O edital do novo concurso INSS foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União do dia 17 de dezembro, com 500 vagas para o cargo de Perito Médico Federal, exigência de nível superior.
Os profissionais vão atuar nas unidades de lotação do Ministério da Previdência Social, juntamente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Resumo Edital
Lembrando que os editais para as carreiras de Técnico e Analista seguem aguardados. Se você tem interesse em participar do concurso INSS e garantir uma vaga no serviço público em 2025, acompanhe o artigo e fique por dentro de tudo!
Índice
Como fazer a inscrição no concurso INSS 2025?
Os interessados em participar do concurso do MPS para peritos do INSS poderão efetuar as inscrições no site da banca organizadora, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), a partir das 10 horas do dia 23 de dezembro de 2024 até às 18 horas do dia 9 de janeiro de 2025.
Após preencher o formulário com os dados solicitados, os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), no valor de R$ 120,00, até o dia 10 de janeiro de 2025.
Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição, a partir das 10 horas do dia 23 até às 18 horas do dia 26 de dezembro, mediante envio de documentação comprobatória das condições.
Quais as vagas para o concurso do INSS?
Ótimas notícias para quem está de olho em uma oportunidade no concurso INSS 2025!
O edital foi publicado e oferece 500 vagas para o cargo de Perito Médico Federal.
O cargo exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no Conselho Regional de Medicina.
Distribuição das vagas por estado
As vagas para peritos do INSS estão distribuídas da seguinte maneira:
- Acre: 1 vaga
- Alagoas: 16 vagas
- Amapá: 2 vagas
- Amazonas: 10 vagas
- Bahia: 25 vagas
- Ceará: 40 vagas
- Distrito Federal: 2 vagas
- Espírito Santo: 3 vagas
- Goiás: 5 vagas
- Maranhão: 25 vagas
- Minas Gerais: 12 vagas
- Mato Grosso do Sul: 3 vagas
- Mato Grosso: 12 vagas
- Pará: 12 vagas
- Paraíba: 6 vagas
- Paraná: 4 vagas
- Pernambuco: 20 vagas
- Piauí: 15 vagas
- Rio de Janeiro: 2 vagas
- Rio Grande do Norte: 4 vagas
- Rio Grande do Sul: 2 vagas
- Rondônia: 10 vagas
- Roraima: 1 vaga
- Santa Catarina: 2 vagas
- São Paulo: 2 vagas
- Sergipe: 8 vagas
- Tocantins: 6 vagas
Os profissionais serão designados para trabalhar nas unidades do Ministério da Previdência Social, sendo os locais divulgados junto com o ato de convocação dos aprovados.
Concurso INSS pode ter até 788 convocados
Segundo informações do edital do novo concurso INSS 2025, o resultado final do concurso pode ter até 788 candidatos aprovados, ou seja, das 250 vagas iniciais, o cadastro reserva pode ser estendido com mais 538 posições na lista de espera, resultando em possíveis convocações adicionais.
Os aprovados excedentes poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação, uma única vez, por igual período.
O INSS tem o costume de aproveitar todo o cadastro de reserva. Inclusive, o órgão deve receber autorização para a convocação de 300 excedentes do último concurso para a carreira de Técnico do Seguro Social, exigência de nível médio.
Segundo a instituição, a etapa atual do procedimento encontra-se em estágio avançado e já foi remetida à Casa Civil. A autorização será divulgada nos próximos dias no Diário Oficial da União.
Lembrando que o último concurso foi realizado em 2022 e ofereceu 1.000 vagas imediatas. No entanto, 1.262 candidatos aprovados já foram convocados.
Essas informações do INSS demonstram um esforço significativo para recompor o quadro de servidores da instituição.
Dessa forma, para manter você bem informado, preparamos uma página detalhada com todas as informações sobre oedital publicado, os processos em andamento no INSS e sobre as carreiras oferecidas pela instituição. Vamos lá?
Qual a banca do concurso do INSS 2025?
O concurso INSS para o quadro de Perito Médico teve seu extrato de contrato com a banca Cebraspe publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal, no dia 13 de dezembro.
Vale lembrar que a formação da comissão foi anunciada no dia 22 de novembro de 2024 por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o documento, os membros serão responsáveis por planejar, organizar e supervisionar a execução do concurso público destinado ao provimento de cargos de Perito Médico Federal no quadro de pessoal do Ministério da Previdência Social.
Confira aqui os integrantes da comissão de planejamento!
Dentre as atribuições do grupo, estão listadas:
- fornecer todos os dados e informações necessários à realização do concurso público de que
trata o art. 1º à empresa contratada, de modo a possibilitar a elaborações dos editais para a abertura do certame; - supervisionar a prestação dos serviços pela empresa contratada;
- analisar e validar os editais e os comunicados relacionados ao concurso público de que trata o art. 1º;
- receber e analisar os relatórios diversos e listagens contendo os resultados das provas;
- aprovar os atos a serem realizados pela empresa contratada, tais como: cronograma de execução, minuta do edital, conteúdos/objetos de avaliação das provas; outros atos necessários ao andamento do concurso;
- homologar o resultado final do concurso público.
Concurso INSS 2025
O concurso INSS tem reconhecimento pela sua competitividade e relevância, uma vez que o órgão é encarregado de garantir os direitos sociais e previdenciários, conforme estabelecido no artigo 195 da Constituição Federal.
Nos últimos anos, houve uma drástica diminuição no número de funcionários do INSS, com uma redução de 37% entre os anos de 2017 e 2022, passando de 31 mil para 19,5 mil, principalmente devido às aposentadorias.
Em agosto de 2023, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou uma resolução para promover novos concursos com 9.229 vagas.
Confira a seguir a distribuição de oportunidades:
Carreira de Seguro Social
- Técnico do Seguro Social: 5.819 vagas
- Analista do Seguro Social: 1.836 vagas
Quadro do Ministério da Previdência Social
- Perito Médico Federal: 1.574 vagas
Em março de 2024, o número de cargos vagos aumentou para 24.150 servidores, sendo 2.535 para o cargo de Analista do Seguro Social e 21.615 de Técnico do Seguro Social.
O Ministério da Previdência Social (MPS) havia solicitado ao governo a abertura de 1.574 vagas para o quadro de peritos, mas apenas 500 foram autorizadas. Isso significa que o concurso INSS 2024 preencherá apenas 15,88 % da demanda total da Previdência Social, restando um déficit de 1.324 profissionais.
No entanto, é possível que ocorram convocações adicionais por meio de despacho presidencial, desde que dentro do prazo de validade do concurso.
Vale ressaltar que, atualmente, a carreira de Perito Médico no INSS enfrenta um déficit crítico no quadro de servidores. O quadro funcional, que já chegou a contar com 4.500 peritos, hoje opera com apenas 2.900 funcionários.
Essa carência significativa impacta diretamente a eficiência do atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população, tornando a realização do concurso um passo importante para minimizar o desfalque na Previdência Social.
Quando os editais do INSS serão publicados?
Confira a seguir a situação atual de cada carreira, bem como, a data de publicação dos editais do INSS:
Concurso INSS 2025: Perito Médico
O edital para o cargo de Perito Médico foi publicado com a oferta de 500 vagas.
O aval foi concedido no dia 7 de agosto de 2024. O documento foi assinado pela ministra substituta de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Cristina Kiomi Mora.
Lotação
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, reforçou algumas informações sobre a lotação inicial dos aprovados no concurso do INSS para peritos.
Durante o programa “Bom dia, Ministro” transmitido pela rede EBC, Lupi foi claro ao afirmar que não será permitido que candidatos que residem em grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, solicitem transferência para outras regiões, como o Nordeste, após serem aprovados.
Essa estratégia visa garantir que as localidades com maior demanda por peritos tenham servidores disponíveis, ajudando assim a reduzir a fila de atendimentos.
“Quem está morando em São Paulo ou no meu Rio de Janeiro não pode fazer o concurso e depois pedir um padrinho para sair do Nordeste. Isso não vai poder! Queremos que os novos médicos peritos sejam designados para as cidades que realmente precisam deles. Caso contrário, não faz sentido,” destacou o ministro.
Essa decisão de implementar a cláusula de permanência já vinha sendo discutida desde 2023. Na época, em uma audiência no Senado Federal, Lupi mencionou a possibilidade de exigir que os novos aprovados cumpram um período mínimo na primeira lotação antes de poderem solicitar transferência.
O objetivo dessa medida é estender a cláusula por mais dois anos, especialmente em municípios onde há uma carência significativa de servidores. Dessa forma, o governo busca não apenas atender às necessidades locais, mas também garantir uma melhor distribuição dos profissionais em todo o país.
Lupi também informou que as vagas para Perito Médico serão destinadas prioritariamente às regiões Norte e Centro-Oeste, além de localidades distantes das capitais. Para solicitar transferência, será necessário que o servidor trabalhe na cidade escolhida por pelo menos dez anos.
“Quem fizer o concurso da Previdência vai ter que ficar pelo menos dez anos no seu órgão. Ser médico é um sacerdócio. No processo da qualificação vai constar a necessidade do período que esse médico perito terá de ficar”, enfatiza Lupi.
Concurso INSS: Analista do Seguro Social
O edital do concurso INSS para Analista do Seguro Social, carreira integrante da área de atividades finalísticas, pode ser publicado em 2025
O último edital foi publicado em 2015, sob organização do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), ou seja, são quase 10 anos sem recomposição.
Foram ofertadas 150 vagas com a exigência de nível superior em Serviço Social. As vagas foram divididas por Gerência Executiva. Ao todo, 43.982 candidatos se inscreveram, gerando uma concorrência de aproximadamente 293 candidatos por vaga.
As evidências mostram que um novo edital para Analista é necessário, sendo assim, os concurseiros podem se preparar, novidades devem estar chegando em breve!
Vale lembrar, que no último pedido de autorização feito pelo INSS, 1.574 vagas foram solicitadas para a carreira de Analista do Seguro Social.
Concurso INSS: Técnico do Seguro Social
No dia 27 de maio, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, divulgou um ofício informando que não fará a solicitação de um novo concurso para o cargo de Técnico do Seguro Social ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Isso se deu devido ao envio de um pedido para a convocação de 500 aprovados excedentes do concurso de 2022, que ainda está em vigor.
O presidente também respondeu a uma nota do Ministério da Previdência Social, que estabelecia o dia 17 de maio como prazo final para o envio de pedidos de autorização para novos concursos públicos.
No ofício, o INSS detalhou os principais motivos para não avançar com um novo edital neste momento, destacando a Nota Técnica já encaminhada para a autorização de um novo concurso em 2023, com o objetivo de recompor o quadro de pessoal defasado.
O INSS ressaltou, ainda, que a convocação dos aprovados do concurso de 2022 ainda vigente é uma alternativa eficaz para melhorar o desempenho das atividades do órgão e evitar a deterioração do quadro profissional.
Segundo fontes internas, a primeira turma do curso de formação para os novos aprovados foi formada no primeiro semestre de 2024, e outra turma deverá ser formada no segundo semestre. Cada turma contará com 250 aprovados.
É importante notar que, em janeiro de 2024, foi divulgada a resolução de solicitação para um novo concurso, com a expectativa de oferta de 7.655 vagas para a carreira de Seguro Social, sendo 5.819 vagas para o cargo de Técnico. Com o adiamento, a publicação do novo edital está prevista para começar a partir de maio de 2025, devido à prorrogação da validade do último concurso.
Embora o novo concurso INSS 2024 tenha sido adiado, os interessados em se tornar servidores do órgão devem começar a se preparar desde já, pois a concorrência é intensa. O último concurso para o cargo de Técnico registrou 1.023.494 inscrições.
Essa informação não deve desanimar os interessados em ingressar no concurso INSS 2024, pelo contrário! Esse adiamento oferece aos candidatos mais tempo para organizar seus estudos e se preparar adequadamente para a seleção.
Cargos e salários do concurso INSS
O quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social é composto por três carreiras:
- Técnico do Seguro Social
- Analista do Seguro Social
- Perito Médico Federal
No dia 26 de setembro, representantes da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) assinaram acordo que reestrutura essas carreiras.
Entre as principais mudanças estão a ampliação da tabela remuneratória de 17 para 20 padrões, com cinco padrões por classe, acréscimo de três novos padrões na classe inicial da tabela, reajuste da remuneração de ingresso e aumento da Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social (GDASS).
Essa reestrutuação acontecerá em duas etapas, sendo a primeira em janeiro de 2025 e a segunda em abril de 2026.
Conheça agora as atribuições, o nível de escolaridade exigido e o salário de cada cargo do INSS:
Carreira de nível superior do INSS
Qual a função de um Perito Médico do concurso INSS?
O Perito Médico do concurso INSS é responsável pela instrução de processos administrativos referentes à concessão e à revisão de benefícios tributários e previdenciários, o assessoramento técnico à representação judicial e extrajudicial da União, das autarquias e das fundações públicas federais quanto aos expedientes, a movimentação da conta vinculada do trabalhador ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nas hipóteses previstas em lei, relacionadas à condição de saúde.
O profissional também é responsável pelo o exame médico-pericial componente da avaliação biopsicossocial da deficiência de que trata o § 1º do art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), no âmbito federal, para fins previdenciários, assistenciais e tributários, outras atividades médico-periciais autorizadas por lei e por ato do Ministro de Estado da Previdência Social.
As atribuições também incluem o regime geral de previdência social e assistência social, a emissão de parecer conclusivo quanto à incapacidade laboral, a verificação, quando necessária à análise da procedência de benefícios previdenciários, a caracterização da invalidez e a auditoria médica.
O salário inicial varia conforme a jornada de trabalho, podendo chegar até R$22.625,14 com a progressão de carreira.
O valor é composto pela soma do vencimento básico, Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e Gratificação de Atividade de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS).
De acordo com a tabela remuneratória, o salário varia a depender da jornada de trabalho do cargo, sendo:
- 20 horas semanais: R$7.083,90 a R$11.313,07
- 30 horas semanais: R$10.624,64 a R$16.968,11
- 40 horas semanais: R$14.166,99 a R$22.625,14
Confira tudo sobre a carreia de Perito Médico do INSS aqui!
O cargo de Perito Médico exige diploma de graduação de nível superior em medicina + registro no Conselho Regional (CRM).
O que é preciso para ser Analista do concurso INSS?
O ingresso no cargo de Anailsta do Seguro Social exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de acordo com a formação específica, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no órgão de classe específico.
O Analista do Seguro Social pode atuar em diversas áreas, de acordo com a formação do candidato, incluindo Ciências Contábeis, Estatística, Direito, Administração, Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Telecomunicações, com Especialização em Segurança do Trabalho, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia, Letras e Serviço Social.
O profissional é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências e aos seus servidores, aposentados e pensionistas, bem como elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional.
O salário inicial do Analista do Seguro Social varia de R$9.767,21 a R$14.207,19 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
O valor é composto pela soma do vencimento básico, Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e Gratificação de Atividade de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS). Confira a seguir a tabela remuneratória:
Carreira de nível médio do INSS
O que faz um Técnico do INSS?
Ele é responsável por atuar diretamente com o público nas agências, seja fazendo atendimento, revisão dos pedidos inscritos na previdência social, desenvolvendo pesquisas, coletando informações para a plena execução das atividades, dentre outros.
Umas das importantes demandas do servidor, é atuar na área de Análise de Reconhecimento de Direitos (RGPS).
Este setor é responsável por avaliar se os trabalhadores cadastrados no INSS por meio da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), tem direito aos seguintes benefícios: aposentadoria especial (por idade e/ ou por tempo de contribuição), auxílio-acidente; auxílio-doença; benefício assistencial; pensão por morte e salário maternidade.
Para ingressar no cargo, até o momento, é exigido certificado de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, devidamente registrado, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
O salário inicial do Técnico do Seguro Social varia de R$5.905,79 a R$9.557,25 no último nível/classe.
O valor é composto pela soma do vencimento básico, da Gratificação de Atividade Executiva (GAE) e da Gratificação de Atividade de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS).
O vencimento básico inicial do cargo é de R$ 712,61 e de R$1.102,02 no final da carreira. Já a GAE inicial é referente a 160% do vencimento básico, ou seja, inicial de R$1.140,018 e final de R$1.763,73.
O valor inicial da GDASS, por sua vez, é de R$3.595,00 e R$6.234,00 no final da carreira. Confira a seguir a tabela remuneratória:
Além da remuneração inicial, o profissional pode receber bônus de produtividade de R$57,50 por processo finalizado e auxílio alimentação no valor de R$1.000,00.
Quais os benefícios de quem trabalha no INSS?
Além da remuneração inicial, o INSS oferece os seguintes benefícios:
- auxílio-alimentação de R$1.000,00
- auxílio saúde de R$130,00
Quem pode fazer o concurso INSS 2025?
São requisitos básicos para investudura no INSS:
- ser aprovado no concurso público;
- ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;
- estar em gozo dos direitos políticos;
- estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
- estar quite com as obrigações eleitorais;
- possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo;
- ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse; e
- ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
Como serão as provas do concurso INSS para Perito Médico?
Os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas:
- a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- b) avaliação de títulos, de caráter classificatório.
As provas objetivas serão realizadas no dia 16 de fevereiro de 2025 nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal e terão duração de 4 horas.
As avaliações serão compostas de 120 questões de julgamento do tipo “certo” ou “errado”, sendo 50 questões de conhecimentos gerais e 70 conhecimentos específicos.
As provas objetivas valerão 120,00 pontos. Anota em cada item será feita com base nas marcações da folha de respostas e será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,50 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
Serão reprovados nas provas objetivas e eliminados do concurso INSS, os candidatos que se enquadrarem em pelo menos um dos itens a seguir:
- a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais P1;
- b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
- c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Para cada localidade de vaga/sistema de concorrência, serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados e mais bem classificados nas provas objetivas até os quantitativos específicados a seguir:
A avaliação de títulos valerá 7,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos enviados seja superior a esse valor.
Somente serão aceitos os seguintes títulos:
O que estudar para o concurso INSS?
As provas do concurso INSS 2024 serão compostas de questões de conhecimentos gerais e específicos sobre as seguintes disciplinas:
Perito Médico Federal
Língua Portuguesa
- Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
- Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
- Domínio da ortografia oficial.
- Domínio dos mecanismos de coesão textual.
- Domínio da estrutura morfossintática do período.
- Reescrita de frases e parágrafos do texto.
- Redação Oficial (conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República): uso da norma culta da linguagem, clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização.
Ética do Serviço Público
- Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994 e alterações).
- Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (Decreto nº 6.029/2007 e alterações).
- Lei de Conflito de Interesses (Lei nº 12.813/2013). Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).
Noções de Legislação Constitucional
- Direitos e garantias fundamentais: Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade e cidadania, garantias constitucionais individuais e coletivas.
- Da Administração Pública: Disposições gerais (artigos 37 a 41 da Constituição Federal), princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
- Organização dos Poderes, Poder Executivo, atribuições e responsabilidades e controle de constitucionalidade.
Noções de Legislação Administrativa
- Administração Pública: Conceito, elementos, poderes, organização, natureza, fins e princípios da Administração Pública.
- Atos Administrativos: Conceito, classificação, elementos, atributos, validade, eficácia e extinção.
- Agentes Públicos: Espécies, classificação, direitos, deveres, responsabilidades e regime jurídico dos servidores públicos federais (Lei nº 8.112/1990 e alterações).
- Poderes Administrativos: Poder hierárquico, disciplinar, regulamentar, poder de polícia, uso e abuso do poder.
- Responsabilidade Civil do Estado: Responsabilidade objetiva, responsabilidade subjetiva e reparação de danos causados por agentes públicos.
- Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992 e alterações).
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).
Noções de Informática
- Sistemas Operacionais.
- Pacote Microsoft Office: Word e Excel.
- Internet, Intranet e Extranet Navegadores (Chrome, Firefox, Edge).
- Conceitos de URL, links, downloads e uploads.
- Correio eletrônico: conceitos, uso e segurança.
- VPN Acesso remoto.
- Segurança da Informação: Proteção e segurança, Malware, vírus, phishing e outras pragas virtuais.
- Armazenamento e computação na nuvem.
- Lei nº 13.709/2018 (Lei geral de proteção de dados pessoais).
- Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
- SEI (Sistema Eletrônico de Informações).
- Noções de inteligência artificial.
Conhecimentos Específicos
- Medicina Geral
- Medicina do Trabalho
- Direito do Trabalho
- Noções de Legislação Previdenciária
- Legislação Referente ao SUS
- Legislação de Assistência Social
Técnico do Seguro Social
- Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Ética no Serviço Público
- Noções de Direito
- Constitucional
- Administrativo
- Noções de Informática
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Conhecimentos Específicos
- Seguridade Social
- Legislação Previdenciária
- Regime Geral de Previdência Social
- Empresa e Empregador Doméstico: Conceito Previdenciário
- Financiamento da Seguridade Social
- Decadência e Prescrição
- Crimes Contra a Seguridade Social
- Recurso das Decisões Administrativas
- Plano de Benefícios da Previdência Social
- Manutenção, Perda e Restabelecimento da Qualidade de Segurado
- Serviços Previdenciários
- Benefícios Decorrentes de Legislações Especiais
- Seguro Desemprego Pescador Artesanal
- Lei Orgânica da Assistência Social
- Regimes Próprios de Previdência Social
- Emenda Constitucional nº 103/2019
- Lei Complementar nº 142/2013
- Lei Complementar nº 8.212/1991 e suas alterações
- Decreto nº 3.048/1999 e suas alterações
- Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022
- O Servidor Público como Agente de Desenvolvimento Social
- Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público
Técnico do INSS: alterações no nível de escolaridade
Recentemente, entidades sindicais como a FENASPS (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) e a CNTSS CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social), solicitaram ao MGI que o requisito de escolaridade para o cargo de Técnico do concurso INSS fosse elevado para nível superior.
Além disso, os órgãos sugeriram a criação de um cargo único para a carreira de Seguro Social, denominado cargo de Especialista de Seguro Social, nível superior.
Essas discussões sobre a alteração do nível de escolaridade começaram em 2022, quando o próprio INSS enviou uma nota técnica ao Ministério da Economia solicitando a mudança.
No entanto, para modificar a estrutura de uma carreira pública, seria necessária a aprovação de lei, o que acabou não ocorrendo.
No dia 19 de junho de 2024, o MGI enviou um documento à FENASPS negando as solicitações de alteração.
“As diretrizes de carreiras e o entendimento técnico do Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) partem da premissa de não alterar o requisito de ingresso no que diz respeito à escolaridade exigida”, afirmou o Ministério.
O MGI ressaltou que essa decisão foi baseada em uma avaliação técnica, levando em conta as diretrizes de carreiras estabelecidas pelo Sipec, que não prevêem mudanças no requisito de escolaridade para o cargo de Técnico do Seguro Social.
Nota de corte do último concurso INSS
Uma excelente maneira de avaliar a competitividade de um concurso é analisando a nota de corte do certame anterior. As notas de corte são uma ótima referência para entender a média de desempenho dos aprovados e como elas variam entre as diferentes regiões.
Abaixo, você encontrará uma lista com as notas de corte do último concurso, divididas por Gerência Executiva (GEX), abrangendo as cinco regiões do Brasil:
- São Paulo
- Ampla: 97
- PCD: 78
- Negros: 89
- Goiás
- Ampla: 98
- PCD: 86
- Negros: 91
- Sergipe
- Ampla: 106
- PCD: 92
- Negros: 106
- Minas Gerais
- Ampla: 99
- PCD: 86
- Negros: 90
- Bahia
- Ampla: 102
- PCD: 88
- Negros: 98
- Pará
- Ampla: 95
- PCD: 81
- Negros: 90
- Santa Catarina
- Ampla: 101
- PCD: 86
- Negros: 90
- Roraima
- Ampla: 87
- PCD: 82
- Negros: 82
- Paraíba
- Ampla: 104
- PCD: 97
- Negros: 97
- Mato Grosso do Sul
- Ampla: 84
- PCD: 82
- Negros: 85
- Rio de Janeiro
- Ampla: 97
- PCD: 80
- Negros: 82
- Rio Grande do Sul
- Ampla: 101
- PCD: 86
- Negros: 89
- Pernambuco
- Ampla: 103
- PCD: 97
- Negros: 98
- Paraná
- Ampla: 100
- PCD: 91
- Negros: 90
- Mato Grosso
- Ampla: 93
- PCD: 85
- Negros: 81
- Distrito Federal
- Ampla: 101
- PCD: 89
- Negros: 94
- Ceará
- Ampla: 106
- PCD: 91
- Negros: 98
- Maranhão
- Ampla: 101
- PCD: 86
- Negros: 94
- Amapá
- Ampla: 90
- PCD: 70
- Negros: 85
- Rio Grande do Norte
- Ampla: 107
- PCD: 89
- Negros: 97
- Tocantins
- Ampla: 97
- PCD: 79
- Negros: 92
- Rondônia
- Ampla: 91
- PCD: 68
- Negros: 85
- Acre
- Ampla: 94
- PCD: 84
- Negros: 86
- Piauí
- Ampla: 103
- PCD: 95
- Negros: 98
- Espírito Santo
- Ampla: 101
- PCD: 91
- Negros: 96
Materiais para o concurso INSS
Preparar-se para o concurso INSS 2024 e buscar a aprovação demanda persistência e um planejamento bem estruturado!
Não é suficiente apenas desejar estudar e acumular livros na escrivaninha; é crucial ter uma estratégia eficaz e disciplina para integrar os estudos à rotina diária. Muitos concurseiros enfrentam desafios como falta de tempo devido ao trabalho, o que requer um cronograma de estudos ajustado e focado nas disciplinas-chave do exame.
A Nova Concursos compreende essas dificuldades e se especializa em oferecer materiais que ajudam os estudantes a otimizar seu tempo e aumentar sua eficiência de estudo. Com mais de 70 mil alunos aprovados, incluindo muitos para o concurso INSS, seus métodos são reconhecidos pela eficácia.
Conheça alguns dos materiais utilizados por esses alunos:
Apostila Técnico do concurso INSS 2024
A Apostila Técnico INSS: o material definitivo para sua aprovação!
Com teoria e exercícios organizados, focamos nas disciplinas mais importantes da prova. Todo o conteúdo é baseado no último edital, atualizado e revisado pelo professor Moisés Moreira, especialista em Conhecimentos Específicos.
Além disso, você encontrará exercícios comentados da banca CEBRASPE e uma seção exclusiva “Hora de Praticar” com questões da última prova. Tabelas, fluxogramas, mnemônicos, e boxes com dicas e macetes garantirão a memorização e o domínio dos principais conceitos. Prepare-se com o melhor!
Curso Grátis concurso INSS 2024 – Técnico do Seguro Social
A Nova Concursos oferece o Curso Grátis INSS – Técnico do Seguro Social para te ajudar na preparação e aprovação no concurso.
Desenvolvido especialmente para quem está começando a estudar ou tem pouco tempo disponível, o curso aborda de forma direta e sucinta os principais conteúdos de cada disciplina conforme o edital.
Produzido por professores especializados em concursos e com acesso 100% online, você pode assistir às aulas onde e quando quiser, seja pelo computador, tablet ou smartphone. Já é hora de começar a se preparar para um dos concursos mais disputados do país!
Curso Online Técnico do concurso INSS 2024
O Curso Online Técnico INSS sua preparação completa e atualizada!
Analisamos o Edital de 2022 para oferecer videoaulas organizadas didaticamente por tópicos, seguindo a ordem do edital.
Os slides das aulas complementam os estudos, enquanto as aulas de Direito Previdenciário incluem as atualizações da EC 103/2019 (Reforma da Previdência).
Após cada videoaula, você terá questões comentadas, além de um PDF complementar sobre os assuntos do edital. Simulados, ferramentas para criação de plano de estudos personalizado e anotações facilitam sua preparação. Todas as videoaulas são legendadas para seu melhor entendimento.
Prepare-se de forma eficiente e conquiste sua vaga no INSS!
Mapas Mentais – Técnico do concurso INSS 2024
Desenvolvidos para facilitar a memorização de forma clara e objetiva, os mapas mentais utilizam cores e imagens como chaves mnemônicas, além das palavras-chave. São ideais para quem possui memória visual e desejam uma revisão eficiente.
Inclui 406 mapas revisados e atualizados abrangendo diversos dos seguintes conteúdos que costumam cair na prova.
Prepare-se de maneira eficaz com nossos mapas mentais e aumente suas chances de aprovação no concurso do INSS!
Mapas Mentais concurso INSS 2024- Direito Previdenciário
Os mapas mentais de Direito Previdenciário oferecem uma abordagem visual e eficaz para estudantes e profissionais da área.
Com um total de 197 mapas revisados e atualizados, cobrem temas cruciais como os princípios da Seguridade Social e da Previdência, a evolução legislativa, os diferentes benefícios previdenciários, além da classificação, filiação e quem são os beneficiários.
Também abordam detalhadamente o custeio, as fontes de financiamento e o cálculo do salário de contribuição conforme estipulado pela Lei 8.212, além das contribuições e os crimes relacionados à Previdência Social.
Livro 1.500 Questões Gabaritadas para o concurso INSS 2024
O Livro “1.500 Questões Gabaritadas para o Concurso INSS” oferece uma preparação abrangente com questões selecionadas da CEBRASPE/CESPE para o cargo de nível médio.
Incluindo a última prova aplicada em 2022, organizada por disciplinas e assuntos específicos.
Ao final de cada seção, você encontrará os gabaritos para verificar seu desempenho. Este material é essencial para quem deseja conhecer o perfil da banca e se preparar de forma eficaz para o concurso do INSS.
Como se preparar para o concurso INSS 2024?
Se preparar para o concurso do INSS exige organização e estratégia!
O primeiro passo é listar todas as disciplinas que você precisa estudar e, a partir disso, definir sua base de estudos. Quais aulas você vai assistir? Quais materiais serão utilizados? Estabelecer uma rotina clara é fundamental.
Pensando em facilitar esse processo, a Nova Concursos oferece o Curso Grátis INSS – Técnico do Seguro Social, desenvolvido especialmente para quem quer iniciar a preparação com um material acessível e de qualidade.
Se você está ansioso pelo concurso, essa é uma excelente oportunidade para não perder tempo e começar sua jornada de estudos agora mesmo.
O curso é ideal tanto para quem está começando quanto para aqueles que têm uma rotina cheia e precisam de um material focado e eficiente. Com orientação de educadores experientes e um histórico de aprovações, você terá acesso a uma abordagem direta e clara, que facilita a compreensão dos principais tópicos do edital.
Dicas para organizar seus estudos
Além de utilizar materiais de qualidade, é essencial praticar com questões, já que é uma das maneiras mais eficazes de aprimorar a agilidade e consolidar o conteúdo.
Outra dica importante é incluir revisões periódicas no seu cronograma, garantindo que o conhecimento seja realmente assimilado e evita que você esqueça os pontos mais importantes.
De acordo com o Coordenador Pedagógico da Nova Concursos, Renato Philippini, o concurso do INSS costuma dar mais peso às questões de Direito Previdenciário.
Enquanto as questões de Conhecimentos Básicos têm peso 1, as questões de Conhecimentos Específicos têm peso 2. Portanto, é essencial que o candidato dedique maior atenção a essa disciplina.
“O concurso tem um conteúdo relativamente extenso, sobretudo nas áreas de conhecimentos específicos. Nesse aspecto, o tempo trabalho a seu favor”, destacou.
Como começar a estudar para concurso INSS?
Existem vários caminhos para se preparar para o concurso do INSS, e muitos deles são gratuitos!
Plataformas como o YouTube e sites especializados, como a Nova Concursos, oferecem apostilas e materiais sem custo. Além disso, a prática com questões, a organização do tempo de estudo e o uso de tecnologias, como Inteligência Artificial, podem fazer a diferença.
Com o apoio de IA, você pode gerar questões sobre os conteúdos, esclarecer dúvidas e realizar simulados, o que ajuda a identificar pontos fracos e aprimorar seu desempenho.
Ao combinar essas estratégias, você estará mais bem preparado para enfrentar a prova e conquistar uma vaga no concurso do INSS.
Com dedicação, planejamento e os recursos corretos, como o Curso Grátis INSS – Técnico do Seguro Social da Nova Concursos, sua preparação para o concurso pode ser muito mais eficaz e focada.
Aproveite as ferramentas disponíveis, pratique constantemente e ajuste seu cronograma conforme as necessidades. Boa sorte na sua jornada de estudos!
Últimos editais e seleções publicados pelo INSS
O último concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi publicado em 2023, com 1.600 vagas para oportunidade de estágio em 2024.
As vagas foram destinadas aos estudantes matriculados no nível médio, técnico ou superior em diferentes áreas, com jornada de trabalho de 4h ou 6h diárias, com os seguintes salários:
- Nível médio e técnico
- Quatro horas: R$486,05
- Seis horas: R$694,36
- Nível superior
- Quatro horas: R$787,98
- Seis horas: R$1.125,69
Os estagiários também recebiam benefício de auxílio-transporte no valor de R$10 reais por dia.
O processo de seleção foi composto de duas fases, sendo elas a de Pré-inscrição e o Processo Seletivo no INSS.
Concurso INSS 2022
O último concurso público foi divulgado em 2022, sob organização do Cebraspe.
Na época foram ofertadas 1.000 vagas para o cargo de Técnico, nível médio, com iniciais de R$5.905,79 e jornada de trabalho de 40h semanais. Para efetivar a inscrição, os candidatos pagaram uma taxa no valor de R$85,00.
As vagas foram distribuídas pela Gerência Executiva (GEX) do INSS.
No mais, o certame teve seu processo de seleção dividido por duas etapas, a prova objetiva e o curso de formação, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Provas Objetivas
As provas objetivas tiveram duração de 3h30 e consistiram em 120 questões de julgamento do tipo “certo” ou “errado” sobre conhecimentos básicos e específicos.
Foi reprovado na prova o candidato que se enquadrou em pelo menos um dos itens a seguir: obteve nota inferior a 10,00 pontos nos conhecimentos básicos P1, nota inferior a 21,00 pontos na em conhecimentos específicos P2 e/ou nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Convocação concurso INSS no 2º semestre de 2024
O pedido de convocação de 500 excedentes do último concurso do INSS foi encaminhado pelo presidente do Instituto, Alexandre Stefanutto, ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Esses 500 aprovados fazem parte dos 1.800 candidatos na lista de cadastro reserva do certame anterior. Vale mencionar que, entre os convocados, 78 foram selecionados por meio de um Acordo Judicial com o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF/RJ), sendo 59 para pessoas com deficiência (PCD) e 19 para pessoas negras.
Em recente entrevista ao jornal Estadão, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, destacou a intenção de convocar os 500 aprovados no 2º semestre de 2024.
“Eu tenho um compromisso de o Ministério da Gestão, no segundo semestre, me mandar mais 500 funcionários concursados. Porque a minha combinação com o Haddad é o seguinte: o que eu economizar, ele me dá uma parte em investimentos para a Previdência Social”, destacou Lupi.
Concurso INSS 2015
Em 2015, o Instituto lançou um novo edital, também sob organização da banca Cebraspe (Cespe/UnB – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
Foram oferecidas 950 vagas, sendo 800 para Técnico e 150 para Analista (com formação em Serviço Social).
O número de inscritos chegou a 1.087.789 candidatos, sendo 43.982 para Analista (relação de 293 candidatos/vaga) e 1.043.807 para o cargo de Técnico (1.304 candidatos/vaga).
A avaliação dos candidatos de ambos os cargos ocorreu por meio de prova objetiva, com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos.
Disciplinas para o cargo de Analista com formação em Serviço Social
- Conhecimentos básicos
- Língua Portuguesa,
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Direito Constitucional;
- Administrativo;
- Legislação Previdenciária; e
- Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.
- Conhecimentos específicos
- Serviço Social.
Disciplinas para o cargo de Técnico Seguro Social
- Conhecimentos básicos
- Ética no Serviço Público,
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Administrativo;
- Constitucional;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática.
- Conhecimentos específicos
- Seguridade Social