Concurso Ministério do Turismo: Órgão aguarda autorização para nova seleção!

Boas novas, concurseiros! Após 10 anos da realização do último concurso, um novo pedido foi enviado ao MGI para a realização do concurso Ministério do Turismo! Órgão conta com 35 cargos vagos!  Confira todos os detalhes! 

Fachada do Ministério do Turismo, em Brasília, Distrito Federal.
Após 10 anos, um novo pedido foi enviado ao MGI para a realização do concurso do Ministério do Turismo.

Boas novas, concurseiros! Após 10 anos da realização do último concurso, um novo pedido foi enviado ao MGI para a realização do concurso Ministério do Turismo!

Órgão conta com 35 cargos vagos!

Confira todos os detalhes!

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[ps2id id=’situação’ target=”/]Pedido de autorização do concurso Ministério do Turismo

No dia 1º de março de 2023, o Ministério do Turismo enviou um pedido ao Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) solicitando a realização de um novo concurso!

O pedido destaca a necessidade de fortalecimento do quadro de pessoal do Ministério!

Desde sua criação em 2003, foram realizados apenas três concursos para o provimento de 264 cargos efetivos. Destes servidores, apenas 192 permaneceram em exercício em 2018, representando uma evasão de 27% dos servidores.

Esta não é a primeira solicitação de autorização para um novo concurso!

Em maio de 2023, foi solicitada a realização de um novo certame para a oferta de 50 vagas. Já em 2022, o MTur protocolou uma solicitação ao governo para preenchimento de 113 vagas.

Atualmente, o órgão possui 35 cargos vagos no quadro de pessoal. No entanto, a publicação do edital dependerá da avaliação da demanda pelo MGI, que decide quais órgãos receberão autorização, levando em conta a disponibilidade financeira e orçamentária.

A ministra Esther Dweck, à frente do ministério, avalia as prioridades e estabelece os critérios para a concessão de autorizações, considerando as necessidades dos diferentes órgãos e as demandas do serviço público.

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[ps2id id=’último’ target=”/]Último concurso Ministério do Turismo

O último certame do Ministério do Turismo foi publicado em 2013, sob organização da Esaf.

A seleção ofertou 52 vagas de nível superior para os seguintes cargos:

  • Analista Técnico-Administrativo: 37
  • Contador: 03
  • Engenheiro: 10
  • Estatístico: 02

As remunerações dos cargos foram de R$ 4.247,82 para Analista e Contador e de R$ 5.212,38 para Engenheiro e Estatístico.

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Requisitos

As exigências básicas para investidura nos cargos foram:

  • ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida neste Edital;
  • ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18/04/1972;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  •  ter idade mínima de 18 anos;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por junta médica do Ministério do Turismo, Unidades SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) ou ainda do SUS (Sistema Único de Saúde);
  • possuir diploma de curso superior concluído, em nível de graduação, conforme indicado no subitem 1.2, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC);
  • apresentar certidão dos setores de distribuição dos foros criminais dos lugares em que tenha residido, nos últimos cinco anos, da Justiça Federal e Estadual;
  • apresentar folha de antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos Estados onde tenha residido nos últimos cinco anos, expedida, no máximo, há 6 (seis) meses;
  • apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

Já os requisitos específicos foram:

Analista Técnico-Administrativo: diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC

Contador: diploma devidamente registrado, de curso de graduação em Ciências Contábeis, e registro profissional no órgão de classe competente

Engenheiro: diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro profissional no órgão de classe competente.

Estatístico: diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de nível superior em Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro profissional no órgão de classe competente.

Etapas de Seleção

O concurso Ministério do Turismo foi realizado por meio de etapa única de seleção, sendo ela a Prova Objetiva.

De caráter eliminatório e classificatório, a prova foi dividida entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.

Composta por 115 questões de múltipla escolha, foram avaliadas as seguintes disciplinas:

Conhecimentos básicos

Língua Portuguesa (15)

Ética do Servidor na Administração Pública (10)

Raciocínio Lógico-Quantitativo (10)

Direito Constitucional (10)

Direito Administrativo (10)

Legislação Aplicada ao Mtur (10)

Conhecimentos específicos (50)

Somente foi considerado aprovado e classificado no concurso, por Cargo, o candidato que, cumulativamente, atendeu às seguintes condições:

  • ter obtido, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos ponderados correspondentes à Prova Objetiva 1;
  • ter obtido, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos ponderados correspondentes à Prova Objetiva 2;
  • ter obtido, no mínimo, 60% (sessenta por cento) do somatório dos pontos ponderados do conjunto das Provas Objetivas 1 e 2;
  • ter sido classificado, em decorrência do somatório dos pontos totais ponderados obtidos nas Provas Objetivas, até o número máximo estabelecido no Anexo II do Decreto nº 6.944/2009, observado o §3º do art. 16 do mesmo Decreto.

[ps2id id=’sobre’ target=”/]Sobre o Ministério do Turismo

O Mtur (Ministério do Turismo) é um órgão do governo do Brasil que objetiva “desenvolver o turismo como atividade econômica autossustentável em geração de empregos e divisas, proporcionando inclusão social”.

Foi criado como pasta autônoma por meio da Medida Provisória nº 103, de 1 de janeiro de 2003, posteriormente convertida na lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003. Anteriormente suas atividades eram desempenhadas pelo Ministério do Esporte e Turismo (medida provisória nº 2.216-37/2001).

É composto pela Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, e pelo Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), antiga Empresa Brasileira de Turismo.

A Secretaria Nacional de Políticas do Turismo (SNPT-MTur) tem como função tratar da política nacional relativa ao setor em consonância com as determinações do Conselho Nacional do Turismo. É também responsável por criar políticas para fomentar a atividade.

A Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (SNPDT-MTur) tem como principal atividade tratar da ampliação da infraestrutura em localidades turísticas ou com forte potencial turístico além de trabalhar para a melhoria da qualidade dos serviços prestados por empresas do setor turístico.