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Concurso SMPU Prefeitura de Belo Horizonte: Edital publicado!

O concurso SMPU Prefeitura de Belo Horizonte (Secretaria Municipal de Política Urbana de BH) foi publicado!

São ofertadas dezenas de vagas para o cargo de Fiscal de Controle Urbanístico e Ambiental. O salário pode chegar a R$ 9,6 mil.

Para conhecer todos os detalhes, navegue pelo índice abaixo!

Como fazer a inscrição no concurso SMPU Prefeitura de BH?

Para se inscrever, é necessário acessar o site do IBGP (Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa), banca organizadora do certame, entre os dias 20 de março e 24 de abril de 2023 e efetuar os passos necessários.

taxa de inscrição foi fixada no valor de R$ 120,00.

Haverá possibilidade de isenção do valor para o candidato que estiver inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e for membro de família de baixa renda.

O benefício deverá ser solicitado entre os dias 20 e 22 de março de 2023.

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Vagas, cargo, salário e requisitos

A Secretaria Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais , está ofertando 38 vagas imediatas mais oportunidades de formação de cadastro-reserva para o cargo de Fiscal de Controle Urbanístico e Ambiental.

salário dos aprovados pode chegar a R$ 9.622,14, valor que conta com gratificação e verbas indenizatórias, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Para se candidatar, é necessário ser graduado em qualquer curso de nível superior.

Além disso, o concorrente deverá cumprir com os demais requisitos listados abaixo:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
  • Estar
    • em gozo dos direitos políticos;
    • quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
    • quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;
  • For julgado apto em inspeção médica feita pelo órgão municipal competente, física e mentalmente, para o exercício do cargo, nos termos do art. 23 da Lei Municipal n.º 7.169, de 30 de agosto de 1996.

Etapas e provas

O concurso constará de duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias, sendo elas provas objetiva e discursiva.

As avaliações serão aplicadas no dia 04 de junho de 2023. O turno da manhã será destinado à realização do exame objetivo, enquanto o período da tarde será reservado para a prova discursiva.

Ademais, o exame objetivo terá duração de quatro horas, enquanto o discursivo constará de três horas.

Confira, abaixo, a estrutura da prova objetiva, que contará com 60 questões:

  • Conhecimentos Gerais
    • Língua Portuguesa (10)
    • Raciocínio Lógico Quantitativo e Matemática (10)
    • Conhecimentos Gerais e Atualidades (10)
  • Conhecimentos Específicos
    • Legislação Aplicada ao Cargo (30)

Cada questão terá quatro alternativas, dentre as quais apenas uma estará correta.

Será eliminado do concurso o candidato que não perfizer o mínimo de:

  • 60% do total de pontos atribuídos na prova objetiva;
  • 40% da prova de Conhecimentos Gerais, não zerando nenhum dos conteúdos;
  • 40% da prova de Conhecimentos Específicos.

Ademais, serão corrigidas as avaliações discursivas dos concorrentes aprovados na etapa anterior até o limite estipulado no edital.

O exame discursivo consistirá na elaboração de um Estudo de Caso em formato de duas questões, nas quais será apresentado um problema, com temática afeita ao cargo pleiteado, em forma de situação fictícia.

Ao candidato caberá analisar o problema e, a partir dos respectivos conhecimentos, suporte teórico e mecanismos, apresentar estratégias/propostas de solução com traço de realidade.

Ademais, a temática abordada será relacionada aos Conhecimentos Específicos do cargo.

As respostas para cada questão deverão ter o mínimo de 15 e o máximo de 20 linhas.

Veja, ainda, os critérios de avaliação do exame discursivo:

  • Recursos de Linguagem
    • Clareza e objetividade com construção de períodos e riqueza de vocabulário.
  • Aspectos Argumentativos
    • Aprofundamento, argumentação, criticidade e domínio do tema.
  • Estrutura do Texto
    • Estruturação lógica: introdução, desenvolvimento e conclusão, coerência e coesão, e adequação à proposta.
  • Aspectos Gramaticais
    • Ortografia, pontuação, acentuação e concordância nominal e verbal.
  • Conhecimento Técnico
    • Domínio do tema, tendo por referência o conteúdo programático e seu referencial dos Conhecimentos Específicos (vide edital).

Atribuições do Fiscal de Controle Urbanístico e Ambiental

Confiras as atribuições institucionais do cargo ofertado pela seleção:

  • Desempenhar funções de interação pública, conforme especificado nas políticas da Administração Municipal, estimulando e favorecendo o exercício pleno da cidadania;
  • Ter iniciativa e contribuir para o bom funcionamento da unidade em que estiver desempenhando as suas funções;
  • Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos de trabalho;
  • Desenvolver, sistematizar, aperfeiçoar e corrigir métodos e técnicas de trabalho em programas, projetos e serviços da Administração Municipal, individualmente ou em equipes multidisciplinares;
  • Zelar pelo cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e utilizar adequadamente equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Propor à gerência imediata providências para a consecução plena de suas atividades, inclusive indicando a necessidade de aquisição, substituição, reposição, manutenção e reparo de materiais e equipamentos;
  • Operar equipamentos de informática, utilizando adequadamente os programas e sistemas informacionais postos à sua disposição, contribuindo para os processos de automação, alimentação de dados e desenvolvimento das rotinas de trabalho;
  • Participar de cursos de qualificação e requalificação profissional e repassar aos seus pares as informações e conhecimentos técnicos proporcionados pela Administração Municipal;
  • Manter-se atualizado sobre as normas municipais e sobre a estrutura organizacional da Administração Municipal;
  • Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública, especialmente os princípios da ética, da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da razoabilidade e da eficiência, preservando o sigilo das informações;
  • Tratar com zelo e urbanidade o cidadão.

Último concurso SMPU Prefeitura de Belo Horizonte

A última seleção para a SMPU BH aconteceu em 2019 e ofertou 31 vagas temporárias. Ou seja, foi um Processo Seletivo Simplificado.

As oportunidades foram destinadas aos seguintes cargos:

Nível Médio

  • Assistente de Apoio Administrativo (5)

Nível Superior

  • Arquiteto/Engenheiro (22)
  • Geógrafo (1)
  • Engenheiro Civil (1)
  • Advogado (1)
  • Analista de Sistemas (1)

remuneração para os aprovados de nível médio foi de R$ 1.900,00 para 40 horas semanais.

Já os selecionados para uma das vagas de nível superior fizeram jus a proventos que variaram entre R$ 3.182,33 e R$ 5.000,00 também para 40 horas por semana. Diante disto, nota-se um aumento nos vencimentos dos servidores.

Ademais, a avaliação dos concorrentes se deu por meio das seguintes etapas, todas classificatórias e eliminatórias:

  • Análise Curricular e de Títulos
  • Prova Escrita
    • Apenas para:
      • Arquiteto/Engenheiro
      • Engenheiro Civil
      • Geógrafo
      • Advogado
  • Entrevista e Arguição

Os conteúdos da prova escrita variaram conforme cada cargo, assim como os tópicos da arguição.

Sobre a SMPU de Belo Horizonte

A Secretaria Municipal de Política Urbana foi instituída com a finalidade de articular a definição e a implementação das políticas públicas referentes à organização da capital mineira, observando a legislação urbanística e ambiental vigente.

O objetivo da SMPU é fazer de Belo Horizonte uma cidade ordenada, acessível, com mobilidade e limpa, para garantir segurança e qualidade de vida à população.

Com o intuito de alcançar o ordenamento urbano, a SMPU é composta das subsecretarias de Fiscalização (SUFIS), Planejamento Urbano (SUPLAN) e de Regulação Urbana (SUREG). Essa articulação permite à Administração Municipal desenvolver estratégias integradas para tratar as questões que refletem diretamente no bem-estar dos belo-horizontinos.