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Concurso Semed de Aracaju: Saiu edital com 425 vagas para professores!

O concurso Semed de Aracaju (Secretaria Municipal de Educação de Aracaju) foi publicado com a oferta de mais de 400 vagas de nível superior para Professor!

Com vagas para diversas especialidades, as remunerações iniciais dos cargos será de até R$3 mil!

Tem interesse na seleção? Continue com a gente e confira todos os detalhes!

Resumo do Edital

Vagas: 425
Escolaridade: nível superior
Salário: R$3.006,35
Período de inscrição: 20/9/2024 a 21/10/2024
Taxa de inscrição: R$74,00
Prova: 22/12/2024
Banca: Cebraspe
Baixe o edital.

Como se inscrever no concurso Semed de Aracaju?

Os interessados no concurso Semed de Aracaju devem se candidatar no site da banca organizadora, Cebraspe , entre às 10h do dia 20 de setembro e às 18h do dia 21 de outubro.

Após acessar o site e preencher o formulário, os candidatos deverão efetuar pagamento da taxa de inscrição, até o dia 8 de novembro, no valor de R$74,00.

Haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos que forem doadores de sangue, inscritas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea e doadoras de leite materno.

A solicitação de isenção poderá ser realizada durante todo o período de inscrições.

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Cargos, vagas e salários do concurso Semed de Aracaju

A Secretaria Municipal de Educação de Aracaju está oferecendo 425 vagas imediatas de nível superior para Professor.

As vagas são distribuídas entre as seguintes especialidades:

  • Arte: 2 vagas
  • Ciências: 6 vagas
  • Educação Física: 24 vagas
  • Ensino Religioso: 3 vagas
  • Geografia: 4 vagas
  • História: 4 vagas
  • Língua Inglesa: 6 vagas
  • Língua Portuguesa: 10 vagas
  • Matemática: 7 vagas
  • Pedagogia: 359 vagas

Os candidatos aprovados serão lotados conforme a ordem de classificação e as vagas disponíveis, levando em conta a necessidade e conveniência da Administração, dentro do prazo de validade do concurso.

Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, o cargo de Professor na Semed de Aracaju oferece uma remuneração de R$3.006,35, além de uma gratificação prevista pela Lei Complementar nº 177, de 12 de maio de 2022.

Requisitos do concurso Semed de Aracaju

Para investidura nos cargos de Professores na Semed Aracaju, os interessados deverão cumprir as seguintes exigências gerais:

  • ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;
  • estar em gozo dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/disciplina.

Além disso, o candidato deverá possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em curso de Licenciatura Plena na área pretendida.

O que faz o Professor da Semed de Aracaju?

O Professor da Semed de Aracaju atua na docência no Sistema Público Municipal de Ensino, integrando conteúdos relevantes para promover o pleno exercício da cidadania pelos alunos.

Além disso, ele pode compor as equipes gestoras das escolas, conforme a Lei Complementar nº 166, de 5 de julho de 2018, e é responsável por planejar, coordenar, avaliar e ajustar os processos de ensino e aprendizagem, propondo metodologias adequadas aos programas educacionais.

Esse profissional também planeja, organiza e coordena a execução de propostas pedagógicas e administrativas para garantir o desempenho adequado das atividades escolares, entre outras atividades.

Etapas de seleção do concurso Semed de Aracaju

O concurso Semed Aracaju será realizado em três etapas, sendo elas as provas objetivas, discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e a avaliação de títulos, de caráter classificatório.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 22 de dezembro de 2024, em Aracaju (SE), e terão duração máxima de 4h30.

Confira os detalhes!

Prova objetiva

A prova objetiva será constituída por 120 questões do tipo “certo” ou “errado”, distribuídas entre conhecimentos básicos (50) e específicos (70).

Na prova de conhecimentos básicos serão cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Conhecimentos Gerais de Aracaju e Sergipe, Raciocínio Lógico-Matemático, Políticas e Legislações Educacionais e Temas Educacionais e Pedagógicos.

A prova será avaliada em uma escala de 0 a 120 pontos e será reprovado o candidato que obtiver nota inferior a 10 pontos na prova de conhecimentos básicos, a 21 pontos na prova de conhecimentos específicos e a 36 pontos no conjunto das provas.

Prova discursiva

A prova discursiva exigirá a elaboração de uma redação dissertativa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, sobre um tema relacionado a atualidades.

A redação será avaliada com nota máxima de 10 pontos, considerando critérios como apresentação e estrutura do texto, desenvolvimento do tema, além do domínio da norma escrita, incluindo grafia, morfossintaxe e escolha vocabular.

Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,00 pontos (NPD ≥ 5,00).

Avaliação de títulos

A avaliação de títulos terá pontuação máxima de 10 pontos, mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados ultrapasse esse limite.

É importante destacar que serão convocados para essa etapa todos os candidatos que forem aprovados na prova discursiva.

Serão consideradas as seguintes titulações:

  • Doutorado: 2,60 pontos
  • Mestrado: 1,30 pontos
  • Especialização, com carga horária mínima de 360 h/a na área à qual concorre ou na área da Educação: até 1,10 (0,55 cada)
  • Exercício de atividade profissional, em instituições públicas e/ou privadas de Educação Básica, na função de Professor, em efetiva regência de classe, na área à qual concorre: até 5 pontos (0,5 por ano completo)

O que estudar para o concurso Semed de Aracaju?

Conforme o edital da Semed de Aracaju, o conteúdo programático de conhecimentos básicos do certame será:

Língua Portuguesa

  • Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
  • Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
  • Domínio da ortografia oficial.
  • Domínio dos mecanismos de coesão textual: Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição. Emprego de conectores e outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais.
  • Domínio da estrutura morfossintática do período: Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos.
  • Reescrita de frases e parágrafos do texto: Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

História, Geografia e Conhecimentos Gerais de Aracaju e Sergipe

  • Aspectos históricos e geográficos de Aracaju e Sergipe.
  • Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no município e no estado, de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia suas inter-relações e suas vinculações históricas.
  • Compreensão dos problemas que afetam a vida da comunidade, do município, do estado.

Raciocínio Lógico-Matemático

  • Noções de lógica. Estruturas lógicas e diagramas lógicos. Valores lógicos das proposições. Conectivos. Tabelas-verdade.
  • Lógica de argumentação.
  • Sequências e séries.
  • Correlação de elementos.
  • Raciocínio analítico.

Políticas e Legislações Educacionais

  • Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214).
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações.
  • Lei Brasileira de Inclusão – Lei Federal nº 13.146/2015 e suas alterações.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010.
  • Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Currículo de Sergipe (Resolução CEE/SE nº 4, de 28 de novembro de 2018 e Resolução CONMEA nº 1, de 27 de dezembro de 2018).
  • Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014.
  • Plano Municipal de Educação de Aracaju – Lei nº 4647/2015.

Temas Educacionais e Pedagógicos

  • Planejamento e organização do trabalho pedagógico: processo de planejamento, concepção, importância, dimensões e níveis.
  • Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação.
  • Planejamento escolar: planos da escola, do ensino e da aula.
  • Currículo: do proposto à prática.
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação.
  • Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos; a aprendizagem da leitura como um direito humano.
  • Educação integral.
  • Educação ambiental.
  • Fundamentos legais da educação especial/inclusiva e o papel do professor.
  • Educação, sociedade e prática escolar.
  • Tendências pedagógicas na prática escolar.
  • Didática e prática histórico-cultural.
  • A didática na formação do professor.
  • Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa segundo as tendências pedagógicas; práticas de letramento e multiletramentos.
  • Os processos de ensino e de aprendizagem: o diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
  • Relação professor/estudante.
  • Compromisso social e ético do professor.
  • Componentes do processo de ensino: objetivos, conteúdos, métodos, estratégias pedagógicas e meios.
  • Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento.
  • Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.
  • O papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar; a função histórico-cultural da escola.
  • Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural.
  • Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores.
  • Gestão democrática.

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