Concurso TJ ES: Edital publicado. 128 vagas e até R$ 12 mil!

Notícia para os concurseiros capixabas: o edital do concurso TJ ES foi publicado! São ofertadas vagas para Analista, com diversas especialidades contempladas. Sem seleção há 12 anos e com mais de 3 mil vacâncias para a carreira, o número de convocações pode ser considerável.

Concurso TJ SE 2023: Gabarito preliminar disponível. Confira!

Notícia para os concurseiros capixabas: o edital do concurso TJ ES foi publicado!

São ofertadas vagas para Analista, com diversas especialidades contempladas. Sem seleção há 12 anos e com mais de 3 mil vacâncias para a carreira, o número de convocações pode ser considerável.

Se você se interessa pela oportunidade, continue por aqui e fique por dentro de todos os detalhes!

 

[ps2id id=’inscricoes’ target=”/]Concurso TJ ES: Inscrição

As inscrições poderão ser realizadas entre as 10 horas do dia 16 de janeiro e as 18 horas do dia 06 de fevereiro de 2023 por meio do site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), banca organizadora do certame.

taxa de inscrição foi fixada no valor de R$ 100,00 e pode ser paga até o dia 08 de fevereiro de 2023.

Haverá possibilidade de isenção do valor para os candidatos que se enquadrarem em um ou mais dos critérios a seguir:

  • Membro de família de baixa renda e inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • Doador de medula óssea;
  • Pessoa física que se declara isenta de apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física e que comprove a soma da renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
  • Eleitor convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral do Estado do Espírito Santo, que prestarem serviços no período eleitoral;
  • Pessoa com deficiência;
  • Doador de sangue.

 

O benefício poderá ser solicitado entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2023, a partir das 10 horas do primeiro dia até as 18 horas do último.

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[ps2id id=’vagas’ target=”/]Vagas, cargos e salários

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo está ofertando 128 vagas mais oportunidades de formação de cadastro reserva para a carreira de Analista Judiciário, que exige nível superior de escolaridade.

Confira a distribuição das oportunidades conforme a área de atuação:

  • Área Administrativa: CR

 

  • Área de Apoio Especializado
    • Administração: CR
    • Arquitetura: CR
    • Arquivologia: CR
    • Biblioteconomia: CR
    • Comunicação Social: CR
    • Contabilidade: CR
    • Direito: 5 vagas
    • Economia: CR
    • Enfermagem: CR
    • Engenharia Civil: CR
    • Engenharia Elétrica: CR
    • Engenharia Mecânica: CR
    • Estatística: CR
    • Licenciatura em Letras: CR
    • Medicina do Trabalho: CR
    • Pedagogia: CR
    • Psicologia: 5 vagas
    • Serviço Social: 5 vagas
    • Taquigrafia: 1 vaga

 

  • Área Judiciária
    • Comissário de Justiça da Infância e Juventude: CR
    • Direito: 85 vagas
    • Execução Penal: 2 vagas
    • Oficial de Justiça Avaliador: 20 vagas
    • Contador: 5 vagas

 

O salário inicial dos aprovados será de R$ 6.713,00, com exceção dos selecionados para a vaga de Analista Judiciário – Área Judiciária – Contador, que farão jus a proventos iniciais de R$ R$ 9.596,81.

No entanto, note que, de acordo com a estrutura remuneratória da carreira, os vencimentos finais podem chegar a R$ 12,8 mil:

TJ ES Salário Analista

 

Ademais, os servidores deverão cumprir jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Cabe ressaltar que uma nova seleção para o órgão não acontece há 12 anos. Portanto, é esperado um grande número de inscrições.

Além disso, pode haver um número considerável de convocações, uma vez que o cargo de Analista Judiciário conta com 3.188 vacâncias.

Finalmente, vale destacar que a seleção terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

[ps2id id=’requisitos’ target=”/]Requisitos

Confira os requisitos básicos para a admissão:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

 

Os requisitos específicos, por sua vez, estão diretamente atrelados à área de graduação acadêmica/especialização do candidato, que deve ser correspondente à especialidade almejada.

Vale ressaltar que a os concorrentes à Área Administrativa podem possuir graduação em qualquer curso de nível superior, assim como os candidatos à Área de Apoio Especializado – Taquigrafia.

Além disso, a especialidade de Comunicação Social admite as seguintes graduações:

  • Comunicação Social
  • Jornalismo
  • Publicidade e Propaganda
  • Relações Públicas

 

Ademais, todos os candidatos à Área Jurídica devem ter graduação em Direito, com exceção do Contador, que deve ser graduado em Ciências Contábeis.

Além do mais, é necessário possuir registro ativo no respectivo conselho de classe de cada área, quando houver.

[ps2id id=’etapas-provas’ target=”/]Etapas e Provas do concurso TJ ES 2023

Confira as etapas avaliativas que irão compor a seleção do TJ ES:

  • Prova
    • Objetiva (eliminatória e classificatória)
    • Discursiva (eliminatória e classificatória)
    • de Apanhamento Taquigráfico (eliminatória e classificatória, apenas para a especialidade de Taquigrafia)

 

Os exames objetivo e discursivo serão aplicados no dia 19 de março de 2023 e terão duração de quatro horas e meia, sendo realizadas no turno da tarde.

As avaliações objetivas contarão com 120 questões de julgamento “Certo ou Errado” divididas entre Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70)

Confira as disciplinas de Conhecimentos Gerais, comuns a todas as áreas e especialidades:

  • Língua Portuguesa
  • Ética no Serviço Público
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Legislação Local

 

prova discursiva, por sua vez, consistirá na redação de um texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a Atualidades. O candidato deverá primar pela coerência e coesão.

O exame avaliará os seguintes aspectos:

  • Conteúdo (conhecimento do tema);
  • Capacidade de expressão na modalidade escrita;
  • Uso das normas do registro formal padrão da língua portuguesa.

 

Finalmente, os candidatos à especialidade de Taquigrafia aprovados nas avaliações objetiva e discursiva deverão se submeter à prova de apanhamento taquigráfico.

A etapa consistirá de duas partes. Confira:

  • Parte 1
    • Apanhamento taquigráfico, durante cinco minutos, de ditado feito em velocidade média de 110 palavras por minuto, seguido de tradução digitada em computador compatível com IBM/PC, em processador de texto, com prazo máximo de duas horas, totalizando 5 pontos.

 

  • Parte 2
    • Apanhamento taquigráfico, durante cinco minutos, de ditado feito em velocidade média de 115 palavras por minuto, seguido de tradução digitada em computador compatível com IBM/PC, em processador de texto, com prazo máximo de duas horas, totalizando 5 pontos.

 

[ps2id id=’atribuicoes’ target=”/]Atribuições

Finalmente, confira algumas da funções pertinentes a cada uma das especialidades contempladas pelo certame:

Área Administrativa

  • Realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria;
  • Planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade.

 

Área de Apoio Especializado

  • Administração
    • Efetuar levantamento, pesquisa, análise e interpretação de dados para elaboração de planos de ação, projetos e pareceres relacionados com as atividades de administração de material, recursos humanos e financeira, planejamentos, auditoria e outros;
    • Realizar estudos e desenvolver trabalhos de movimentação de materiais, níveis de estoque, padronização, pesquisa de mercado, organização e arranjo físico de almoxarifados, compras e outras atividades relacionadas com material.

 

  • Arquitetura
    • Realizar atividades técnicas a fim de garantir a qualidade técnica dos projetos arquitetônicos de obras e  edificações, bem como favorecer a adequada ocupação e ambientação do espaço físico;
    • Fiscalizar e gerenciar, técnica e administrativamente, as obras executadas pelo Tribunal de Justiça mediante contratos e convênios.

 

  • Arquivologia
    • Acompanhar vistorias das instalações prediais, observando normas técnicas e consultando relatórios e planilhas de gastos, além de prestar assistência em atividades inerentes à sua área de atuação e em outras de mesma natureza e grau de complexidade;
    • Executar atividades relacionadas à tramitação, utilização, avaliação e arquivamento de documentos.

 

  • Bibliotecomia
    • Classificar, catalogar e manter registros de materiais integrantes do acervo bibliotecário;
    • Estabelecer e executar a política de seleção, aquisição e catalogação de livros, periódicos e publicação da Secretaria e dos Fóruns, bem como dos atos legislativos do Diário Oficial da União e do Estado.

 

  • Comunicação Social
    • Realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional do Tribunal de Justiça em matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
    • Prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa.

 

  • Contabilidade
    • Executar atividades relativas à elaboração do orçamento, planificação de contas, detalhamento de despesas, serviços contábeis, balanços, balancetes, demonstrativos de movimento de contas, cálculo de faturas, tabelas de vencimentos, folhas de pagamento e organização de processos de prestação de contas;
    • Elaborar planos, projetos e relatórios relativos à área de atuação.

 

  • Direito
    • Realizar atividades de natureza técnica, realizadas privativamente por bacharéis em Direito, a fim de fornecer suporte técnico e administrativo, compreendendo ações de planejamento, organização, coordenação, supervisão técnica, assessoramento, estudo e pesquisa;
    • Elaborar laudos, atos administrativos, pareceres ou informações, relatórios e execução de tarefas de natureza jurídica e administrativa, fundamentados em legislação e/ou normas técnicas.

 

  • Economia
    • Executar atividades relacionadas com o planejamento, a elaboração, a execução e o acompanhamento na área socioeconômica, financeira e orçamentária;
    • Participar de equipes multifuncionais e executar atividades relacionadas com o planejamento técnico e operacional e acompanhamento e avaliação de programas e projetos.

 

  • Enfermagem
    • Executar procedimentos específicos de enfermagem;
    • Realizar consultas de enfermagem.

 

  • Engenharia Civil
    • Realizar atividades técnicas a fim de garantir os padrões de qualidade técnica e segurança das obras e reparos de edificações, bem como a adequada manutenção de instalações;
    • Fiscalizar e gerenciar, técnica e administrativamente, as obras executadas pelo Tribunal de Justiça mediante.

 

  • Engenharia Elétrica
    • Elaborar projetos relativos à construção, conservação e reforma dos prédios do Tribunal de Justiça;
    • Acompanhar e fiscalizar obras e serviços.

 

  • Engenharia Mecânica
    • Realizar atividades de natureza técnica, relacionadas ao planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam a implementação, o acompanhamento e a fiscalização de projetos mecânicos, a manutenção de máquinas, equipamentos mecânicos e eletromecânicos, sistemas de refrigeração, condicionamento de ar, elevadores e grupos geradores;
    • Realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática.

 

  • Estatística
    • Planejar e desenvolver investigações estatísticas;
    • Coordenar os trabalhos de coleta, análise e interpretação de dados.

 

  • Licenciatura em Letras
    • Realizar atividades de natureza técnica relacionadas ao planejamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam elaboração, análise, revisão e adequação gramatical e de estilo, de textos técnicos e de outras produções em língua portuguesa;
    • Realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática.

 

  • Medicina do Trabalho
    • Realizar consultas, exames, diagnósticos e inspeções de saúde, principalmente relacionadas à saúde ocupacional dos servidores do Poder Judiciário;
    • Solicitar exames.

 

  • Pedagogia
    • Realizar atividades de supervisão e orientação com relação a tarefas concernentes à execução especializada de trabalhos pedagógicos, tais como planejar, coordenar e elaborar diagnósticos, utilizando recursos pedagógicos e técnicas especiais;
    • Realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática.

 

  • Psicologia
    • Prestar assessoria técnica à autoridade judiciária e consultoria a outras entidades, em assuntos pertinentes ao âmbito sociojurídico;
    • Atender às determinações judiciais de laudos periciais advindas das varas judiciais, assessorando magistrados no âmbito da competência Psicológica, avaliando as condições intelectuais e emocionais do indivíduo.

 

  • Serviço Social
    • Elaborar laudos, relatórios e pareceres sociais, assegurada a livre manifestação do ponto de vista técnico, podendo sugerir medidas sociais e legais nos autos dos processos como subsídio à 0 (sede) autoridade judiciária;
    • Identificar, articular e encaminhar à rede socioassistencial as demandas colocadas pelas expressões das questões sociais que afetam a criança, o adolescente, o apenado e as entidades familiares em processos de litígio.

 

  • Taquigrafia
    • Taquigrafar relatórios, debates e votos orais, bem como outros pronunciamentos feitos durante sessões de julgamentos, solenidades e conferências;
    • Fazer a tradução do apanhamento.

 

Área Judiciária

  • Comissário de Justiça da Infância e Juventude
    • Exercer vigilância sobre menores em geral, procedendo a diligências relativas aos menores, seus pais, tutores ou encarregados da sua guarda;
    • Deter ou apreender menor abandonado ou infrator, apresentando-o imediatamente à autoridade competente ou Juiz.

 

  • Direito
    • Desempenhar atividades de apoio jurídico e administrativo, executando as determinações do Chefe de Secretaria e do Juiz da Vara e/ou Comarca, substituindo aquele em suas faltas e impedimentos, desde que preenchidos os requisitos legais;
    • Proceder a estudos e pesquisas na legislação, na jurisprudência e na doutrina pertinente para fundamentar a análise de processo e emissão de informação técnica.

 

  • Execução Penal
    • Conferir guias de execução e de internamento;
    • Conferir cálculos de custas e multas.

 

  • Oficial de Justiça Avaliador
    • Executar atividades de apoio de natureza processual por determinação judicial e, ainda, cumprir as determinações do Juiz da Comarca/Vara, fazendo citação, intimação, notificação, arresto, sequestro, alvará de soltura, condução coercitiva, penhora, depósito de bens, busca e apreensão, despejo e desocupação de imóveis, nunciação e embargo de obras, imissão de posse, reintegração de posse, prisão civil e demais diligências que lhe forem determinadas;
    • Lavrar autos, termos e certidões das diligências que praticar.

 

  • Contador
    • Efetuar cálculo das contas dos processos e delas intimar as partes;
    • Expedir guias para recolhimento das custas ou emolumentos devidos pela parte.

 

[ps2id id=’último-servidores’ target=”/]Concurso TJ ES: Último edital

O último concurso TJ ES para servidores aconteceu em 2010 e também ficou sob organização do Cebraspe (à época, ainda CESPE/UnB).

O certame ofertou 455 vagas para o cargo de Analista Judiciário. A jornada de trabalho também era de 30 horas semanais.

Os requisitos eram ensino médio/técnico ou superior de escolaridade, a depender da área de atuação.

Para nível médio/técnico, foram ofertadas oportunidades para as seguintes áreas:

  • Técnico em
    • Informática
    • Contabilidade
    • Edificações
    • Eletrônica
    • Mecânica
    • Telecomunicações

 

Já no caso de nível superior, as especialidades contempladas foram as seguintes:

  • Administração
  • Análise de Banco de Dados
  • Sistemas
  • Suporte
  • Arquitetura
  • Arquivologia
  • Comunicação Social
  • Contabilidade
  • Direito
  • Economia
  • Enfermagem
  • Engenharia
    • Civil
    • Elétrica
    • Mecânica
  • Estatística
  • Informática
  • Letras
  • Medicina do Trabalho
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Taquigrafia
  • Comissário da Infância e da Juventude
  • Execução Penal
  • Oficial de Justiça Avaliador

 

Quanto à forma de avaliação dos concorrentes, também foram aplicadas provas objetiva e discursiva. Os candidatos de nível médio/técnico realizaram apenas a primeira. Além disso, também houve avaliação de títulos para os candidatos de nível superior, bem como prova prática para os concorrentes à Taquigrafia.

[ps2id id=’sobre-tj-es’ target=”/]Sobre o TJ ES

Conheça um pouco melhor o Tribunal de Justiça do Espírito Santo conferindo sua estrutura organizacional:

Missão

“Assegurar a todos, indistintamente, a solução adequada dos conflitos apresentados à justiça capixaba de forma acessível, célere e efetiva, contribuindo para a promoção da paz social e fortalecimento do Estado Democrático de Direito”.

Visão

“Ser uma Instituição que promove a justiça para todos com credibilidade e gestão de excelência”.