Urgente! Receita Federal envia pedido para realização de um novo certame!

Fachada com o logo e o nome "Receita Federal" em destaque com texto sobre a imagem Concurso Receita Federal
Urgente! Receita Federal envia pedido para realização de um novo certame!

O concurso Receita Federal poderá ser realizado em breve, pois o órgão realizou um pedido para um novo certame a fim de ampliar seu quadro pessoal.

Há também em andamento um pedido para a convocação de excedentes do último concurso da Receita Federal do Brasil.

Ficou interessado(a)? Confira os demais detalhes sobre o pedido para realização de um novo certame!

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Vai ter concurso Receita Federal 2024?

A Receita Federal encaminhou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) um pedido para realização de um novo concurso público para ampliar seu quadro de pessoal, contudo o número de vagas solicitadas e os cargos que serão contemplados com as oportunidades para o novo certame ainda não foram divulgadas pelo órgão, mas há expectativa que sejam para as funções de Analista-tributário e Auditor-fiscal, ambas com exigência de nível superior de escolaridade.

De acordo com a Receita Federal do Brasil, a “RFB solicita todos os anos a realização de concursos para seus quadros.”

O órgão também enfatizou que deseja incluir todos os aprovados no último concurso realizado pela Receita Federal e já fez essa solicitação ao Governo Federal.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!

Terá convocação de excedentes do último edital da Receita Federal?

A Moção de Apoio pela convocação de excedentes foi aprovada pela Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

Proposta pela deputada federal Erika Kokay (PT/DF), a Moção de Apoio solicita a convocação integral do cadastro reserva, que inclui 198 Auditores-Fiscais e 320 Analistas-Tributários

A justificativa apresentada na Moção destaca que por lei, os órgãos federais podem solicitar a convocação de até 25% dos aprovados além das vagas iniciais e ressalta que esse limite de convocação está muito abaixo das necessidades da Receita Federal, pois apenas até o fim de abril deste ano 2024, já houve vacâncias de 104 Auditores-Fiscais e 94 Analistas-Tributários.

Clique aqui e confira os detalhes sobre a convocação de excedentes.

Durante a audiência pública convocada por Kokay, o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) afirmou que a corporação tem sofrido com cortes de recursos, tanto orçamentários quanto humanos, por pelo menos 10 anos.

É importante lembrar que a convocação de todos os aprovados no cadastro reserva do concurso da Receita Federal já havia sido debatida pelo sindicato em reunião com o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República e outros representantes federais.

Como foi o último edital do concurso Receita Federal?

O último concurso da Receita Federal foi realizado em 2022 sob a organização da FGV (Fundação Getulio Vargas).

O certame ofertou 699 vagas de nível superior de escolaridade para a carreira Tributária e Aduaneira, com lotação nas diversas unidades do órgão, conforme necessidade e disponibilidade de lotação.

Quer ingressar na carreira pública? Confira todos os concursos nacionais abertos!

Os candidatos foram avaliados por meio de Prova Objetiva e Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Além disso, também foram submetidos a Pesquisa de Vida Pregressa e ao Curso de Formação Profissional, ambas fases se de caráter eliminatório.

A Prova Objetiva foi composta por 140 questões de múltipla escolha que foram versadas nas disciplinas de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico Matemático, Estatística, Economia e Finanças públicas, Administração Geral, Administração Pública, Auditoria, Contabilidade Geral e Pública e Fluência em Dados) e conhecimentos específicos.

Foram considerados aprovados os candidatos que obtiveram no mínimo 50% de acertos nas duas áreas de conhecimento e que não obtiveram nota 0 em nenhuma das disciplinas.

Fiquem ligados para as próximas notícias!!!