- Página Inicial
- Concurso Nacional de Magistratura – ENAM: Edital publicado!
Atenção, concurseiros da área judicial! O primeiro edital do concurso ENAM (Exame Nacional da Magistratura) foi publicado!
O certame visa a habilitação de candidatos nos concursos para a carreira de Juiz, realizados por todos os Tribunais.
Continue com a gente e confira todas as informações!
O interessado no concurso ENAM, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), deverá realizar a inscrição no site da FGV , banca organizadora, entre às 16h do dia 07 de fevereiro e às 16h do dia 07 de março de 2024.
Para efetivar a inscrição, o interessado deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 120,00, até o dia 08 de março de 2024.
Além disso, haverá a isenção da taxa de inscrição para os seguintes candidatos:
Atenção! O período para solicitar o benefício será de 07 à 09 de fevereiro!
É importante ressaltar que o ENAM será realizado pelo menos uma vez por ano, com a meta ideal de duas edições anuais.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
A seleção tem como objetivo a habilitação de candidatos para o cargo de Juiz, que será oferecido pelos Tribunais Regionais Federais, Tribunais do Trabalho, Tribunais Militares e Tribunais dos Estados e do Distrito Federal.
A aprovação no certame será obrigatória e pré-requisito para pessoas que pretendem concorrer a concursos para magistratura.
Nesse contexto, é importante ressaltar que a seleção não pressupõe o preenchimento de vagas ou concorrência, já que o foco está na preparação e qualificação dos candidatos para assumirem a posição de Juiz nos diversos âmbitos judiciários.
As exigências básicas para participação no concurso ENAM são:
O concurso será realizado por meio de etapa única de seleção, sendo ela a Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
A prova será aplicada no dia 14 de abril de 2024, das 13h às 18h, nos seguintes municípios:
A prova será composta por 80 questões de múltipla escolha, onde serão cobradas as seguintes disciplinas:
Será considerada habilitada a pessoa que obtiver, no mínimo, 56 acertos nas questões do conjunto dos ramos de conhecimento. Enquanto no caso da pessoa autodeclarada negra ou indígena, no mínimo, 40 acertos nas questões.
Os candidatos serão habilitados para concorrer aos seguintes Tribunais:
Tribunais Regionais Federais (TRF)
Tribunais Regionais do Trabalho
Tribunais Militares
Tribunais dos Estados e do Distrito Federal
Confira todos os concursos abertos a nível nacional!
O Exame Nacional da Magistratura (ENAM) é o processo seletivo nacional e unificado que confere habilitação para inscrição em concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos territórios.
As regras para realização do certame foram estabelecidas na Resolução n. 7 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em 7 de dezembro. A Escola foi escolhida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para realizar o certame, por meio da Resolução n. 531, de 14 de novembro de 2023.
Com o ENAM, o CNJ busca assegurar que os processos seletivos para a magistratura ocorram de forma a valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura.
O Exame Nacional da Magistratura (ENAM) avalia o desempenho e colabora para: