Olha a boa notícia aí: o edital do concurso Seger ES foi publicado!
A seleção conta com 2 mil vagas, entre imediatas e cadastro reserva, para o cargo de Analista do Executivo.
Se interessa pela seleção? Então, confira todos os detalhes a seguir!
[ps2id id=’vagas’ target=”/]Vagas, cargos e salários
A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo
está ofertando 2 mil vagas, sendo 200 imediatas e 1,8 mil em cadastro reserva, para o cargo de Analista do Executivo, que exige nível superior de escolaridade.
Confira as especialidades contempladas, bem como a divisão de vagas:
- Administração: 25 vagas + 225 CR
- Arquitetura e Urbanismo: 13 vagas + 117 CR
- Arquivologia: 1 vaga + 9 CR
- Artes Plásticas ou Artes Visuais: 1 vaga + + CR
- Biblioteconomia: 1 vaga + 9 CR
- Ciências
- Contábeis: 25 vagas + 225 CR
- Econômicas: 10 vagas + 90 CR
- Sociais: 1 vaga + 9 CR
- Comunicação Social: 3 vagas + 27 CR
- Direito: 25 vagas + 225 CR
- Educação Física: 1 vaga + 9 CR
- Engenharia
- Agronômica: 1 vaga + 9 CR
- Ambiental: 1 vaga + 9 CR
- Civil: 25 vagas + 225 CR
- Elétrica: 3 vagas + 27 CR
- Mecânica: 1 vaga + 9 CR
- Estatística: 3 vagas + 27 CR
- História: 1 vaga + 9 CR
- Letras ou Literatura: 1 vaga + 9 CR
- Nutrição: 10 vagas + 90 CR
- Pedagogia: 3 vagas + 27 CR
- Psicologia: 10 vagas + 90 vagas
- Serviço Social: 10 vagas + 90 CR
- Tecnologia da Informação: 25 vagas + 225 CR
- Análise de Sistemas
- Sistemas de Informação
- Ciências da Computação
- Engenharia da Computação
Cabe destacar que a remuneração inicial do cargo é de R$ 6.582,60 para jornada semanal de 40 horas.
Além disso, os aprovados também terão direito a auxílio-alimentação de R$ 300.
Por fim, vale frisar que o concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
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[ps2id id=’inscricoes’ target=”/]Como fazer a inscrição no concurso Seger ES 2022?
As inscrições no concurso Seger ES poderão ser efetuadas a partir das 16 horas do dia 9 de novembro até as 16 horas do dia 13 de dezembro de 2022.
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site do Instituto Consulplan
, banca organizadora da seleção.
Ademais, a taxa de inscrição é de R$ 68 e deverá ser paga até o dia 14 de dezembro de 2022.
Vale destacar que haverá possibilidade de isenção da taxa para o candidato que for:
- Inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
- Doador de sangue; e/ou
- Eleitor convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral do Estado do Espírito Santo e prestador de serviços no período eleitoral.
Para solicitar o benefício, o candidato terá o período entre as 16 horas do dia 9 e as 16 horas do dia 14 de novembro de 2022.
[ps2id id=’requisitos’ target=”/]O que é preciso para ser Analista do Executivo na Seger ES?
Confira os requisitos básicos exigidos para a admissão por meio do concurso Seger ES:
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal e na forma do disposto no art. 13 do Decreto n.º 70.436, de 18 de abril de 1972. O mesmo se aplica a outros indivíduos naturalizados;
- Estar
- em gozo dos direitos políticos;
- quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
quite com as obrigações eleitorais;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, não sendo, inclusive, pessoa com deficiência incompatível com as atribuições da carreira, fato apurado pela perícia oficial do Poder Executivo;
- Ser considerado apto no exame admissional a ser realizado pela perícia oficial do Poder Executivo; e
- Observar as vedações contidas nos incisos XVI e XVII e § 10 do art. 37 da Constituição Federal de 1988, alteradas pela Emenda Constitucional n.º 19/98 e no Decreto Estadual n.º 2724-R, de 6 de abril de 2011, no que tange à acumulação de cargos.
Ademais, como requisitos específicos são exigidos formação de nível superior na área escolhida e registro no respectivo conselho de classe, quando houver.
[ps2id id=’etapas’ target=”/]Etapas avaliativas
A seleção será composta por três etapas, sendo elas:
- Prova Objetiva (eliminatória e classificatória)
- Prova Discursiva (eliminatória e classificatória)
- Avaliação de Títulos (classificatória)
As avaliações objetiva e discursiva serão realizadas no dia 22 de janeiro de 2023 no turno da tarde, das 13h às 18h.
Confira os municípios de aplicação, todos no Estado do Espírito Santo:
- Vitória
- Cachoeiro do Itapemirim
- Colatina
[ps2id id=’provas’ target=”/]Provas
[ps2id id=’prova-objetiva’ target=”/]Prova Objetiva
O exame objetivo contará com 70 questões divididas entre Conhecimentos Gerais e Específicos.
Confira as disciplinas cobradas, bem como a distribuição das questões:
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa – 10 questões
- Raciocínio Lógico-Matemático – 5 questões
- Noções de Direito Constitucional – 5 questões
- Noções de Direito Administrativo – 5 questões
- Ética e Legislação do Estado do Espírito Santo – 5 questões
Conhecimentos Específicos
- Gestão Pública – 10 questões
- Demais conhecimentos específicos, variantes conforme cada especialidade – 30 questões
Cabe destacar que os candidatos à especialidade Direito não precisarão responder às questões de Noções de Direito Constitucional e Administrativo. Sendo assim, a parte de Conhecimentos Gerais para esses candidatos ficará da seguinte forma:
- Língua Portuguesa – 15 questões
- Raciocínio Lógico-Matemático – 5 questões
- Ética e Legislação do Estado do Espírito Santo – 10 questões
[ps2id id=’prova-discursiva’ target=”/]Prova Discursiva
A avaliação discursiva, por sua vez, consistirá na elaboração de uma dissertação entre 20 e 30 linhas. O tema será de acordo com o conteúdo programático.
Ademais, confira os aspectos avaliados:
[ps2id id=’avaliacao-titulos’ target=”/]Avaliação de Títulos
Por fim, os aprovados nas provas objetiva e discursiva serão submetidos à análise de títulos.
Confira as titulações admitidas, bem como a pontuação atribuída a cada uma (o total máximo de pontos é 10):
[ps2id id=’atribuicoes’ target=”/]Atribuições dos cargos
Confira, por fim, as atribuições do Analista do Executivo:
- Planejar, coordenar e supervisionar atividades de sua competência e na área de atuação;
- Analisar e elaborar relatórios, estudos, pesquisas, pareceres, bem como compilar informações relacionadas à sua área de atuação;
- Pesquisar dados e proceder estudos comparativos, bem como manter banco de dados específicos atualizados, relativos ao setor de trabalho;
- Analisar atos e fatos técnicos, apresentando soluções e alternativas;
- Analisar, diagnosticar, acompanhar e avaliar programas, projetos e ações;
- Manter atualizado material informativo de natureza técnica e administrativa, diretamente relacionado com as atividades desenvolvidas pelo setor onde desempenha suas atribuições;
- Executar, acompanhar e avaliar o desempenho e a execução das políticas e diretrizes de seu setor;
- Prestar assessoria técnica relativa a assuntos de sua área de atuação/formação;
- Realizar estudos para elaboração de normas, procedimentos e especificações técnicas;
- Analisar, acompanhar e dar suporte na elaboração do orçamento e sua execução físico-financeira de ações, projetos e programas sob sua responsabilidade;
- Desenvolver projetos, objetivando racionalizar e informatizar as rotinas e os procedimentos;
- Desenvolver estudos visando à implantação e/ou ao aprimoramento dos processos;
- Elaborar manuais, fluxogramas, organogramas e gráficos das informações dos processos de trabalho;
- Auxiliar na análise de processos administrativos e na orientação de procedimentos de forma a resguardar a legalidade dos atos administrativos praticados, emitindo instrumentos técnicos no âmbito de sua área de atuação;
- Assessorar e orientar no cumprimento da legislação vigente e na verificação do preenchimento dos requisitos legais nos atos e nos procedimentos administrativos;
- Colaborar na elaboração de normas, instruções, resoluções e demais atos administrativos a serem expedidos, bem como assessorar na interpretação de textos e instrumentos legais;
- Auxiliar na análise de legalidade de editais, minutas de contratos, convênios, acordos e ajustes celebrados, de acordo com as orientações, minutas padronizadas ou outros instrumentos disponibilizados pela Procuradoria Geral do Estado;
- Elaborar estudos e pareceres técnicos para orientar a tomada de decisão em processos de planejamento ou organização nos assuntos de sua área de atuação;
- Executar serviços de disseminação de informações, conforme o perfil de interesse público;
- Realizar o controle físico/financeiro dos serviços contratados e executados por empresas especializadas;
- Elaborar estudos de viabilidade e projetos;
- Elaborar especificações técnicas de materiais e serviços e respectivas planilhas de quantidades e preços;
- Acompanhar a aplicação e o atendimento às orientações e às condições de segurança e de qualidade técnica exigidas em sua área de atuação;
- Dirigir veículos, desde que autorizado; e
- Executar outras atribuições correlatas, de natureza técnica, compatíveis com o cargo e com sua área de atuação e formação.
[ps2id id=’sobre’ target=”/]Sobre a Seger ES
A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos
foi criada por meio da Lei Complementar n.º 312, de 30 de dezembro de 2004, e tem por competência:
- Elaborar estudos para reformulação de políticas no Estado do Espírito Santo;
- Planejar, coordenar e executar as atividades de recursos humanos, de administração geral e patrimônio;
- Promover e executar as políticas e diretrizes afetas à modernização institucional no âmbito da Administração Pública estadual;
- Gerir as despesas de custeio no âmbito da Administração Pública Estadual;
- Administrar as atividades relativas à licitação e contratação firmadas pela Administração Pública Direta, Autárquica e Funcional, inclusive pregões;
- Orientar tecnicamente e normativamente os grupos de Administração e de Recursos Humanos;
- Controlar e fiscalizar as entidades da administração indireta vinculadas à Secretaria; e
- Acompanhar a gestão de liquidação das empresas públicas estatais.
Ademais, confira outros aspectos do órgão:
Missão
Coordenar e integrar o planejamento governamental, buscando a efetividade na alocação de recursos para produzir resultados à sociedade.
Visão
Ser referência por sua capacidade de prover serviços qualificados para apoio à formulação e implementação de planos, programas e projetos, e ser reconhecida pela importância do seu papel na construção do futuro do Espírito Santo.
Valores
- Simplificação: desempenhar o trabalho de forma direta, objetiva e efetiva;
- Modernização: desempenhar o trabalho de forma direta, objetiva e efetiva, entregando resultados com máxima qualidade;
- Integração: unir e compartilhar esforços em prol de objetivos comuns;
- Profissionalismo: atuar com proatividade, competência, ética e seriedade.