• Página Inicial
  • Concurso TJ ES: Edital publicado. 128 vagas e até R$ 12 mil!

Concurso TJ ES: Edital publicado. 128 vagas e até R$ 12 mil!

Notícia para os concurseiros capixabas: o edital do concurso TJ ES foi publicado!

São ofertadas vagas para Analista, com diversas especialidades contempladas. Sem seleção há 12 anos e com mais de 3 mil vacâncias para a carreira, o número de convocações pode ser considerável.

Se você se interessa pela oportunidade, continue por aqui e fique por dentro de todos os detalhes!

 

[ps2id id=’inscricoes’ target=”/]Concurso TJ ES: Inscrição

As inscrições poderão ser realizadas entre as 10 horas do dia 16 de janeiro e as 18 horas do dia 06 de fevereiro de 2023 por meio do site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), banca organizadora do certame.

taxa de inscrição foi fixada no valor de R$ 100,00 e pode ser paga até o dia 08 de fevereiro de 2023.

Haverá possibilidade de isenção do valor para os candidatos que se enquadrarem em um ou mais dos critérios a seguir:

  • Membro de família de baixa renda e inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • Doador de medula óssea;
  • Pessoa física que se declara isenta de apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física e que comprove a soma da renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
  • Eleitor convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral do Estado do Espírito Santo, que prestarem serviços no período eleitoral;
  • Pessoa com deficiência;
  • Doador de sangue.

 

O benefício poderá ser solicitado entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2023, a partir das 10 horas do primeiro dia até as 18 horas do último.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui e saiba mais!

[ps2id id=’vagas’ target=”/]Vagas, cargos e salários

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo está ofertando 128 vagas mais oportunidades de formação de cadastro reserva para a carreira de Analista Judiciário, que exige nível superior de escolaridade.

Confira a distribuição das oportunidades conforme a área de atuação:

  • Área Administrativa: CR

 

  • Área de Apoio Especializado
    • Administração: CR
    • Arquitetura: CR
    • Arquivologia: CR
    • Biblioteconomia: CR
    • Comunicação Social: CR
    • Contabilidade: CR
    • Direito: 5 vagas
    • Economia: CR
    • Enfermagem: CR
    • Engenharia Civil: CR
    • Engenharia Elétrica: CR
    • Engenharia Mecânica: CR
    • Estatística: CR
    • Licenciatura em Letras: CR
    • Medicina do Trabalho: CR
    • Pedagogia: CR
    • Psicologia: 5 vagas
    • Serviço Social: 5 vagas
    • Taquigrafia: 1 vaga

 

  • Área Judiciária
    • Comissário de Justiça da Infância e Juventude: CR
    • Direito: 85 vagas
    • Execução Penal: 2 vagas
    • Oficial de Justiça Avaliador: 20 vagas
    • Contador: 5 vagas

 

O salário inicial dos aprovados será de R$ 6.713,00, com exceção dos selecionados para a vaga de Analista Judiciário – Área Judiciária – Contador, que farão jus a proventos iniciais de R$ R$ 9.596,81.

No entanto, note que, de acordo com a estrutura remuneratória da carreira, os vencimentos finais podem chegar a R$ 12,8 mil:

 

Ademais, os servidores deverão cumprir jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Cabe ressaltar que uma nova seleção para o órgão não acontece há 12 anos. Portanto, é esperado um grande número de inscrições.

Além disso, pode haver um número considerável de convocações, uma vez que o cargo de Analista Judiciário conta com 3.188 vacâncias.

Finalmente, vale destacar que a seleção terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

[ps2id id=’requisitos’ target=”/]Requisitos

Confira os requisitos básicos para a admissão:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

 

Os requisitos específicos, por sua vez, estão diretamente atrelados à área de graduação acadêmica/especialização do candidato, que deve ser correspondente à especialidade almejada.

Vale ressaltar que a os concorrentes à Área Administrativa podem possuir graduação em qualquer curso de nível superior, assim como os candidatos à Área de Apoio Especializado – Taquigrafia.

Além disso, a especialidade de Comunicação Social admite as seguintes graduações:

  • Comunicação Social
  • Jornalismo
  • Publicidade e Propaganda
  • Relações Públicas

 

Ademais, todos os candidatos à Área Jurídica devem ter graduação em Direito, com exceção do Contador, que deve ser graduado em Ciências Contábeis.

Além do mais, é necessário possuir registro ativo no respectivo conselho de classe de cada área, quando houver.

[ps2id id=’etapas-provas’ target=”/]Etapas e Provas do concurso TJ ES 2023

Confira as etapas avaliativas que irão compor a seleção do TJ ES:

  • Prova
    • Objetiva (eliminatória e classificatória)
    • Discursiva (eliminatória e classificatória)
    • de Apanhamento Taquigráfico (eliminatória e classificatória, apenas para a especialidade de Taquigrafia)

 

Os exames objetivo e discursivo serão aplicados no dia 19 de março de 2023 e terão duração de quatro horas e meia, sendo realizadas no turno da tarde.

As avaliações objetivas contarão com 120 questões de julgamento “Certo ou Errado” divididas entre Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70)

Confira as disciplinas de Conhecimentos Gerais, comuns a todas as áreas e especialidades:

  • Língua Portuguesa
  • Ética no Serviço Público
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Legislação Local

 

prova discursiva, por sua vez, consistirá na redação de um texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a Atualidades. O candidato deverá primar pela coerência e coesão.

O exame avaliará os seguintes aspectos:

  • Conteúdo (conhecimento do tema);
  • Capacidade de expressão na modalidade escrita;
  • Uso das normas do registro formal padrão da língua portuguesa.

 

Finalmente, os candidatos à especialidade de Taquigrafia aprovados nas avaliações objetiva e discursiva deverão se submeter à prova de apanhamento taquigráfico.

A etapa consistirá de duas partes. Confira:

  • Parte 1
    • Apanhamento taquigráfico, durante cinco minutos, de ditado feito em velocidade média de 110 palavras por minuto, seguido de tradução digitada em computador compatível com IBM/PC, em processador de texto, com prazo máximo de duas horas, totalizando 5 pontos.

 

  • Parte 2
    • Apanhamento taquigráfico, durante cinco minutos, de ditado feito em velocidade média de 115 palavras por minuto, seguido de tradução digitada em computador compatível com IBM/PC, em processador de texto, com prazo máximo de duas horas, totalizando 5 pontos.

 

[ps2id id=’atribuicoes’ target=”/]Atribuições

Finalmente, confira algumas da funções pertinentes a cada uma das especialidades contempladas pelo certame:

Área Administrativa

  • Realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria;
  • Planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade.

 

Área de Apoio Especializado

  • Administração
    • Efetuar levantamento, pesquisa, análise e interpretação de dados para elaboração de planos de ação, projetos e pareceres relacionados com as atividades de administração de material, recursos humanos e financeira, planejamentos, auditoria e outros;
    • Realizar estudos e desenvolver trabalhos de movimentação de materiais, níveis de estoque, padronização, pesquisa de mercado, organização e arranjo físico de almoxarifados, compras e outras atividades relacionadas com material.

 

  • Arquitetura
    • Realizar atividades técnicas a fim de garantir a qualidade técnica dos projetos arquitetônicos de obras e  edificações, bem como favorecer a adequada ocupação e ambientação do espaço físico;
    • Fiscalizar e gerenciar, técnica e administrativamente, as obras executadas pelo Tribunal de Justiça mediante contratos e convênios.

 

  • Arquivologia
    • Acompanhar vistorias das instalações prediais, observando normas técnicas e consultando relatórios e planilhas de gastos, além de prestar assistência em atividades inerentes à sua área de atuação e em outras de mesma natureza e grau de complexidade;
    • Executar atividades relacionadas à tramitação, utilização, avaliação e arquivamento de documentos.

 

  • Bibliotecomia
    • Classificar, catalogar e manter registros de materiais integrantes do acervo bibliotecário;
    • Estabelecer e executar a política de seleção, aquisição e catalogação de livros, periódicos e publicação da Secretaria e dos Fóruns, bem como dos atos legislativos do Diário Oficial da União e do Estado.

 

  • Comunicação Social
    • Realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional do Tribunal de Justiça em matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
    • Prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa.

 

  • Contabilidade
    • Executar atividades relativas à elaboração do orçamento, planificação de contas, detalhamento de despesas, serviços contábeis, balanços, balancetes, demonstrativos de movimento de contas, cálculo de faturas, tabelas de vencimentos, folhas de pagamento e organização de processos de prestação de contas;
    • Elaborar planos, projetos e relatórios relativos à área de atuação.

 

  • Direito
    • Realizar atividades de natureza técnica, realizadas privativamente por bacharéis em Direito, a fim de fornecer suporte técnico e administrativo, compreendendo ações de planejamento, organização, coordenação, supervisão técnica, assessoramento, estudo e pesquisa;
    • Elaborar laudos, atos administrativos, pareceres ou informações, relatórios e execução de tarefas de natureza jurídica e administrativa, fundamentados em legislação e/ou normas técnicas.

 

  • Economia
    • Executar atividades relacionadas com o planejamento, a elaboração, a execução e o acompanhamento na área socioeconômica, financeira e orçamentária;
    • Participar de equipes multifuncionais e executar atividades relacionadas com o planejamento técnico e operacional e acompanhamento e avaliação de programas e projetos.

 

  • Enfermagem
    • Executar procedimentos específicos de enfermagem;
    • Realizar consultas de enfermagem.

 

  • Engenharia Civil
    • Realizar atividades técnicas a fim de garantir os padrões de qualidade técnica e segurança das obras e reparos de edificações, bem como a adequada manutenção de instalações;
    • Fiscalizar e gerenciar, técnica e administrativamente, as obras executadas pelo Tribunal de Justiça mediante.

 

  • Engenharia Elétrica
    • Elaborar projetos relativos à construção, conservação e reforma dos prédios do Tribunal de Justiça;
    • Acompanhar e fiscalizar obras e serviços.

 

  • Engenharia Mecânica
    • Realizar atividades de natureza técnica, relacionadas ao planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam a implementação, o acompanhamento e a fiscalização de projetos mecânicos, a manutenção de máquinas, equipamentos mecânicos e eletromecânicos, sistemas de refrigeração, condicionamento de ar, elevadores e grupos geradores;
    • Realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática.

 

  • Estatística
    • Planejar e desenvolver investigações estatísticas;
    • Coordenar os trabalhos de coleta, análise e interpretação de dados.

 

  • Licenciatura em Letras
    • Realizar atividades de natureza técnica relacionadas ao planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam elaboração, análise, revisão e adequação gramatical e de estilo, de textos técnicos e de outras produções em língua portuguesa;
    • Realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática.

 

  • Medicina do Trabalho
    • Realizar consultas, exames, diagnósticos e inspeções de saúde, principalmente relacionadas à saúde ocupacional dos servidores do Poder Judiciário;
    • Solicitar exames.

 

  • Pedagogia
    • Realizar atividades de supervisão e orientação com relação a tarefas concernentes à execução especializada de trabalhos pedagógicos, tais como planejar, coordenar e elaborar diagnósticos, utilizando recursos pedagógicos e técnicas especiais;
    • Realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática.

 

  • Psicologia
    • Prestar assessoria técnica à autoridade judiciária e consultoria a outras entidades, em assuntos pertinentes ao âmbito sociojurídico;
    • Atender às determinações judiciais de laudos periciais advindas das varas judiciais, assessorando magistrados no âmbito da competência Psicológica, avaliando as condições intelectuais e emocionais do indivíduo.

 

  • Serviço Social
    • Elaborar laudos, relatórios e pareceres sociais, assegurada a livre manifestação do ponto de vista técnico, podendo sugerir medidas sociais e legais nos autos dos processos como subsídio à 0 (sede) autoridade judiciária;
    • Identificar, articular e encaminhar à rede socioassistencial as demandas colocadas pelas expressões das questões sociais que afetam a criança, o adolescente, o apenado e as entidades familiares em processos de litígio.

 

  • Taquigrafia
    • Taquigrafar relatórios, debates e votos orais, bem como outros pronunciamentos feitos durante sessões de julgamentos, solenidades e conferências;
    • Fazer a tradução do apanhamento.

 

Área Judiciária

  • Comissário de Justiça da Infância e Juventude
    • Exercer vigilância sobre menores em geral, procedendo a diligências relativas aos menores, seus pais, tutores ou encarregados da sua guarda;
    • Deter ou apreender menor abandonado ou infrator, apresentando-o imediatamente à autoridade competente ou Juiz.

 

  • Direito
    • Desempenhar atividades de apoio jurídico e administrativo, executando as determinações do Chefe de Secretaria e do Juiz da Vara e/ou Comarca, substituindo aquele em suas faltas e impedimentos, desde que preenchidos os requisitos legais;
    • Proceder a estudos e pesquisas na legislação, na jurisprudência e na doutrina pertinente para fundamentar a análise de processo e emissão de informação técnica.

 

  • Execução Penal
    • Conferir guias de execução e de internamento;
    • Conferir cálculos de custas e multas.

 

  • Oficial de Justiça Avaliador
    • Executar atividades de apoio de natureza processual por determinação judicial e, ainda, cumprir as determinações do Juiz da Comarca/Vara, fazendo citação, intimação, notificação, arresto, sequestro, alvará de soltura, condução coercitiva, penhora, depósito de bens, busca e apreensão, despejo e desocupação de imóveis, nunciação e embargo de obras, imissão de posse, reintegração de posse, prisão civil e demais diligências que lhe forem determinadas;
    • Lavrar autos, termos e certidões das diligências que praticar.

 

  • Contador
    • Efetuar cálculo das contas dos processos e delas intimar as partes;
    • Expedir guias para recolhimento das custas ou emolumentos devidos pela parte.

 

[ps2id id=’último-servidores’ target=”/]Concurso TJ ES: Último edital

O último concurso TJ ES para servidores aconteceu em 2010 e também ficou sob organização do Cebraspe (à época, ainda CESPE/UnB).

O certame ofertou 455 vagas para o cargo de Analista Judiciário. A jornada de trabalho também era de 30 horas semanais.

Os requisitos eram ensino médio/técnico ou superior de escolaridade, a depender da área de atuação.

Para nível médio/técnico, foram ofertadas oportunidades para as seguintes áreas:

  • Técnico em
    • Informática
    • Contabilidade
    • Edificações
    • Eletrônica
    • Mecânica
    • Telecomunicações

 

Já no caso de nível superior, as especialidades contempladas foram as seguintes:

  • Administração
  • Análise de Banco de Dados
  • Sistemas
  • Suporte
  • Arquitetura
  • Arquivologia
  • Comunicação Social
  • Contabilidade
  • Direito
  • Economia
  • Enfermagem
  • Engenharia
    • Civil
    • Elétrica
    • Mecânica
  • Estatística
  • Informática
  • Letras
  • Medicina do Trabalho
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Taquigrafia
  • Comissário da Infância e da Juventude
  • Execução Penal
  • Oficial de Justiça Avaliador

 

Quanto à forma de avaliação dos concorrentes, também foram aplicadas provas objetiva e discursiva. Os candidatos de nível médio/técnico realizaram apenas a primeira. Além disso, também houve avaliação de títulos para os candidatos de nível superior, bem como prova prática para os concorrentes à Taquigrafia.

[ps2id id=’sobre-tj-es’ target=”/]Sobre o TJ ES

Conheça um pouco melhor o Tribunal de Justiça do Espírito Santo conferindo sua estrutura organizacional:

Missão

“Assegurar a todos, indistintamente, a solução adequada dos conflitos apresentados à justiça capixaba de forma acessível, célere e efetiva, contribuindo para a promoção da paz social e fortalecimento do Estado Democrático de Direito”.

Visão

“Ser uma Instituição que promove a justiça para todos com credibilidade e gestão de excelência”.

Histórico de Notícias

25/05/2023

Concurso TJ SE: Edital até junho e provas em outubro, informa tribunal!

O edital do concurso TJ SE tem previsão de ser publicado até o final do mês de junho, com provas acontecendo em outubro. Veja detalhes!

Continuar lendo
13/03/2023

Concurso TJ ES: Quase 20 mil inscritos. Locais de prova disponíveis!

As provas objetivas do concurso TJ ES serão aplicadas no próximo dia 19 de março. São quase 20 mil inscritos para 128 vagas; consulte seu local de prova.

Continuar lendo
26/10/2022

Concurso TJ ES: Presidente do Tribunal destaca a necessidade de edital!

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Fabio Clem de Oliveira, reforçou a necessidade de realização do novo concurso TJ ES. Saiba mais!

Continuar lendo
08/08/2022

Concurso TJ ES: Comissão formada para seleção de servidores. 150 vagas!

Foi publicado no Diário Oficial a formação da comissão organizadora do concurso TJ ES! O próximo passo é a escolha da banca organizadora! Saiba mais!

Continuar lendo
28/06/2022

Concurso TJ ES: Realização de edital será discutida em assembleia do Sindijudiciário!

O edital do concurso TJ ES deverá ser publicado em breve. O documento será discutido em assembleia extraordinária nesta semana. São mais de 700 vacâncias!

Continuar lendo
13/06/2022

Concurso TJ ES: Edital em breve, informa presidente do Tribunal!

O edital do concurso TJ ES deverá ser publicado em breve, segundo o presidente do órgão, desembargador Fabio Clem. São mais de 700 vacâncias!

Continuar lendo