Concurso SMV Enfermagem

Foi publicado o Edital do Concurso SMV Enfermagem (Serviço Militar Voluntário da Aeronáutica), que visa a contratação de candidatos de nível Superior em Enfermagem para prestação do Serviço Militar Temporário no ano 2020, com salários que chegam a R$ 6,9 mil.

Como fazer a inscrição no Concurso SMV Enfermagem?

As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 11 de novembro de 2019, até às 15h do dia 18 de novembro de 2019, devendo ser realizada no site Força Aérea Brasileira. Não será cobrada taxa de inscrição.

Quem pode participar do Processo Seletivo SMV Enfermagem?

A quantidade de oportunidades será definida conforme as necessidades das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), mas sabe-se que as vagas oferecidas serão para a função de Aspirante Oficial, que tem uma remuneração de R$ 6.993,00 (valor referente a 2019), mais os benefícios proporcionados pelo cargo.

Quais são os requisitos básicos do Processo Seletivo SMV Enfermagem?

  • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de Bacharelado em Enfermagem, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino credenciada pelo MEC; e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Art. 1º do Decreto nº 94.406, de 8 de junho de 1987, que “Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências”).
  • Possuir no mínimo 02(dois) anos de experiência profissional como enfermeiro(a), após a conclusão de curso superior de Bacharelado em Enfermagem, em nível de graduação.

Como são as provas do Processo Seletivo SMV Enfermagem?

O certame será composto por 04 etapas: Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Concentração Inicial, Inspeção de Saúde e Avaliação Psicológica (INSPSAU e AP) e Concentração Final, sendo que todas elas exigem a presença do candidato.

  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)

O TACF do Processo Seletivo, será realizado dos dia 6 a 8 de janeiro de 2020, e avaliará a resistência e o vigor físico por meio de exercícios e índices mínimos a serem alcançados, definidos por sexo, de modo a comprovar não existir incapacitação para o serviço militar e/ou para as atividades previstas.

As avaliações consistem em testes específicos e cada um deles apresenta índices mínimos de desempenho para aprovação de acordo com o gênero dos voluntários. O teste será constituído pelas seguintes atividades:

Avaliação da Resistência Muscular dos Membros Superiores;

Teste Nº 1 – Flexão e Extensão dos Membros Superiores com Apoio de Frente sobre o Solo

Duração: Sem limite de tempo.

Tentativa: 01 (uma).

Masculino: 14 (catorze) repetições

Feminino: 10 (dez) repetições

Posição inicial: Apoio de frente sobre o solo, com as mãos ligeiramente afastadas em relação à projeção dos ombros, mantendo o corpo totalmente estendido.

1º Tempo: Flexionar os membros superiores, procurando aproximar o peito do solo o máximo possível, passando o tronco da linha dos cotovelos, mantendo o corpo estendido e os cotovelos projetados para fora aproximadamente 45º com relação ao tronco.

2º Tempo: Estender os mesmos, voltando à posição inicial.

Contagem: Quando completar a extensão deverá ser contada uma repetição.

Nº de repetições: O máximo de repetições, sem pausas para descanso e sem descaracterizar o exercício.

Observação: a) as mulheres deverão apoiar os joelhos no solo para a execução do exercício.

Erros mais comuns:

  • apoiar o peito no chão;
  • mudar a posição do corpo, deixando de mantê-lo totalmente estendido;
  • não flexionar ou estender totalmente os membros superiores;
  • elevar primeiro o tronco e depois os quadris;
  • parar para descansar;
  • mudar a posição das mãos (afastar ou aproximar) durante a execução do exercício.

Avaliação da Resistência Muscular da Região Abdominal;

Teste Nº 2 – Flexão do Tronco sobre as Coxas

Duração: 01 (um) minuto.

Tentativa: 01 (uma).

Masculino: 23 (vinte e três) repetições

Feminino: 16 (dezesseis) repetições

Posição inicial: Deitado em decúbito dorsal, mãos cruzadas ao peito na altura dos ombros, joelhos numa angulação de 90º, pés alinhados com o prolongamento do quadril e firmes ao solo, fixados com o auxílio do avaliador (procurando manter as coxas e os joelhos livres).

1º Tempo: Flexionar o tronco até tocar os cotovelos no terço distal das coxas.

2º Tempo: Voltar à posição inicial até que as escápulas toquem o solo.

Contagem: Cada vez que o 1º tempo se completar, deve ser contada uma repetição.

Nº de repetições: O máximo de repetições corretas que conseguir realizar no tempo de 1 minuto.

Erros mais comuns:

  • soltar as mãos do peito ou auxiliar a flexão do tronco com impulso dos braços;
  • não encostar os cotovelos no terço distal das coxas;
  • não encostar as costas no solo no 2º tempo;
  • parar para descansar;
  • não manter os joelhos na angulação de 90º;
  • retirar ou arrastar o quadril do solo durante a execução do exercício.

Avaliação da Capacidade Aeróbica Máxima.

TESTE Nº 3 – CORRIDA OU MARCHA DE 12 MINUTOS

Duração: 12 (doze) minutos.

Tentativa: 01 (uma).

Masculino: 2.050m.

Feminino: 1.650m.

Local: Pista de atletismo ou qualquer outro percurso no plano horizontal, com declividade não superior a 1/1000 metros, devidamente aferido. O piso poderá ser de qualquer tipo, desde que seja o mesmo durante todo o percurso. Preferencialmente, devem existir marcações intermediárias, para facilitar o avaliado no controle do seu ritmo de corrida.

Execução: A corrida de 12 (doze) minutos pode ser feita em qualquer ritmo condicionado, podendo intercalar a corrida com caminhada, desde que essa alternância corresponda ao esforço máximo do avaliado para o tempo previsto, não podendo o mesmo parar ou sentar para descansar.

Contagem: O resultado obtido será em função da distância percorrida pelo avaliado durante o tempo estabelecido.

OBSERVAÇÕES:

  1. a) sugere-se, como opção, para as OM que não dispuserem de pista de atletismo (400m), um circuito de rua com as seguintes especificações: 170m de comprimento e 30m de largura, se possível em curva, marcados de 50 em 50m, perfazendo um total de 400 metros por volta.
  2. b) o teste é iniciado com um silvo curto de apito e termina com um silvo longo. Neste momento os avaliados iniciarão a volta à calma, caminhando no sentido perpendicular ao da execução do percurso, e assim devem permanecer até que o instrutor anote a distância por eles percorrida e o libere do teste.
  3. c) o instrutor responsável durante a aplicação deste teste pode informar ao avaliado o número de voltas percorridas e o tempo transcorrido.

Concentração Inicial

A Concentração Inicial tem como objetivo prestar conceder aos voluntários informações mais detalhadas sobre as etapas posteriores do Processo de Seleção, bem como proceder o recebimento dos exames e laudos médicos e avaliações listados no edital.

Inspeção de Saúde e Avaliação Psicológica (INSPSAU e AP)

É a avaliação das condições de saúde física e mental dos voluntários, através de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, se necessário, definidos em Instruções do COMAER, de modo a comprovar não existir patologia ou característica que torne o voluntário “INCAPAZ” para o Serviço Militar.

Concentração Final

Visa orientar o voluntário a respeito dos procedimentos a serem adotados por início do EAT/EIT.