- Página Inicial
- Concurso Ivisa Rio: Primeiro edital para vigilância sanitária em breve. 900 vagas!
O primeiro concurso Ivisa Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária do Rio de Janeiro) deverá acontecer em breve!
Criado em 2020, o órgão, que contratará via concurso público, ainda não organizou nenhuma seleção.
No entanto, o Conselho Municipal de Saúde recomenda a recomposição do quadro de pessoal da Vigilância Sanitária, o que abre portas para o primeiro certame do Instituto.
Navegue pelo índice abaixo e conheça todos os detalhes acerca da seleção!
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zooneses e de Inspeção Agropecuária do Rio de Janeiro deve ter o primeiro edital publicado em breve!
Criado em outubro de 2020 após autorização do ex-prefeito Marcelo Crivella, o órgão, que é subordinado à Secretaria Municipal de Saúde e oriundo da extinção da Subvisa (Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses), deverá contar com quadro próprio de pessoal.
As contratações serão via concurso público , conforme consta na lei de criação do Instituto. No entanto, a seleção ainda não foi realizada.
Um certame para 2023, porém, é previsto! A estimativa foi acentuada devido à ressalva (adicionada pelo Conselho Municipal de Saúde) relacionada à aprovação do Plano de Ação da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro 2023.
O ato aprobatório se deu no dia 17 de janeiro de 2023. No dia 26 de janeiro do mesmo ano, foi publicado o seguinte no Diário Oficial:
“Que o RH seja recomposto com concurso público para Vigilância Sanitária.”
Ainda segundo a lei que estabelece a criação do órgão, a avaliação dos candidatos ao concurso público deverá ser por meio de provas e de avaliação de títulos.
Além disso, os concorrentes podem ser submetidos a um curso de capacitação funcional, etapa final obrigatória e de caráter eliminatório e classificatório.
Cabe destacar que toda a estrutura organizacional da Subvisa, incluindo o quadro de pessoal, foi transferida para o Ivisa Rio. Os servidores transferidos passaram a integrar o Instituto em outubro de 2020.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quando publicada no Diário Oficial do Município, a lei de criação do Ivisa Rio apontava 900 vagas distribuídas entre os seguintes cargos:
As carreiras integram o quadro próprio de pessoal do Instituto.
Ainda conforme o estabelecido na lei de criação, as remunerações dos cargos serão as mesmas previstas para as carreiras integrantes da área da Saúde.
O documento também determina que sejam incluídos no quadro de pessoal do Ivisa Rio servidores providos nas carreiras de Médico Veterinário e Auxiliar de Serviços de Veterinária que vierem a entrar em exercício com lotação originária no Instituto.
A regra, no entanto, é válida especificamente para os aprovados na seleção realizada em junho de 2019 para a SMS Rio.
Os Especialistas Ivisa Rio são os responsáveis por atividades técnico-especializadas que envolvem planejamento, coordenação, supervisão, execução, auditoria, controle e avaliação nas diversas áreas de interesse do Instituto.
O cargo tem como requisito o nível superior. Já a carga horária prevista é de 40 horas semanais.
Serão aceitas candidaturas de profissionais graduados nos seguintes cursos:
Também podem ser exigidas especialização ou residência médica, a depender da área.
As atividades previstas para o cargo de Assistente Técnico são: atividades de suporte técnico e administrativo em vigilância sanitária, em vigilância de zoonoses e em inspeção agropecuária. A carga horária de trabalho também será de 40 horas semanais.
Neste caso, o requisito é o nível médio. Também poderá ser exigido, quando necessário, curso técnico (com registro no respectivo conselho de fiscalização do exercício profissional).
Serão admitidos profissionais das seguintes áreas
Os Auxiliares devem exercer atividades de suporte operacional às ações de vigilância sanitária, de vigilância de zoonoses e de inspeção agropecuária. Para essa função, o único requisito é a conclusão do ensino fundamental.
Assim como os cargos anteriores, a carga horária de trabalho será de 40 horas semanais.
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária é o órgão responsável pela proteção e defesa da saúde da população por meio da prevenção de riscos provocados por problemas higiênico-sanitários.
No Rio de Janeiro, esse trabalho preventivo é feito por uma gestão participativa, na qual técnicos, cidadãos e representantes das entidades reguladas dialogam permanentemente em busca de um comportamento comum que evite os riscos sanitários.
Para seguir o disposto na legislação, o Ivisa Rio é composto da superintendência de Inovação, Informação, Projetos, Pesquisa e Educação e, ainda, pelas coordenações de Saúde, Alimentos, Engenharia Sanitária, Planejamento, Zoonoses, Administração, Núcleo de Integração da Fiscalização em Ambientes de Trabalho e Laboratórios.
Confira a identidade organizacional do órgão:
Missão
Promover a segurança sanitária de ambientes, produtos e serviços, contribuindo para a melhoria da saúde da população da cidade do Rio de Janeiro.
Visão
Ser reconhecido como referência em Vigilância Sanitária por prestar serviços de excelência, atuando em conjunto com a sociedade.
Negócio
Segurança Sanitária.