Concurso Sesab: Edital publicado! Mais de 3,7 mil vagas abertas!

O edital do concurso Sesab foi publicado, com mais de 3 mil vagas ofertadas, de níveis médio, técnico e superior. Salários podem chegar até R$ 5 mil! Confira os detalhes.

Estudantes em sala de aula estudando e escrevendo / Concurso Sesab
Concurso Sesab divulga primeira retificação

O concurso Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) teve o edital publicado!

São ofertadas mais de 3 mil vagas de níveis médio, técnico e superior para diversos cargos da área da saúde.

Continue nesta página para ficar por dentro de todos os detalhes e se preparar para a aprovação!

Como fazer a inscrição no concurso Sesab?

Para se inscrever no processo seletivo da Sesab, é necessário acessar o portal da banca IDCAP. As inscrições estarão abertas entre os dias 12 e 25 de fevereiro de 2025. Para confirmar a participação na seleção, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que varia entre R$ 41,50 e R$ 58,50, dependendo da escolaridade.

Puderam solicitar isenção total da taxa de inscrição os candidatos que atenderam aos seguintes critérios:

  • Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico)
  • Pessoas de baixa renda

O período para solicitar a isenção foi entre os dias 12 e 13 de fevereiro. Para efetivar a solicitação, os candidatos precisaram enviar a documentação comprobatória dentro do prazo estabelecido.

Interessados no concurso Sesab devem ficar atentos aos prazos para não perder essa oportunidade. Comece sua preparação e acompanhe as informações no edital!

Vagas, cargos e salários do concurso Sesab

O concurso Sesab oferta 3.778 oportunidades para diferentes cargos e especialidades! Confira a distribuição das vagas a seguir:

Nível Médio:

  • Técnico-Administrativo: 802 vagas

Nível Técnico:

  • Técnico De Enfermagem: 1.396 vagas
  • Técnico Em Patologia Clínica: 27 vagas
  • Técnico Em Radiologia: 28 vagas

Nível Superior:

  • Analista Técnico: 346 vagas
  • Assistente Social: 61 vagas
  • Biólogo: 4 vagas
  • Enfermeiro: 647 vagas
  • Farmacêutico: 163 vagas
  • Farmacêutico Bioquímico: 7 vagas
  • Fisioterapeuta: 94 vagas
  • Fonoaudiólogo: 11 vagas
  • Médico Veterinário: 5 vagas
  • Nutricionista: 60 vagas
  • Psicólogo: 33 vagas
  • Sanitarista: 21 vagas
  • Terapeuta Ocupacional: 73 vagas

A remuneração para o concurso da Sesab é atrativa e varia de acordo com o cargo, com salários que vão de R$ 1.654,82 a R$ 5.917,17, contando com a Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) ou, em alguns casos, também da Gratificação de Função (por extensão de jornada).

As jornadas de trabalho também variam, podendo ser de 30 ou 40 horas semanais, conforme a função exercida.

É importante destacar que, por se tratar de um processo seletivo, todas as vagas são temporárias, com contratos de duração de até 36 meses, havendo a possibilidade de prorrogação conforme a necessidade do órgão.

Requisitos para a Sesab

Segundo o edital, serão para tomar posse de um cargo da Sesab, é necessário atender as seguintes exigências:

  • Nacionalidade brasileira ou equiparada
  • Gozo dos direitos políticos
  • Quitação com as obrigações militares e eleitorais
  • Nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo
  • Idade mínima de 18 anos
  • Boa saúde física e mental

Atenção: é necessário possuir o nível de escolaridade de acordo com o cargo pretendido.

Além disso, alguns cargos requerem registro ativo no respectivo conselho de classe e/ou experiência prévia/pós-graduação/título de especialista na área de atuação.

Etapas e provas do concurso da Sesab

O processo seletivo será dividido em duas etapas:

  • Prova objetiva (eliminatória e classificatória)
  • Análise de títulos e experiência profissional (classificatória)

A aplicação dsa prova objetiva está programada para o dia 23 de março.

Prova Objetiva

A primeira fase do concurso consistirá em 50 questões de múltipla escolha. As disciplinas cobradas serão:

  • Língua Portuguesa (10 questões)
  • Políticas Públicas de Saúde (15 questões)
  • Conhecimentos Específicos (25 questões)

As provas serão aplicadas em diversos municípios da Bahia, como Salvador, Feira de Santana, Jacobina, Teixeira de Freitas, Camaçari, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Juazeiro, Guanambi, Vitória da Conquista, Ilhéus, Ipiaú, Jequié e Barreiras.

Análise de Títulos e Experiência Profissional

A segunda fase será a análise de títulos, na qual serão avaliados os documentos apresentados pelos candidatos classificados na primeira fase. Essa etapa visa atribuir pontos extras de acordo com a formação acadêmica e a experiência profissional do candidato, complementando a avaliação da prova objetiva.

O resultado final do concurso será divulgado está previsto para o dia 6 de maio. Nesse momento, os candidatos poderão consultar a classificação final, considerando tanto as provas objetivas quanto a análise de títulos.

O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado para mais dois. Isso possibilita a convocação de mais aprovados!

É importante mencionar que o edital foi retificado, com alterações para alguns cargos e no conteúdo programático.

Com as datas e etapas claras, é importante se preparar bem para cada fase do concurso Sesab!

Materiais preparatórios

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Quando foi o último concurso Sesab?

O último concurso da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ocorreu em 2022 e ofereceu um total de 1.073 vagas para diversas especialidades de níveis médio, técnico e superior.

A organização ficou a cargo da banca AOCP, responsável pela seleção dos candidatos. Os salários variavam de acordo com a função e chegaram até R$ 4.657,15.

Ao final do certame, 392 profissionais foram selecionados para trabalhar na Maternidade Maria da Conceição de Jesus, em Salvador.

Já 681 candidatos foram designados para o Hospital Geral Santa Tereza, situado no município de Ribeira do Pombal.

A seleção foi uma oportunidade significativa para aqueles que buscavam ingressar no setor público da saúde no estado.

O que faz a Sesab?

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia tem por finalidade a formulação da política estadual de saúde, a gestão do Sistema Estadual de Saúde e a execução de ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde, em consonância com as disposições da Lei Federal n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, que constitui o Sistema Único de Saúde – SUS.

Além disso, são competências da SESAB:

  • Formular a política de saúde no Estado e implementar atividades de caráter político-estratégico, objetivando a criação de projetos de governo e mobilização de vontades políticas, recursos econômicos e organizativos;
  • Articular-se com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal e com organizações não governamentais para a elaboração e condução de projetos intersetoriais;
  • Coordenar a elaboração, execução e avaliação do Plano Estadual de Saúde, de acordo com os ditames emanados do Conselho Estadual de Saúde;
  • Monitorar e avaliar, permanentemente, a situação da saúde no Estado;
  • Identificar, analisar e intervir na situação dos fatores envolvidos no processo de saúde/doença;
  • Identificar problemas que ultrapassem a área de abrangência e de influência de cada sistema municipal de saúde e adotar medidas pertinentes;
  • Regular, avaliar e controlar as ações descentralizadas, utilizando parâmetros flexíveis, adaptados à realidade da atenção à saúde, em cada município;
  • Exercer a regulação do Sistema Estadual de Saúde, através da definição, acompanhamento e avaliação de normas, padrões e critérios de excelência para a gestão e funcionamento dos serviços de saúde, voltados para a qualidade da atenção e satisfação do usuário;
  • Promover com equidade a distribuição de recursos, utilizando critérios de “discriminação positiva” em bases epidemiológicas e sociais, na definição de parâmetros para a transferência de recursos aos municípios;
  • Definir e executar uma política de educação permanente, diretamente e em articulação com instituições de ensino em saúde;
  • Desenvolver ações de comunicação com a sociedade e com as instituições do setor de saúde;
  • Cooperar tecnicamente com os municípios, subsidiando a construção de modelos assistenciais e de gestão;
  • Promover a captação de recursos junto às instituições públicas e privadas, nacionais, estrangeiras e internacionais, para implementação das ações de saúde;
  • Identificar as necessidades de avanços científicos e tecnológicos para o desenvolvimento dos serviços públicos de saúde no Estado e fomentar a realização de pesquisas;
  • Implementar as ações de Auditoria no SUS/BA; e
  • Exercer outras atividades correlatas.