- Página Inicial
- Concurso PC RN: Novo cronograma é divulgado!
Após ter sido suspenso, concurso PC RN é retomado e conta com um novo cronograma! As avaliações foram remarcadas e para o cargo de Agente e Escrivão serão realizadas no dia 11 de julho de 2021 e para Delegado, está previsto para 18 de julho.
Devido ao alto risco de contágio do covid-19, a Comissão Especial da seleção decidiu por adiar as avaliações que, inicialmente estavam agendadas para os dias 07 e 14 de março.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou nesta quinta-feira, 27, as novas datas de provas do concurso PC RN.
Todas as avaliações estão agendadas para o mês de julho, ficando agendadas para os cargos de Agente e Escrivão no dia 11 de julho e para o cargo de Delegado no dia 18 do mesmo mês.
Como dito anteriormente, a seleção estava suspensa desde fevereiro devido ao agravamento da pandemia de Covid-19. Nos últimos meses, a Associação de Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol RN) vem cobrando a retomada do concurso público.
As provas só serão novamente suspensas caso o índice de mortes e internações por Covid-19 piorem no estado. Isso porque uma lei foi aprovada, recentemente, para garantir o andamento da seleção.
Conforme consta na Lei nº 10.857, não podem ser suspensos:
Vale ressaltar que as inscrições já foram encerradas e não serão reabertas!
O certame oferta 301 vagas de caráter imediato, com exigência do nível superior, para Delegado é necessário ter graduação em Direito. As oportunidades são para os seguintes cargos:
♦ Nível Superior: Delegado de Polícia Civil Substituto (47), Agente de Polícia Civil Substituto (230), Escrivão de Polícia Civil Substituto (24).
Os salários para as carreiras de Agente e Escrivão têm o valor de R$ 4.731,91. Já a remuneração para o cargo de Delegado, é de R$ 16.670,59.
Delegado: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Agente: diploma, devidamente registrado, de graduação em nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Escrivão: diploma, devidamente registrado, de graduação em nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Após suspensão, as avaliações do concurso PC RN serão realizadas no mês de julho, ficando agendadas para os cargos de Agente e Escrivão no dia 11 de julho e para o cargo de Delegado no dia 18 do mesmo mês.
A avaliação dos candidatos no concurso PC RN, será da seguinte maneira:
a) Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
c) Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
d) Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
e) Habilitação em Curso de Formação Específico, promovido pela Academia de Polícia Civil ou Órgão oficial congênere.
a) Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
c) Prova Prática de Operador de Micro, de caráter eliminatório;
d) Avaliação Psicológica; de caráter eliminatório;
e) Habilitação em Curso de Formação Específico, promovido pela Academia de Polícia Civil ou Órgão oficial congênere.
A prova escrita objetiva será composta por 100 (cem) questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 (cinco) alternativas e apenas uma resposta correta.
As questões de múltipla escolha valem 1 (um) ponto cada, sendo 100 (cem) pontos a pontuação máxima obtida na Prova Escrita Objetiva para todos os cargos de Nível Superior.
Será atribuída nota zero à questão que apresentar mais de uma ou nenhuma resposta assinalada, ou à questão que apresentar emenda ou rasura.
O conteúdo programático da Prova Escrita Objetiva irá constar as seguintes disciplinas:
– Língua Portuguesa: 20 questões;
– Raciocínio Lógico-Matemático: 10 questões;
– Noções de Informática: 10 questões;
– Noções de Administração: 10 questões;
– Noções de Contabilidade: 10 questões;
– Noções de Direito Constitucional: 10 questões;
– Noções de Direito Penal, Processual Penal e Legislação Extravagante: 15 questões;
– Noções de Direito Administrativo: 10 questões;
– Noções de Medicina Legal: 05 questões.
– Direito Constitucional: 15 questões;
– Direito Penal: 15 questões;
– Direito Processual Penal: 15 questões;
– Legislação Penal e Processual Penal Extravagante: 15 questões;
– Direito Administrativo: 15 questões;
– Direito Financeiro e Tributário: 05 questões;
– Direito Ambiental: 05 questões;
– Medicina Legal: 05 questões;
– Criminalística: 05 questões;
– Criminologia: 05 questões.
A Prova Escrita Discursiva para o cargo de Delegado da Polícia Civil Substituto consistirá em exame dissertativo, constituído de:
I) quatro questões discursivas de até 10 (dez) linhas cada, no valor de 15,00 (quinze) pontos cada uma, abrangendo qualquer assunto do programa que consta no Anexo I do Edital;
II) elaboração de uma peça de natureza procedimental policial, no valor de 40,00 (quarenta) pontos, abrangendo qualquer assunto do programa que consta no Anexo I do Edital;
III) Na avaliação da Prova Discursiva, serão considerados o acerto das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo candidato e a fluência e a coerência da exposição.
A Prova Escrita Discursiva para os cargos de Agente e Escrivão de Polícia Civil Substituto consistirá em duas questões discursivas, acerca de qualquer tema pertinente aos conteúdos de Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Penal, Processual Penal e Legislação Extravagante; Noções de Direito Administrativo.
I) A Prova Escrita Discursiva para os cargos de Agente e Escrivão de Polícia Civil Substituto valerá 20 (vinte) pontos, abrangendo qualquer assunto do programa que consta no Anexo I do Edital;
II) Na avaliação da Prova Discursiva, serão considerados o acerto das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo candidato e a fluência e a coerência da exposição.
O Teste de Aptidão Física será realizado pela FGV e visa a avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
O Teste de Aptidão Física constará de 4 (quatro) testes, especificados a seguir:
– Teste em Barra Fixa/Flexão (masculino), Teste Estático em Barra Fixa/Flexão (feminino);
– Teste de Impulsão Horizontal (ambos os sexos);
– Teste de Flexão Abdominal (ambos os sexos);
– Teste de Corrida de 12 (doze) minutos (ambos os sexos).
O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogados pelo mesmo período, a critério da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Para os cargos de Delegado e Agente da Polícia Civil Substituto serão convocados para a Avaliação Psicológica todos os candidatos considerados aprovados no Teste de Aptidão Física.
Já para os cargos de Escrivão da Polícia Civil Substituto serão convocados para a Avaliação Psicológica todos os candidatos considerados aprovados no Prova Prática de Operador de Micro.
A Avaliação Psicológica será realizada por uma Banca Examinadora a ser designada, que emitirá parecer conclusivo sobre os candidatos.
Os testes psicológicos consistirão na avaliação objetiva e padronizada de características cognitivas e de personalidade dos candidatos, mediante o emprego de técnicas científicas.
Atenção concurseiros! Mais 400 aprovados no concurso PC RN serão convocados para o Curso de Formação. Estado tem o menor efetivo do Nordeste.
Continuar lendoFoi divulgado o resultado final com 360 candidatos aprovados após a realização do curso de formação do concurso PC RN. Saiba mais!
Continuar lendoAo todo, 400 aprovados no concurso PC RN serão convocados para o Curso de Formação que será promovido em junho. Confira as convocações! São 301 vagas!
Continuar lendoAo todo, 400 aprovados no concurso PC RN serão convocados para o Curso de Formação que será promovido em junho. São 301 vagas para nível superior!
Continuar lendoCom o menor efetivo já registrado em 15 anos, o curso de formação para os aprovados no concurso PC RN está sendo muito cobrado para início imediato.
Continuar lendoO concurso PC RN ofertou 301 vagas para nível superior. E, nesta semana, uma audiência pública pediu mais convocações de aprovados! Confira!
Continuar lendoO resultado definitivo das provas objetivas do concurso PC RN foi divulgado para todos os três cargos que tinham oportunidades abertas. Saiba mais!
Continuar lendoApós uma série de denúncias de fraude durante aplicação de provas, o Ministério Público recomenda que o concurso PC RN siga com seu cronograma. Confira!
Continuar lendoA DPE RN pediu a anulação das provas do concurso PC RN que foram aplicadas para os cargos de Agente e de Escrivão. Entenda o caso!
Continuar lendoAs provas objetivas do concurso PC RN foram aplicadas em julho. São 301 vagas e os inscritos ainda passarão por outras etapas; confira como será o TAF!
Continuar lendoO concurso PC RN teve mais de 40% de candidatos faltosos nas últimas provas objetivas realizadas. Veja mais sobre o concurso público, cargos e salários.
Continuar lendoAs provas do concurso PC RN estão marcadas para os dois próximos finais de semana. Os locais de prova já podem ser consultados. São 301 vagas imediatas!
Continuar lendoEstão confirmadas as provas do concurso PC RN para aplicação em Natal. Os exames acontecem em julho, para cargos de Agente, Escrivão e Delegado. Confira!
Continuar lendoAtenção candidatos do concurso PC RN. O novo cronograma foi divulgado e conta com uma nova data para a realização das provas. Confira!
Continuar lendoA remarcação das provas do concurso PC RN deve sair em breve, junto com um novo cronograma. Confira a situação atual do concurso e mais informações.
Continuar lendoO concurso PC RN deve retomar apenas no 2º semestre. Veja por que o edital foi adiado e informações sobre o último concurso da Polícia Civil do RN.
Continuar lendoConcurso PC RN pode ter suas provas remarcadas! São 301 vagas distribuídas entre cargos de nível superior com iniciais de até R$ 16,6 mil.
Continuar lendoBoa notícia, concurseiros! Um aval, em acordo com a Lei 10.857/2021, garante a retomada do concurso PC RN. São 301 vagas com salários de até R$ 16.670,95.
Continuar lendoBoa notícia, concurseiros! Um Projeto de Lei foi aprovado em favor do retorno do concurso PC RN, que está aberto com 301 vagas e salários de até R$ 16 mil
Continuar lendoAs provas do concurso PC RN, que estavam marcadas para os dias 7 e 14 de março, estão suspensas devido ao aumento de casos da Covid-19 no estado. Veja!
Continuar lendo