O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem aumento no número de vagas autorizadas para serem ofertadas no próximo edital para perito médico.
Com a atualização no número de vagas a serem ofertadas no certame, a publicação do edital ganha um novo prazo.
É importante ressaltar que o último concurso para a função de perito médico no INSS ocorreu há 13 anos. Como resultado, o órgão solicitou 1.574 vagas para o próximo concurso, a fim de suprir a escassez de funcionários.
MGI autoriza a oferta de 250 vagas para perito no concurso INSS
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou hoje, 14 de novembro, a autorização para acréscimo de 80 vagas, totalizando 250 oportunidades para a carreira de perito médico.
A publicação foi feita no Diário Oficial da União, revogando a portaria anterior, de agosto, que previa 170 vagas.
Com a ampliação do quantitativo de vagas, o INSS ganhou novo prazo para lançar o edital de abertura. O órgão tem até seis meses para a publicação do edital, contados a partir da data da autorização.
Além disso, entre a publicação do edital e a aplicação da primeira prova do concurso INSS, deverá haver um intervalo mínimo de dois meses, garantindo o tempo necessário para a preparação dos candidatos.
A nova oferta de vagas visa a atender a crescente demanda do INSS por profissionais de perícia médica, área fundamental para o atendimento dos segurados e a concessão de benefícios.
Quantas vagas haviam sido solicitadas para o concurso INSS?
O Ministério da Previdência Social (MPS) solicitou, em fevereiro deste ano, a autorização para 1.574 vagas de Perito Médico, mas o edital INSS recentemente aprovado oferece apenas uma fração desse total.
O quantitativo de vagas autorizado representa aproximadamente 15% do pedido inicial, o que vem gerando preocupações no setor.
Durante uma audiência pública no Senado, autoridades expuseram o cenário atual da Perícia Médica no Brasil. Segundo os dados apresentados, o quadro já chegou a ter cerca de 4.500 servidores, mas atualmente, em 2023, conta com apenas 2.900 peritos ativos.
Esse déficit significativo impacta diretamente o atendimento aos segurados e o andamento de processos no INSS.
Para amenizar o déficit, a legislação permite que o MPS solicite um acréscimo de até 25% sobre o número de vagas inicialmente autorizado. Caso o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) dê o aval, o MPS poderá convocar até 62 candidatos adicionais.
Essa possibilidade é vista como uma tentativa de diminuir o impacto do déficit, mas especialistas consideram que o acréscimo não seria suficiente para suprir a demanda atual.
Saiba tudo o que você precisa saber sobre a carreira de Perito Médico aqui .
Edital INSS deve ser publicado até maio
O MPS e o Instituto Nacional do Seguro Social receberam um novo prazo para a abertura do concurso público, agora com limite até o dia 14 de maio. Anteriormente, a data final estava prevista para 6 de fevereiro, conforme autorização concedida em agosto deste ano.
O objetivo inicial do MPS era publicar o edital até dezembro de 2024. Para isso, o processo de escolha da banca organizadora já está em andamento, mas, com a recente ampliação do número de vagas, ainda não está claro se haverá a necessidade de revisão do processo licitatório, para possíveis ajustes no termo de referência do certame.
A nova portaria, que confirma a ampliação das vagas, também mantém a exigência de um intervalo mínimo de dois meses entre a publicação do edital e a aplicação das provas, a fim de garantir que os candidatos tenham tempo adequado para preparação.
Confira aqui todos os concursos abertos a nível nacional!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso do INSS!