Concurso Seplag CE: Saiu edital com 208 vagas; ganhe até R$ 14 mil!

Ótimas notícias! O edital do novo concurso Seplag CE (Secretaria do Planejamento e Gestão) foi publicado, com 208 vagas para o cargo de Analista! As oportunidades são para nível superior, com salários iniciais de até R$14 mil. Não perca essa chance! Continue com a gente para conferir todos os detalhes de como participar e ingressar na carreira!

Famosas Dunas e Praia de Jericoacoara, no estado do Ceará. Texto sobre a foto Concurso Seplag CE
Saiu o edital do concurso Seplag CE com a oferta de 208 vagas para Analista, com iniciais de R$14 mil. Confira os detalhes para participar!

Ótimas notícias! O edital do novo concurso Seplag CE (Secretaria do Planejamento e Gestão) foi publicado, com 208 vagas para o cargo de Analista!

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Resumo do Edital

Vagas: 52 + 156 CR
Escolaridade: nível superior
Salário: R$14.385,97
Período de inscrição: de 6/5/2024 a 27/5/2024
Taxa de inscrição: R$190,00
Prova: 21/7/2024
Banca: Cebraspe
Baixe o edital.

Como se inscrever no concurso Seplag CE?

Os interessados no concurso Seplag Ceará deverão acessar o site do Cebraspe, banca organizadora, no período das 10h do dia 06 de maio até às 18h do dia 27 de maio de 2024 para realizar a inscrição.

Para homologar a inscrição, o candidato deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$190,00, até o dia 13 de junho.

O certame oferece a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos que se enquadrarem nos critérios a seguir:

  • Doador de sangue;
  • Estudante em entidades de ensino público;
  • Candidatos com deficiência;
  • Candidatos alunos cujas famílias recebam renda de até dois salários mínimos;
  • Hipossuficiente.

O candidato poderá solicitar a isenção da taxa durante todo o período de inscrições.

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Quais os cargos e vagas do concurso Seplag CE?

O concurso Seplag Ceará está ofertando 208 vagas, sendo 52 vagas imediatas + 156 para formação de cadastro reserva.

Confira os cargos e a distribuição das vagas a seguir:

Analista de Gestão Pública

  • Gestão e Desenvolvimento de Pessoas: 12 + 36 CR
  • Governança e Gestão Corporativa: 08 + 24 CR
  • Ciência da Computação ou afins na área da Tecnologia da Informação e Comunicação: 07 + 21 CR
  • Contabilidade Pública: 03 + 09 CR

Analista de Planejamento e Orçamento

  • Planejamento e Orçamento Orientados para Resultados: 22 + 66 CR

Quanto ganha um servidor da Seplag CE?

A remuneração inicial dos servidores da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará é de R$14 mil!

Ambos os cargos, de Analista de Gestão Pública e Analista de Planejamento e Orçamento, possuem a seguinte composição salarial:

  • Vencimento básico: R$4.658,28
  • GDAG (75% do valor máximo): R$9.727,69
  • Retribuição por titulação: de R$ 698,74 a R$ 2.794,97

Dessa forma, o salário dos cargos pode variar entre R$14.385,97 e R$17.180,94, para uma jornada de 40 horas semanais.

Quais os requisitos para ingressar no concurso Seplag CE?

Cada cargo/especialidade possui exigências específicas, confira a seguir quais são:

Analista de Gestão Pública

  • Gestão e Desenvolvimento de Pessoas: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Governança e Gestão Corporativa: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  • Ciência da Computação ou afins na área da Tecnologia da Informação e Comunicação: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação ou afins na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  • Contabilidade Pública: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Contabilidade, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Analista de Planejamento e Orçamento

  • Planejamento e Orçamento: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Para investidura nos cargos, o interessado deverá cumprir os seguintes requisitos básicos:

  • Ser aprovado no concurso público;
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Ter boa conduta;
  • Gozar de saúde, comprovada em inspeção médica, na forma legal e regulamentar.

Quais são as etapas de seleção do concurso Seplag CE?

O certame da Seplag CE será realizado em três etapas de seleção, sendo elas:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 21 de julho de 2024, no turno da manhã, na cidade de Fortaleza/CE.

Confira os detalhes de cada uma delas a seguir!

Prova Objetiva

A prova objetiva será composta por 150 questões do tipo “certo ou errado”, distribuídas da seguinte forma:

  • Conhecimentos básicos (40)
    • Estado e Administração Pública
    • Língua Portuguesa
    • Língua Inglesa
    • Língua Espanhola
    • Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico
    • Gerenciamento de Projetos e Processos
    • Informática e Banco de Dados
  • Conhecimentos específicos (50)
    • Evolução da Administração Pública e Modelos de Gestão Pública
    • Planejamento Governamental
    • Direito Constitucional
      • Administrativo
    • Serviço e Servidores Públicos
  • Conhecimentos especializados (60)

Em uma escala de 0 à 150 pontos, será reprovado o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  1. obtiver nota inferior a 8,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  2. obtiver nota inferior a 15,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  3. obtiver nota inferior a 18,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos especializados;
  4. obtiver nota inferior a 48,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Prova Discursiva

Essa etapa compreenderá três questões discursivas!

Uma questão será dissertativa, envolvendo situação-problema, a ser respondida em até 60 linhas, relacionada aos conhecimentos especializados de cada cargo/área de atuação/área de especialidade, com valor de 70 pontos.

Enquanto isso, duas questões serão respondidas em até 30 linhas cada, também relacionadas aos conhecimentos especializados, totalizando 30 pontos.

Avaliação de Títulos

Esta etapa valerá até 10 pontos, onde serão consideradas as seguintes titulações:

  • Doutorado: 4 pontos;
  • Mestrado: 2 pontos;
  • Pós-Graduação lato sensu: 1 ponto;
  • Exercício de, no mínimo, um ano de atividade profissional de nível superior, devidamente comprovada, em órgão ou entidade da Administração Pública, direta ou indireta, de quaisquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: até 3 pontos (0,50 p/ano completo, sem sobreposição de tempo).

O que vai cair na prova Seplag CE?

De acordo com o edital, o conteúdo programático das disciplinas serão:

Estado e Administração Pública

  • Estado, governo e administração pública;
  • Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização;
  • Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação;
  • Planejamento estratégico;
  • Excelência nos serviços públicos;
  • Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público;
  • Sustentabilidade pública e acessibilidade;
  • Políticas públicas;
  • Direitos humanos, discriminação e exclusão social, com atenção aos direitos e à situação de mulheres, crianças, adolescentes e idosos, pessoas com deficiência, indígenas, negros, pessoas LGBTQIA+, e outros grupos minoritários ou vulneráveis;
  • Democracia e cidadania na sociedade contemporânea.

Língua Portuguesa

  • Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados;
  • Reconhecimento de tipos e gêneros textuais;
  • Domínio da ortografia oficial;
  • Domínio dos mecanismos de coesão textual;
  • Domínio da estrutura morfossintática do período;
  • Reescrita de frases e parágrafos do texto;
  • Manual de Redação Oficial da presidência da República (disponível no endereço eletrônico https://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-dapresidencia-da republica/manual-de-redacao.pdf).

Língua Inglesa

  • Compreensão de textos variados em língua inglesa;
  • Itens gramaticais relevantes para compreensão de conteúdos semânticos.

Língua Espanhola

  • Compreensão de texto escrito em língua espanhola;
  • Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico

  • Divisão proporcional;
  • Porcentagem;
  • Razão e proporção;
  • Regra de 3 simples e composta;
  • Sistema métrico;
  • Juros simples e compostos;
  • Progressão aritmética e geométrica;
  • Raciocínio lógico;
  • Estatística descritiva e análise exploratória de dados: gráficos, diagramas, tabelas, medidas descritivas (posição, dispersão, assimetria e curtose);
  • Probabilidade;
  • Definições básicas e axiomas;
  • Probabilidade condicional e independência;
  • Técnicas de amostragem: amostragem aleatória simples, estratificada, sistemática e por conglomerados.

Gerenciamento de Projetos

  • Fundamentos da gestão de projetos;
  • Estratégia em projetos;
  • Metodologia de gerenciamento de projetos;
  • Cultura organizacional;
  • Ética em projetos;
  • Gestão de aquisições;
  • Governança e compliance;
  • Sustentabilidade em projetos;
  • Gerenciamento de projetos conforme PMBOK – Elaboração da estrutura analítica de projeto; elaboração de cronograma; estimativas de custos e orçamentos; elementos de qualidade de projetos; análise de riscos; gestão de contratos;
  • Avaliação ex ante e ex post de projetos sociais e de investimentos;
  • Definição de indicadores de desempenho de projetos;
  • Auditoria governamental.

Gestão por Processo

  • Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM CBOK v.4.0);
  • Cadeia de valor;
  • Diagrama de Escopo e Interface do Processo (Deip);
  • Definição de indicadores de desempenho de processos;
  • Auditoria governamental;
  • Planejamento de auditoria;
  • Execução da auditoria.

Informática

  • Conceito de Internet e intranet;
  • Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/intranet;
  • Identificação e manipulação de arquivos;
  • Backup de arquivos;
  • Conceitos básicos de hardware (placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento (HDs, CDs e DVDs);
  • Periféricos de computadores;
  • Noções básicas de editores de texto e planilhas eletrônicas (Microsoft Word, Microsoft Excel, LibreOffice Writer e LibreOffice Calc);
  • Segurança na internet: vírus de computadores; spyware; malware; phishing;
  • Transferência de arquivos pela Internet;
  • Computação em nuvem.

Banco de Dados

  • Banco de dados;
  • Modelagem de dados (conceitual, lógica e física);
  • Abordagem relacional;
  • Normalização das estruturas de dados;
  • Integridade referencial;
  • Metadados;
  • Modelagem dimensional;
  • Linguagem de consulta estruturada (SQL);
  • Linguagem de definição de dados (DDL);
  • Linguagem de manipulação de dados (DML);
  • SGBD;
  • Propriedades de banco de dados;
  • Banco de dados NoSQL;
  • Banco de dados em memória;
  • Data lakes e soluções para big data;
  • Dados Estruturados e não Estruturados;
  • Avaliação de modelos de dados;
  • Técnicas de Integração e Ingestão de Dados (ETL/ELT, Transferência de Arquivos e Integração via Base de Dados);
  • Conceitos de Inteligência Artificial, Análise de Dados e Big Data. Noções para Otimização de Performance em Larga Escala.

Materiais preparatórios para o concurso Seplag CE

Para conquistar a aprovação no concurso Seplag Ceará, é fundamental contar com materiais de estudo práticos e estabelecer uma rotina eficiente de estudos.

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• Questões comentadas: Diversas questões extraídas das principais bancas de concursos do Brasil realizadas no ano de 2023, todas comentadas para garantir uma compreensão profunda dos temas abordados na teoria e a prática na resolução das questões.

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• Gabaritos ao final de cada disciplina;

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Disciplinas:

  • Português
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional e Direitos Humanos
  • Administração Geral e Pública
  • Matemática e Raciocínio Lógico
  • Direito Penal
  • Informática
  • Direito Processual Civil
  • Direito Processual Penal
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Como foi o último concurso Seplag CE?

O último concurso da Seplag CE ocorreu em 2006 e foi conduzido pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE).

Naquela ocasião, foram disponibilizadas 60 vagas de nível superior destinadas ao cargo de Analista de Gestão Pública – AGP.

Na época do certame, o cargo garantia uma remuneração de R$1.991,12 aos profissionais aprovados.

Requisitos

Para ser admitido no cargo era necessário preencher os seguintes requisitos básicos:

  • ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida neste Edital;
  • ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art.13 do Decreto nº70.436, de 18 de abril de 1972;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica do Instituto de Previdência do Estado do Ceará – IPEC;
  • possuir a qualificação exigida para ingresso no cargo;
  • não ter sido, nos últimos 05 anos, na forma da legislação vigente:
    • julgado responsável por atos irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou ainda, por Conselho de Contas de Município;
    • punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer um dos poderes.
  • Não ter sido condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública; e
  • Apresentar outros documentos e atender outras exigências que se fizerem necessárias à época da posse.

Além disso, o candidato deveria possuir diploma devidamente registrado, de conclusão de curso superior de graduação nas áreas e vagas destinadas para o provimento no cargo.

Etapas de Seleção

O certame foi realizado em duas etapas:

  • Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório.

Prova Objetiva

Esta etapa foi composta por 70 questões de múltipla escolha, onde foram avaliadas as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Gerais
    • Direito Administrativo (15)
    • Noções de Informática (10)
    • Políticas Públicas  (15)
  • Conhecimentos Específicos por Especialidade (30)

Em uma escala de 0 à 100 pontos, foi aprovado o candidato que obteve, nota igual ou superior a 60% no conjunto da prova.

Prova de Títulos

A Prova de Títulos teve pontuação máxima de 30 pontos e considerou as seguintes titulações:

  • Formação Acadêmica
    • Doutorado: 14,0 pontos
    • Mestrado: 8,0 pontos
    • Especialização: 4,0 pontos
  • Experiência Profissional no Serviço Público Federal, Estadual ou Municipal 10,0 pontos
    • Exercício de cargo ou função de direção em atividades na área do cargo:  5,0 pontos
    • Experiência profissional na área do cargo: 3,0 pontos
    • Experiência de ensino de Graduação ou Pós-graduação em disciplinas na área do cargo:  2,0 pontos
  • Experiência Profissional na Iniciativa Privada 6,0 pontos
    • Exercício de cargo ou função de direção em atividades na área do cargo:  3,0 pontos
    • Experiência profissional na área do cargo: 2,0 pontos