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Concurso Metrô SP: Último certame tem validade prorrogada!

Atenção, concurseiros de São Paulo! Foi prorrogado o último concurso da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) ! Com o aumento da vigência, novos candidatos devem ser convocados!

Continue com a gente e fique por dentro de tudo!

[ps2id id=’situação’ target=”/]Situação atual

No dia 05 de setembro foi publicado, no Diário Oficial de São Paulo, a prorrogação de um ano de validade do último concurso Metrô SP, a contar de a partir de outubro de 2023.

Ou seja, o edital será valido até 2024. Veja abaixo:

 

 

O concurso, realizado em 2019, com validade de 1 ano, tem sido prorrogado desde o primeiro vencimento da homologação.

Em 2022, Silvani Pereira, antigo presidente do Metrô SP, divulgou que estavam sendo realizados os preparativos para a publicação de um novo concurso em 2023.

 

Vale ressaltar que, recentemente, Pereira se afastou do cargo e agora o presidente do Metrô SP é Paulo Menezes Figueiredo.

Com esta mudança e a nova prorrogação, a expectativa é de que um novo concurso não seja publicado neste ano.

[ps2id id=’cargos’ target=”/]Metrô SP: Cargos vagos

Segundo o Portal da Transparência de São Paulo, atualmente, o Metrô conta com 2.600 cargos vagos, distribuídos entre:

  • Estação, Segurança e Operação de trens: 1.200
  • Manutenção e Logística: 650
  • Administrativo: 200

 

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias pleita a necessidade da realização de um novo concurso para preenchimento dos cargos.

“Os metroviários sofrem as consequências disso com a sobrecarga de trabalho e os passageiros sofrem com a falta de funcionário para dar informação, para conduzir deficientes visuais e demais pessoas com deficiência. A falta de segurança no sistema também é consequência da baixa quantidade de funcionários que garantem a segurança pública. A falta de trabalhadores na manutenção também arrisca a viagem dos passageiros.” apontou o Sindicato em seu site.

Vale ressaltar que, de acordo com o Portal da Transparência, o total de carreiras do órgão é de 9.354 cargos.

Em 2022, o número de cargos vagos era de 2.351, ou seja, houve um aumento na vacância de funcionários no último ano.

Os cargos vagos em 2022 eram:

  • Operador de Transporte Metroviário (901);
  • Oficial de Manutenção Industrial (241);
  • Analista de Desenvolvimento e Gestão (232);
  • Assistente Administrativo (160);
  • Agente de Segurança Metroviário (152); e
  • Técnico de Sistemas Metroviários (124).

 

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[ps2id id=’último’ target=”/]Último concurso Metrô SP

Enquanto uma nova seleção não é divulgada, é importante que os interessados em realizar o próximo concurso do Metrô SP, saibam tudo sobre o último certame.

Então, vem com a gente!

O último concurso foi realizado em 2019, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC) , quando foram ofertadas 55 vagas de nível superior, nas seguintes carreiras:

  • Analista Desenvolvimento Gestão Júnior:
    • Administração de Empresas (32);
    • Ciências Contábeis (11);
    • Ciências da Computação (6);
    • Design Gráfico (1);
    • Psicologia (3);
  • Enfermeiro do Trabalho (1);
  • Médico do Trabalho (1).

 

As remunerações variaram entre R$ 5.377,59 e R$ 8.966,15, para jornadas de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

É importante destacar que os aprovados nesse concurso também contaram com os seguintes benefícios:

  • Bilhete de Serviço (acesso gratuito ao sistema metroviário);
  • Previdência Suplementar – opcional;
  • Plano de Saúde – opcional;
  • Auxílio Alimentação;
  • Auxílio Refeição; e
  • Seguro de Vida em Grupo – opcional.

 

Requisitos

Os requisitos básicos para investidura nos cargos foram:

  • nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos de nº 70.391/72 e de nº 70.436/72 e da Constituição Federal, artigo 12, parágrafo 1º;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de admissão;
  • estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • estar com a situação cadastral regular junto aos órgãos governamentais (Receita Federal, Previdência Social (INSS), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil) para utilização no eSocial – qualificação cadastral;
  • encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
  • possuir os documentos comprobatórios da escolaridade e pré-requisitos e os documentos constantes do edital;
  • poder assumir atividades em qualquer local da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ para as quais for designado;
  • não ter sido demitido por justa causa pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ e não ter sido desligado pelo Programa de Demissão Voluntária – PDV desta empresa, ocorrido em 1999.

 

Além disso, cada cargo exigia um formação superior específica, relacionada a área de atuação do cargo concorrido.

Etapas de Seleção

O concurso Metrô SP 2019 foi realizado em etapa única, sendo ela a prova objetiva.

A prova objetiva foi aplicada na cidade de São Paulo e foi composta por 60 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:

  • Analista Desenvolvimento Gestão Júnior (todas as áreas)
    • Conhecimentos Básicos (30 questões)
      • Língua Portuguesa;
      • Matemática e Raciocínio Lógico Matemático; e
      • Inglês.
    • Conhecimentos Específicos (30 questões)

 

  • Enfermeiro do Trabalho e Médico do Trabalho
    • Conhecimentos Básicos (30 questões)
      • Língua Portuguesa;
      • Matemática e Raciocínio Lógico Matemático.
    • Conhecimentos Específicos (30 questões)

 

Para serem considerados aprovados, os candidatos tiveram que obter, no mínimo, 40% de acerto em cada um dos Conhecimentos,

[ps2id id=’sobre’ target=”/]Sobre o Metrô SP

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). É responsável pela operação e expansão de rede metroviária e pelo planejamento de transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.

A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 96 km de extensão e 85 estações. Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.

A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.

A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.

Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.

 

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