Notícia para os concurseiros capixabas: o edital do concurso TJ ES foi publicado!
São ofertadas vagas para Analista, com diversas especialidades contempladas. Sem seleção há 12 anos e com mais de 3 mil vacâncias para a carreira, o número de convocações pode ser considerável.
Se você se interessa pela oportunidade, continue por aqui e fique por dentro de todos os detalhes!
- Inscrições
- Vagas, cargos e salários
- Requisitos
- Etapas e Provas
- Atribuições
- Último concurso
- Sobre o TJ ES
Índice
[ps2id id=’inscricoes’ target=”/]Concurso TJ ES: Inscrição
As inscrições poderão ser realizadas entre as 10 horas do dia 16 de janeiro e as 18 horas do dia 06 de fevereiro de 2023 por meio do site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), banca organizadora do certame.
A taxa de inscrição foi fixada no valor de R$ 100,00 e pode ser paga até o dia 08 de fevereiro de 2023.
Haverá possibilidade de isenção do valor para os candidatos que se enquadrarem em um ou mais dos critérios a seguir:
- Membro de família de baixa renda e inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
- Doador de medula óssea;
- Pessoa física que se declara isenta de apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física e que comprove a soma da renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Eleitor convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral do Estado do Espírito Santo, que prestarem serviços no período eleitoral;
- Pessoa com deficiência;
- Doador de sangue.
O benefício poderá ser solicitado entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2023, a partir das 10 horas do primeiro dia até as 18 horas do último.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aquie saiba mais!
[ps2id id=’vagas’ target=”/]Vagas, cargos e salários
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo está ofertando 128 vagas mais oportunidades de formação de cadastro reserva para a carreira de Analista Judiciário, que exige nível superior de escolaridade.
Confira a distribuição das oportunidades conforme a área de atuação:
- Área Administrativa: CR
- Área de Apoio Especializado
- Administração: CR
- Arquitetura: CR
- Arquivologia: CR
- Biblioteconomia: CR
- Comunicação Social: CR
- Contabilidade: CR
- Direito: 5 vagas
- Economia: CR
- Enfermagem: CR
- Engenharia Civil: CR
- Engenharia Elétrica: CR
- Engenharia Mecânica: CR
- Estatística: CR
- Licenciatura em Letras: CR
- Medicina do Trabalho: CR
- Pedagogia: CR
- Psicologia: 5 vagas
- Serviço Social: 5 vagas
- Taquigrafia: 1 vaga
- Área Judiciária
- Comissário de Justiça da Infância e Juventude: CR
- Direito: 85 vagas
- Execução Penal: 2 vagas
- Oficial de Justiça Avaliador: 20 vagas
- Contador: 5 vagas
O salário inicial dos aprovados será de R$ 6.713,00, com exceção dos selecionados para a vaga de Analista Judiciário – Área Judiciária – Contador, que farão jus a proventos iniciais de R$ R$ 9.596,81.
No entanto, note que, de acordo com a estrutura remuneratória da carreira, os vencimentos finais podem chegar a R$ 12,8 mil:
Ademais, os servidores deverão cumprir jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Cabe ressaltar que uma nova seleção para o órgão não acontece há 12 anos. Portanto, é esperado um grande número de inscrições.
Além disso, pode haver um número considerável de convocações, uma vez que o cargo de Analista Judiciário conta com 3.188 vacâncias.
Finalmente, vale destacar que a seleção terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.
[ps2id id=’requisitos’ target=”/]Requisitos
Confira os requisitos básicos para a admissão:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
- Ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
Os requisitos específicos, por sua vez, estão diretamente atrelados à área de graduação acadêmica/especialização do candidato, que deve ser correspondente à especialidade almejada.
Vale ressaltar que a os concorrentes à Área Administrativa podem possuir graduação em qualquer curso de nível superior, assim como os candidatos à Área de Apoio Especializado – Taquigrafia.
Além disso, a especialidade de Comunicação Social admite as seguintes graduações:
- Comunicação Social
- Jornalismo
- Publicidade e Propaganda
- Relações Públicas
Ademais, todos os candidatos à Área Jurídica devem ter graduação em Direito, com exceção do Contador, que deve ser graduado em Ciências Contábeis.
Além do mais, é necessário possuir registro ativo no respectivo conselho de classe de cada área, quando houver.
[ps2id id=’etapas-provas’ target=”/]Etapas e Provas do concurso TJ ES 2023
Confira as etapas avaliativas que irão compor a seleção do TJ ES:
- Prova
- Objetiva (eliminatória e classificatória)
- Discursiva (eliminatória e classificatória)
- de Apanhamento Taquigráfico (eliminatória e classificatória, apenas para a especialidade de Taquigrafia)
Os exames objetivo e discursivo serão aplicados no dia 19 de março de 2023 e terão duração de quatro horas e meia, sendo realizadas no turno da tarde.
As avaliações objetivas contarão com 120 questões de julgamento “Certo ou Errado” divididas entre Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70)
Confira as disciplinas de Conhecimentos Gerais, comuns a todas as áreas e especialidades:
- Língua Portuguesa
- Ética no Serviço Público
- Noções de Informática
- Raciocínio Lógico
- Legislação Local
A prova discursiva, por sua vez, consistirá na redação de um texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a Atualidades. O candidato deverá primar pela coerência e coesão.
O exame avaliará os seguintes aspectos:
- Conteúdo (conhecimento do tema);
- Capacidade de expressão na modalidade escrita;
- Uso das normas do registro formal padrão da língua portuguesa.
Finalmente, os candidatos à especialidade de Taquigrafia aprovados nas avaliações objetiva e discursiva deverão se submeter à prova de apanhamento taquigráfico.
A etapa consistirá de duas partes. Confira:
- Parte 1
- Apanhamento taquigráfico, durante cinco minutos, de ditado feito em velocidade média de 110 palavras por minuto, seguido de tradução digitada em computador compatível com IBM/PC, em processador de texto, com prazo máximo de duas horas, totalizando 5 pontos.
- Parte 2
- Apanhamento taquigráfico, durante cinco minutos, de ditado feito em velocidade média de 115 palavras por minuto, seguido de tradução digitada em computador compatível com IBM/PC, em processador de texto, com prazo máximo de duas horas, totalizando 5 pontos.
[ps2id id=’atribuicoes’ target=”/]Atribuições
Finalmente, confira algumas da funções pertinentes a cada uma das especialidades contempladas pelo certame:
Área Administrativa
- Realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria;
- Planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade.
Área de Apoio Especializado
- Administração
- Efetuar levantamento, pesquisa, análise e interpretação de dados para elaboração de planos de ação, projetos e pareceres relacionados com as atividades de administração de material, recursos humanos e financeira, planejamentos, auditoria e outros;
- Realizar estudos e desenvolver trabalhos de movimentação de materiais, níveis de estoque, padronização, pesquisa de mercado, organização e arranjo físico de almoxarifados, compras e outras atividades relacionadas com material.
- Arquitetura
- Realizar atividades técnicas a fim de garantir a qualidade técnica dos projetos arquitetônicos de obras e edificações, bem como favorecer a adequada ocupação e ambientação do espaço físico;
- Fiscalizar e gerenciar, técnica e administrativamente, as obras executadas pelo Tribunal de Justiça mediante contratos e convênios.
- Arquivologia
- Acompanhar vistorias das instalações prediais, observando normas técnicas e consultando relatórios e planilhas de gastos, além de prestar assistência em atividades inerentes à sua área de atuação e em outras de mesma natureza e grau de complexidade;
- Executar atividades relacionadas à tramitação, utilização, avaliação e arquivamento de documentos.
- Bibliotecomia
- Classificar, catalogar e manter registros de materiais integrantes do acervo bibliotecário;
- Estabelecer e executar a política de seleção, aquisição e catalogação de livros, periódicos e publicação da Secretaria e dos Fóruns, bem como dos atos legislativos do Diário Oficial da União e do Estado.
- Comunicação Social
- Realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional do Tribunal de Justiça em matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
- Prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa.
- Contabilidade
- Executar atividades relativas à elaboração do orçamento, planificação de contas, detalhamento de despesas, serviços contábeis, balanços, balancetes, demonstrativos de movimento de contas, cálculo de faturas, tabelas de vencimentos, folhas de pagamento e organização de processos de prestação de contas;
- Elaborar planos, projetos e relatórios relativos à área de atuação.
- Direito
- Realizar atividades de natureza técnica, realizadas privativamente por bacharéis em Direito, a fim de fornecer suporte técnico e administrativo, compreendendo ações de planejamento, organização, coordenação, supervisão técnica, assessoramento, estudo e pesquisa;
- Elaborar laudos, atos administrativos, pareceres ou informações, relatórios e execução de tarefas de natureza jurídica e administrativa, fundamentados em legislação e/ou normas técnicas.
- Economia
- Executar atividades relacionadas com o planejamento, a elaboração, a execução e o acompanhamento na área socioeconômica, financeira e orçamentária;
- Participar de equipes multifuncionais e executar atividades relacionadas com o planejamento técnico e operacional e acompanhamento e avaliação de programas e projetos.
- Enfermagem
- Executar procedimentos específicos de enfermagem;
- Realizar consultas de enfermagem.
- Engenharia Civil
- Realizar atividades técnicas a fim de garantir os padrões de qualidade técnica e segurança das obras e reparos de edificações, bem como a adequada manutenção de instalações;
- Fiscalizar e gerenciar, técnica e administrativamente, as obras executadas pelo Tribunal de Justiça mediante.
- Engenharia Elétrica
- Elaborar projetos relativos à construção, conservação e reforma dos prédios do Tribunal de Justiça;
- Acompanhar e fiscalizar obras e serviços.
- Engenharia Mecânica
- Realizar atividades de natureza técnica, relacionadas ao planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam a implementação, o acompanhamento e a fiscalização de projetos mecânicos, a manutenção de máquinas, equipamentos mecânicos e eletromecânicos, sistemas de refrigeração, condicionamento de ar, elevadores e grupos geradores;
- Realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática.
- Estatística
- Planejar e desenvolver investigações estatísticas;
- Coordenar os trabalhos de coleta, análise e interpretação de dados.
- Licenciatura em Letras
- Realizar atividades de natureza técnica relacionadas ao planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam elaboração, análise, revisão e adequação gramatical e de estilo, de textos técnicos e de outras produções em língua portuguesa;
- Realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática.
- Medicina do Trabalho
- Realizar consultas, exames, diagnósticos e inspeções de saúde, principalmente relacionadas à saúde ocupacional dos servidores do Poder Judiciário;
- Solicitar exames.
- Pedagogia
- Realizar atividades de supervisão e orientação com relação a tarefas concernentes à execução especializada de trabalhos pedagógicos, tais como planejar, coordenar e elaborar diagnósticos, utilizando recursos pedagógicos e técnicas especiais;
- Realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática.
- Psicologia
- Prestar assessoria técnica à autoridade judiciária e consultoria a outras entidades, em assuntos pertinentes ao âmbito sociojurídico;
- Atender às determinações judiciais de laudos periciais advindas das varas judiciais, assessorando magistrados no âmbito da competência Psicológica, avaliando as condições intelectuais e emocionais do indivíduo.
- Serviço Social
- Elaborar laudos, relatórios e pareceres sociais, assegurada a livre manifestação do ponto de vista técnico, podendo sugerir medidas sociais e legais nos autos dos processos como subsídio à 0 (sede) autoridade judiciária;
- Identificar, articular e encaminhar à rede socioassistencial as demandas colocadas pelas expressões das questões sociais que afetam a criança, o adolescente, o apenado e as entidades familiares em processos de litígio.
- Taquigrafia
- Taquigrafar relatórios, debates e votos orais, bem como outros pronunciamentos feitos durante sessões de julgamentos, solenidades e conferências;
- Fazer a tradução do apanhamento.
Área Judiciária
- Comissário de Justiça da Infância e Juventude
- Exercer vigilância sobre menores em geral, procedendo a diligências relativas aos menores, seus pais, tutores ou encarregados da sua guarda;
- Deter ou apreender menor abandonado ou infrator, apresentando-o imediatamente à autoridade competente ou Juiz.
- Direito
- Desempenhar atividades de apoio jurídico e administrativo, executando as determinações do Chefe de Secretaria e do Juiz da Vara e/ou Comarca, substituindo aquele em suas faltas e impedimentos, desde que preenchidos os requisitos legais;
- Proceder a estudos e pesquisas na legislação, na jurisprudência e na doutrina pertinente para fundamentar a análise de processo e emissão de informação técnica.
- Execução Penal
- Conferir guias de execução e de internamento;
- Conferir cálculos de custas e multas.
- Oficial de Justiça Avaliador
- Executar atividades de apoio de natureza processual por determinação judicial e, ainda, cumprir as determinações do Juiz da Comarca/Vara, fazendo citação, intimação, notificação, arresto, sequestro, alvará de soltura, condução coercitiva, penhora, depósito de bens, busca e apreensão, despejo e desocupação de imóveis, nunciação e embargo de obras, imissão de posse, reintegração de posse, prisão civil e demais diligências que lhe forem determinadas;
- Lavrar autos, termos e certidões das diligências que praticar.
- Contador
- Efetuar cálculo das contas dos processos e delas intimar as partes;
- Expedir guias para recolhimento das custas ou emolumentos devidos pela parte.
[ps2id id=’último-servidores’ target=”/]Concurso TJ ES: Último edital
O último concurso TJ ES para servidores aconteceu em 2010 e também ficou sob organização do Cebraspe (à época, ainda CESPE/UnB).
O certame ofertou 455 vagas para o cargo de Analista Judiciário. A jornada de trabalho também era de 30 horas semanais.
Os requisitos eram ensino médio/técnico ou superior de escolaridade, a depender da área de atuação.
Para nível médio/técnico, foram ofertadas oportunidades para as seguintes áreas:
- Técnico em
- Informática
- Contabilidade
- Edificações
- Eletrônica
- Mecânica
- Telecomunicações
Já no caso de nível superior, as especialidades contempladas foram as seguintes:
- Administração
- Análise de Banco de Dados
- Sistemas
- Suporte
- Arquitetura
- Arquivologia
- Comunicação Social
- Contabilidade
- Direito
- Economia
- Enfermagem
- Engenharia
- Civil
- Elétrica
- Mecânica
- Estatística
- Informática
- Letras
- Medicina do Trabalho
- Pedagogia
- Psicologia
- Serviço Social
- Taquigrafia
- Comissário da Infância e da Juventude
- Execução Penal
- Oficial de Justiça Avaliador
Quanto à forma de avaliação dos concorrentes, também foram aplicadas provas objetiva e discursiva. Os candidatos de nível médio/técnico realizaram apenas a primeira. Além disso, também houve avaliação de títulos para os candidatos de nível superior, bem como prova prática para os concorrentes à Taquigrafia.
[ps2id id=’sobre-tj-es’ target=”/]Sobre o TJ ES
Conheça um pouco melhor o Tribunal de Justiça do Espírito Santo conferindo sua estrutura organizacional:
Missão
“Assegurar a todos, indistintamente, a solução adequada dos conflitos apresentados à justiça capixaba de forma acessível, célere e efetiva, contribuindo para a promoção da paz social e fortalecimento do Estado Democrático de Direito”.
Visão
“Ser uma Instituição que promove a justiça para todos com credibilidade e gestão de excelência”.