A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou o adiamento das provas do concurso Anatel, que seriam realizadas no dia 26 de maio, em todas as capitais do país.
Posteriormente, a organizadora do concurso informará uma nova data em breve. Quer saber os detalhes do adiamento? Venha comigo nesta matéria!
Por que as provas do concurso Anatel estão adiadas?
As provas objetivas e discursivas do concurso Anatel foram adiadas, conforme comunicado divulgado pelo Cebraspe, banca organizadora da seleção.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!O comunicado saiu na última sexta-feira, 10 de maio. Vale destacar que as etapas estavam agendadas para aplicação em todas as capitais brasileiras, no dia 26 de maio.
Índice
Entretanto, devido às intensas chuvas que afetaram o estado do Rio Grande do Sul, as provas foram suspensas temporariamente.
“O Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) torna público o adiamento das provas objetivas e da prova discursiva, referentes ao concurso público para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva em cargos de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, em razão das fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul”, disse o comunicado.
Ainda, segundo a banca, a nova data de realização das provas estará divulgada oportunamente, no
site do Cebraspe. Fiquem atentos concurseiros.
A banca ainda reforçou, por fim, “que todas as informações oficiais relacionadas ao certame devem ser acompanhadas diretamente no site oficial do evento”.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quais as etapas de seleção do concurso Anatel?
O concurso Anatel será realizado em duas etapas, sendo a primeira com as provas objetiva e discursiva, além de uma avaliação de títulos.
Já a segunda etapa será um curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. As provas objetivas e discursivas terão duração de 5 horas.
Confira: Mapa de Questões Online – Anatel – Comum a todos os Cargos – 5 Mil Questões
Ademais, a prova objetiva estará composta por 120 questões de “certo” ou “errado”, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Básicos (50)
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Regulação e Agências Reguladoras;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional;
- Atualidades (somente para prova discursiva);
- Conhecimentos Específicos (70)
Já a prova discursiva estará composta por duas questões. A primeira abordará os conhecimentos específicos do cargo/especialidade, em até 30 linhas, avaliada em até 20 pontos.
Por outro lado, a segunda tratará sobre o tema de telecomunicações, conectividade e comunicações digitais, em, no máximo, 15 linhas. e valerá 10 pontos.
Vagas e salários do concurso Anatel
Assim, a Agência Nacional de Telecomunicações, está ofertando 50 vagas de nível superior para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações.
As especialidades contempladas pelo certame são: Ciências Contábeis (03); Ciências de Dados (15); Direito (08); Economia (04); Engenharia (10) e Geral (10).
Além disso, a lista de aprovados contemplará até 238 candidatos, que poderão estar convocados ao longo do período de validade de 02 anos do certame.
Com uma jornada de trabalho de 40h semanais, os servidores farão jus a um salário inicial de R$ 16.413,35. Além disso, há o auxílio-alimentação de R$ 658,00.
Sobre a Anatel
Criada pela Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472, de 16 de julho de 1997), a Agência Nacional de Telecomunicações foi a primeira agência reguladora a estar instalada no Brasil, em 5 de novembro de 1997.
Conforme estabelece a Lei 9.472/1997, a Anatel é uma entidade integrante da Administração Pública Federal indireta, submetida a regime autárquico especial e vinculada ao Ministério das Comunicações. É administrativamente independente e financeiramente autônoma.
Cabe à Anatel adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento das telecomunicações brasileiras, atuando com independência, imparcialidade, legalidade, impessoalidade e publicidade.
Quer saber de mais editais de concursos abertos no país? Clique aqui e confira!