Atenção, concurseiros de São Paulo! Foi prorrogado o último concurso da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP)! Com o aumento da vigência, novos candidatos devem ser convocados!
Continue com a gente e fique por dentro de tudo!
[ps2id id=’situação’ target=”/]Situação atual
No dia 05 de setembro foi publicado, no Diário Oficial de São Paulo, a prorrogação de um ano de validade do último concurso Metrô SP, a contar de a partir de outubro de 2023.
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Ou seja, o edital será valido até 2024. Veja abaixo:
O concurso, realizado em 2019, com validade de 1 ano, tem sido prorrogado desde o primeiro vencimento da homologação.
Em 2022, Silvani Pereira, antigo presidente do Metrô SP, divulgou que estavam sendo realizados os preparativos para a publicação de um novo concurso em 2023.
Vale ressaltar que, recentemente, Pereira se afastou do cargo e agora o presidente do Metrô SP é Paulo Menezes Figueiredo.
Com esta mudança e a nova prorrogação, a expectativa é de que um novo concurso não seja publicado neste ano.
[ps2id id=’cargos’ target=”/]Metrô SP: Cargos vagos
Segundo o Portal da Transparência de São Paulo, atualmente, o Metrô conta com 2.600 cargos vagos, distribuídos entre:
- Estação, Segurança e Operação de trens: 1.200
- Manutenção e Logística: 650
- Administrativo: 200
O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias pleita a necessidade da realização de um novo concurso para preenchimento dos cargos.
“Os metroviários sofrem as consequências disso com a sobrecarga de trabalho e os passageiros sofrem com a falta de funcionário para dar informação, para conduzir deficientes visuais e demais pessoas com deficiência. A falta de segurança no sistema também é consequência da baixa quantidade de funcionários que garantem a segurança pública. A falta de trabalhadores na manutenção também arrisca a viagem dos passageiros.” apontou o Sindicato em seu site.
Vale ressaltar que, de acordo com o Portal da Transparência, o total de carreiras do órgão é de 9.354 cargos.
Em 2022, o número de cargos vagos era de 2.351, ou seja, houve um aumento na vacância de funcionários no último ano.
Os cargos vagos em 2022 eram:
- Operador de Transporte Metroviário (901);
- Oficial de Manutenção Industrial (241);
- Analista de Desenvolvimento e Gestão (232);
- Assistente Administrativo (160);
- Agente de Segurança Metroviário (152); e
- Técnico de Sistemas Metroviários (124).
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[ps2id id=’último’ target=”/]Último concurso Metrô SP
Enquanto uma nova seleção não é divulgada, é importante que os interessados em realizar o próximo concurso do Metrô SP, saibam tudo sobre o último certame.
Então, vem com a gente!
O último concurso foi realizado em 2019, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), quando foram ofertadas 55 vagas de nível superior, nas seguintes carreiras:
- Analista Desenvolvimento Gestão Júnior:
- Administração de Empresas (32);
- Ciências Contábeis (11);
- Ciências da Computação (6);
- Design Gráfico (1);
- Psicologia (3);
- Enfermeiro do Trabalho (1);
- Médico do Trabalho (1).
As remunerações variaram entre R$ 5.377,59 e R$ 8.966,15, para jornadas de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
É importante destacar que os aprovados nesse concurso também contaram com os seguintes benefícios:
- Bilhete de Serviço (acesso gratuito ao sistema metroviário);
- Previdência Suplementar – opcional;
- Plano de Saúde – opcional;
- Auxílio Alimentação;
- Auxílio Refeição; e
- Seguro de Vida em Grupo – opcional.
Requisitos
Os requisitos básicos para investidura nos cargos foram:
- nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos de nº 70.391/72 e de nº 70.436/72 e da Constituição Federal, artigo 12, parágrafo 1º;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de admissão;
- estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- estar com a situação cadastral regular junto aos órgãos governamentais (Receita Federal, Previdência Social (INSS), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil) para utilização no eSocial – qualificação cadastral;
- encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
- possuir os documentos comprobatórios da escolaridade e pré-requisitos e os documentos constantes do edital;
- poder assumir atividades em qualquer local da Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ para as quais for designado;
- não ter sido demitido por justa causa pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ e não ter sido desligado pelo Programa de Demissão Voluntária – PDV desta empresa, ocorrido em 1999.
Além disso, cada cargo exigia um formação superior específica, relacionada a área de atuação do cargo concorrido.
Etapas de Seleção
O concurso Metrô SP 2019 foi realizado em etapa única, sendo ela a prova objetiva.
A prova objetiva foi aplicada na cidade de São Paulo e foi composta por 60 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:
- Analista Desenvolvimento Gestão Júnior (todas as áreas)
- Conhecimentos Básicos (30 questões)
- Língua Portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico Matemático; e
- Inglês.
- Conhecimentos Básicos (30 questões)
-
- Conhecimentos Específicos (30 questões)
- Enfermeiro do Trabalho e Médico do Trabalho
- Conhecimentos Básicos (30 questões)
- Língua Portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico Matemático.
- Conhecimentos Específicos (30 questões)
- Conhecimentos Básicos (30 questões)
Para serem considerados aprovados, os candidatos tiveram que obter, no mínimo, 40% de acerto em cada um dos Conhecimentos,
[ps2id id=’sobre’ target=”/]Sobre o Metrô SP
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). É responsável pela operação e expansão de rede metroviária e pelo planejamento de transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.
A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 96 km de extensão e 85 estações. Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.
A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.
A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.
Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.