Engenharia oferta 92 oportunidades de nível médio para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva). Confira:

  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) – 80 vagas, sendo 64 para ampla concorrência e 16 para candidatos negros;
  • Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) – 12 vagas, sendo 10 para ampla concorrência e 02 para candidatos negros.

 

Sendo assim, o CACFG/Ativa é destinado àqueles que desejam seguir a carreira militar, enquanto o CACFG/Reserva é voltado para os concurseiros que não pretendem seguir essa carreira.

Além disso, durante o Curso os aprovados no concurso público contarão com salários no valor de R$ 1.334,00. Entretanto, os alunos podem vir a receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.

Ademais, durante o Curso os aprovados também receberão fardamento, alimentação, assistências médica, dentária e psicológica e alojamento.

[ps2id id=’requisitos’ target=”/]Quais são os requisitos básicos?

É igualmente essencial que os interessados no concurso IME saibam que para a realização das inscrições é necessário que os concurseiros cumpram com os seguintes requisitos básicos:

  • ser brasileiro(a) nato(a);
  • ser voluntária para o serviço militar, se do sexo feminino;
  • ter concluído, até o ato da matrícula, curso do Ensino Médio ou equivalente, em estabelecimento de ensino reconhecido, de acordo com a Legislação Federal vigente;
  • ter o consentimento do(s) genitor(es) ou responsável legal, se menor de dezoito anos;
  • não apresentar tatuagens que, nos termos de detalhamento constante de normas do Comando do Exército, faça alusão a ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, a violências, a crimes, a ideias ou a atos libidinosos, a discriminações ou a preconceito de raça, de credo, de sexo ou de origem ou, ainda, a ideias ou a atos ofensivos às Forças Armadas;
  • ter, no mínimo, dezesseis anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME, de acordo com a alínea “c” do inciso III do art. 3º da Lei nº 12.705, de 8 de agosto de 2012;
  • ter no máximo, vinte e dois anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME, de acordo com a alínea “c” do inciso III do art. 3º da Lei nº 12.705, de 8 de agosto de 2012;
  • ter altura mínima de 1,60 m para os candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima de 1,55 m, de acordo com o item 1.2, do Anexo K da Portaria nº 306-DGP, de 13 de dezembro de 2017, que aprovou as Normas Técnicas sobre as Perícias Médicas no Exército;
  • possuir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • entre outros.

 

[ps2id id=’provas’ target=”/]Concurso IME: provas

Ademais, por fim, é imprescindível que os candidatos do concurso IME saibam que serão avaliados por meio de uma série de etapas avaliativas. Nesse sentido, a primeira delas será de Prova Objetiva, prevista para ser aplicada no dia 25 de setembro.

Além disso, nessa data, a partir das 13h30, os inscritos na seleção responderão a 40 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:

  • Matemática – 15;
  • Física – 15;
  • Química – 10.

 

Por sua vez, os aprovados nessa etapa serão convocados para a segunda fase, composta por uma prova discursiva que contemplará os seguintes conteúdos conforme as datas indicadas:

  • Matemática – 24 de outubro;
  • Física – 25 de outubro;
  • Química – 26 de outubro;
  • Português – 27 de outubro;
  • Inglês – 27 de outubro.

 

É igualmente importante destacar que a aplicação das avaliações ocorrerá nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Santa Maria, Teresina e Vila Velha.

Além disso, os candidatos da seleção ainda passarão pelas seguintes etapas avaliativas:

  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Exame de Aptidão Física (EAF);
  • Avaliação Psicológica (Avl Psc); e
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH).