Concurso PC RS: Edital autorizado com 750 vagas!

O novo concurso PC RS foi oficialmente Autorizado! Serão ofertadas 750 vagas com salários de até R$ 21,5 mil! As oportunidades serão para os cargos de Escrivão, Inspetor e Delegado.

Imagem de um policial fardado de costas olhando para a fachada sede da corporação - Concurso PC RS
O novo concurso PC RS foi oficialmente Autorizado! Serão ofertadas 750 vagas com salários de até R$ 21,5 mil!

O novo concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) foi oficialmente Autorizado! Serão ofertadas 750 vagas!

As oportunidades serão destinadas a candidatos de nível superior nos cargos de Escrivão, Inspetor e Delegado.

Se interessa pelo certame? Então confira os detalhes abaixo e fique por dentro das últimas novidades!

Quando será o próximo concurso PC RS?

O próximo concurso PC RS ainda não tem data definida, porém a previsão é de que o edital seja publicado em 2025.

O novo edital trará 750 oportunidades distribuídas da seguinte forma:

  • 720 vagas para Agentes (Escrivão e Inspetor);
  • 30 vagas para Delegado.

Por enquanto, não foram especificadas as vagas para Escrivão e Inspetor, apenas foram anunciadas as oportunidades para Agentes, no geral.

Contudo, é importante ressaltar que todas as 720 vagas serão destinadas a candidatos que tenham nível superior completo em qualquer área de formação.

Já para Delegado o candidato deverá ter formação em Direito, e ainda comprovar três anos de prática jurídica.

O concurso PC RS já estava confirmado pelo governador, Eduardo Leite, que em coletiva de imprensa, em janeiro de 2023, ressaltou a importância do aumento do efetivo na área. Veja o que ele disse:

“Nos últimos anos, garantimos a reposição anualmente e, no final do governo passado, começamos o processo de incremento desse efetivo. Ainda vamos chamar servidores de alguns concursos que foram feitos e programar novo certame”, afirmou Eduardo Leite.

Ademais, recentemente, a deputada estadual Delegada Nadine conversou com o Governador Eduardo Leite sobre a necessidade de um novo edital para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul ainda em 2024.

Nas redes sociais, a deputada estadual Delegada Nadine, ex-chefe da PC RS, afirmou que espera que um novo edital em breve.

“Demonstrei ainda ao governador a minha expectativa de que, até o final do ano, a gente tenha novos concursos abertos para a área da segurança pública”, publicou em redes sociais.

Mais de 2.700 vagas para Concurso Segurança RS

Além das 750 vagas para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, também estão autorizadas 2.024 vagas distribuídas entre a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto-Geral de Perícias.

Conheça os cargos que também serão ofertados:

  • Brigada Militar: 1.200 Soldados e 150 Oficiais
  • Corpo de Bombeiros Militar: 400 Soldados
  • Polícia Civil: 720 Agentes (Escrivães e Inspetores) e 30 Delegados
  • Instituto-Geral de Perícias: 274 servidores (Peritos Criminais e Legistas, Técnicos em Perícias e Papiloscopistas)

De acordo com o governador do estado, Eduardo Leite, espera-se que a contratação dos 2.774 aprovados aconteça até abril de 2026. Confira a tabela com o cronograma de convocações:

O novo concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) foi oficialmente Autorizado! Serão ofertadas 750 vagas!
Cronograma de convocações dos aprovados

Para saber mais sobre as 2.774 vagas autorizadas, leia nosso artigo Concurso Segurança RS: 2.774 vagas autorizadas para Novos Editais!

Quanto ganha um servidor da Polícia Civil RS?

Até R$ 29 mil! Com a recente aprovação da Lei Estadual nº 15.837/2022, os salários dos servidores da Polícia Civil tiveram um reajuste de 6%!

Dessa maneira, os salários iniciais dos cargos de Escrivão e Inspetor foram atualizados para R$ 6.748,84. Ao longo da carreira, esses profissionais podem chegar a receber até R$ 14.724,74.

Já para os Delegados, o salário inicial será de R$ 21.574,00, podendo atingir a marca impressionante de R$ 29.594,45 ano topo da carreira.

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Quais os cargos da Polícia Civil RS?

Dos cargos do Concurso PC RS, estão autorizadas vagas para Escrivão, Inspetor e Delegado, todos de nível superior.

A seguir, confira quais são as atribuições destes cargos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul:

O que faz o Escrivão da PC RS?

O Escrivão da Polícia Civil do RS tem diversas atribuições, como escriturar ou orientar a escrituração dos livros cartorários das delegacias, lavrar e expedir certidões, autos de prisão, apreensão, restituição, depósito, acareação e reconhecimento.

Além disso, ele também lavra termos de declarações, ocorrências, fianças, compromisso e representação, recolhe fianças conforme a legislação, exara boletins estatísticos, atualiza arquivos e bancos de dados, cumpre e faz cumprir as determinações das autoridades policiais.

O profissional também participa de diligências externas, cumpre mandados de busca, realiza prisões e intimações, porta arma de fogo de uso regulamentar, inclusive armas longas, conduz veículos oficiais e executa tarefas administrativas.

O que faz o Inspetor de Polícia da PC RS?

O Inspetor de Polícia possui diversas atribuições. Entre elas, estão a realização de diligências, operações, vigilâncias e atos investigatórios, além de efetuar prisões, buscas e apreensões. Além disso, é responsável por cumprir mandados, colaborar na execução de atividades procedimentais e administrativas, e cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais.

O Inspetor deve, ainda, manter atualizados os bancos de dados de interesse da investigação policial, elaborar relatórios de investigação, portar arma de fogo de uso regulamentar (inclusive armas longas), conduzir veículos oficiais e executar tarefas administrativas.

O que faz o Delegado da PC RS?

O Delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul possui uma série de responsabilidades e atribuições. Dentre elas, presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos relacionados ao fato delituoso e requisitar perícias para a formalização da prova criminal; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão.

Além disso, o Delegado deve dirigir e orientar a investigação criminal e todos os atos de polícia judiciária de uma Delegacia de Polícia ou qualquer outro órgão policial. Também é responsável por proceder à verificação e exame dos atos ilícitos que chegam ao seu conhecimento, tomando as providências jurídicas necessárias; elaborar relatórios e representar pela decretação judicial de prisões cautelares.

Outra atribuição do Delegado é expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência e gerenciar o órgão policial em que estiver lotado, em conformidade com as normas e princípios que regem a Administração Pública.

O que cai na prova da Polícia Civil do Rio Grande do Sul?

De acordo com os últimos editais, os conteúdos cobrados nas provas do concurso PC RS foram:

Escrivão e Inspetor – Edital 2017

  • Língua Portuguesa
  • Conhecimentos Específicos
    • Informática
    • Raciocínio Lógico
    • Legislação Estatutária
  • Conhecimentos Gerais
    • Direito Penal
    • Direito Processual Penal
    • Direito Constitucional
    • Direito Administrativo
    • Direitos Humanos

Delegado – Edital 2018

  • Língua Portuguesa
  • Conhecimentos Jurídicos
    • Direito Penal
    • Direito Processual Penal
    • Direito Administrativo
    • Direito Constitucional
    • Direito Civil
    • Direitos Humanos
    • Medicina Legal Judiciária
    • Criminologia

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Qual foi o último concurso PC RS?

As últimas edições do concurso Polícia Civil RS ocorreram em 2017 e 2018, ambas organizadas pela banca organizadora Fundatec.

Sendo que em 2017 foram ofertadas 1,2 mil vagas, 600 para Escrivão de Polícia e 600 para Inspetor de Polícia. Os aprovados para os cargos fizeram jus a salário de R$ 6.366,80.

À época, 44.238 candidaturas foram registradas, sendo 24.870 para Escrivão e 19.368 para Inspetor.

Já em 2018, a carreira de Delegado foi contemplada com a oferta de 100 oportunidades, com iniciais de R$ 20.353,06.

Requisitos para o Concurso PC RS

Os requisitos exigidos para os cargos de Escrivão, Inspetor de Polícia e Delegado foram os seguintes:

  • Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas contidas no art. 12 da Constituição Federal, cujo processo de naturalização tenha sido encerrado dentro do prazo das inscrições;
  • Contar com, no mínimo, 18 anos de idade até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • Possuir Cédula de Identidade Civil que contenha o número de Registro Geral (RG), utilizado para cadastramento de pessoas físicas pelo Órgão Estadual da Segurança Pública;
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • Ter concluído curso superior até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação para conduzir veículos automotores, no mínimo de categoria “B”, até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • Não ser usuário ou dependente de drogas ilícitas.
  • CPF válido e situação regularizada perante a Secretaria da Receita Federal;
  • saúde física e psiquiátrica e aptidão psicológica adequadas ao exercício das atividades inerentes à carreira policial e, especialmente, ao cargo;
  • conduta moral, ética, social e profissional compatível com a função policial; e

Cabe destacar que os concorrentes ao cargo de Delegado deveriam ter graduação específica em Direito, bem como comprovação de exercício em atividade jurídica ou policial pelo período mínimo de três anos.

Etapas de seleção do concurso PC RS Delegado 2018

Os concorrentes às vagas de Delegado foram avaliados por meio de três etapas, sendo a Preliminar, a Intermediária e a Final.

A fase preliminar foi composta por questões objetivas acerca de Língua Portuguesa e Conhecimentos Jurídicos.

Enquanto a fase intermediária foi constituída por duas provas discursivas abordando questões de Direitos Processual, Penal, Processual Penal e Administrativo.

Já na fase final, foram aplicadas provas orais sobre tópicos do Direito Penal e Processual Penal.

Os candidatos passaram, ainda, pelas etapas de prova de títulos, sindicância da vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação psicológica e Curso de Formação Profissional.

Etapas de Seleção 2017 Escrivão e Inspetor

Os candidatos a Escrivão e Inspetor, no concurso de 2017, foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova de Capacitação Intelectual;
  • Prova de Capacitação Física;
  • Sindicância sobre a Vida Pregressa e Atual;
  • Exames de saúde;
  • Avaliação de Aptidão Psicológica; e
  • Curso de Formação Profissional.

Prova de Capacitação Intelectual

Esta etapa, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada em duas partes.

A primeira foi composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de Língua Portuguesa e a produção de uma Redação, enquanto a segunda etapa foi composta por 50 questões de conhecimentos específicos.

Prova de Capacitação Física

O Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, consistiu na execução de diversos testes.

Os testes aplicados foram de flexibilidade (Teste de Sentar e Alcançar), flexão abdominal (força e resistência muscular abdominal), barra fixa (força e resistência muscular para membros superiores) e corrida (resistência cardiovascular ou cardiorrespiratória).

Curso de Formação Profissional

Por fim, os candidatos classificados nas etapas anteriores também deveriam ser aprovados no Curso de Formação Profissional.

Conforme os editais, estaria apto para o exercício o candidato que demonstrasse adequação e capacidade, na condição de aluno, para desempenhar atos e atividades inerentes ao cargo.

Do mesmo modo, foram avaliadas a presteza e a correção e segurança na realização dos exercícios teóricos e práticos que lhe foram solicitados.