- Página Inicial
- Concurso PGE PB: Edital é publicado para Procurador!
O edital do concurso PGE PB – Procuradoria Geral do Estado da Paraíba foi oficialmente publicado! A seleção conta com a oferta 12 vagas para o cargo de Procurador.
Desse total, 11 são para a ampla concorrência e uma para candidatos com deficiência. Vale ressaltar que as inscrições foram prorrogadas!
Os interessados em participar do concurso PGE PB para Procurador poderão realizar suas candidaturas do próximo dia 16 de junho até o dia 23 de julho, através do site da banca organizadora, Cebraspe .
Para participar da seleção, será necessário pagar uma taxa de R$ 280,00.
Já a isenção da taxa poderá ser solicitada por Doadoras de leite materno, doadores de medula óssea, de sangue, transplantados ou doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico.
Os pedidos serão aceitos das 10h do dia 16 até as 18h do dia 24 de junho, no site da banca. O resultado final da solicitação será publicado no dia 12 de julho. Aqueles que tiverem a isenção negada poderão pagar a taxa até o dia 16 de julho.
Conforme previsto no artigo 133 da Constituição do Estado da Paraíba, entre as atribuições que o Procurador Geral do Estado deve desempenhar estão:
Para ingressar na carreira de Procurador, é necessário ser bacharel em Direito e ser regularmente registrado como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil. O cargo de Procurador Geral do Estado possui uma carga horária que perfaz um total de 40 horas semanais.
A remuenração do cargo de Procurador do Estado da Paraíba é de R$ 15.765,06.
A Procuradoria Geral do Estado da Paraíba tem sua sede localizada na cidade de João Pessoa, com representação em Brasília – Distrito Federal.
A PGE possui 7 gerências regionais no interior, sendo:
Os candidatos do concurso PGE PB serão avaliados em até quatro etapas, por meio do Cebraspe. Sendo elas:
A primeira etapa será composta por 100 questões de múltipla escolha com cinco alternativas, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
A fase subjetiva será composta por duas provas: uma prova dissertativa, com questões discursivas (60 pontos) e uma prova prática (40 pontos), que consistirá na elaboração de uma peça judicial. Esta prova exigirá do candidato conhecimentos em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil e Direito Civil.
Atenção para quem deseja participar do concurso PGE PB! O prazo de inscrições da seleção foi prorrogado e pode ser realizado até o dia 26. Confira!
Continuar lendo