Brigada Militar RS: edital autorizado com 1.350 vagas!

Em um esforço do governo para recompor o efetivo da segurança pública do Rio Grande do Sul, mais de duas mil vagas foram autorizadas para diversas instituições, entre elas a Brigada Militar. Acesse aqui para saber mais!

Brigada Militar RS uniformizado ao lado da viatura
Brigada Militar RS: edital autorizado com 1.350 vagas!

O governador Eduardo Leite anunciou a autorização para o concurso da Brigada Militar RS.

A seleção visa preencher 1.350 vagas imediatas para Soldado e Oficial, além de um cadastro reserva. A expectativa é que o edital seja lançado em 2025.

O certame faz parte de um esforço do governo para recompor o efetivo da segurança pública estadual, que deve começar a convocar aprovados entre novembro de 2025 e abril de 2026​. Além da Brigada Militar mais 1.424 vagas foram autorizadas para outras instituições.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Quer saber como garantir sua vaga na Brigada Militar do Rio Grande do Sul, como se preparar e quais são os requistos exigidos, salário? Então continue nessa página e não perca nenhum detalhe.

Vai ter concurso Brigada Militar RS?

Concurseiros gaúchos que almejam fazer parte da Segurança Pública do Rio Grande do Sul agora têm a chance que esperavam.

O governador do estado, Eduardo Leite, anunciou no dia 5 de novembro, a autorização de 2.774 vagas destinadas à recomposição do quadro de servidores da área, dentre elas, 1.350 vagas são para provimento na Brigada Militar, sendo:

1.200 vagas para ingresso no cargo de Soldado, e

150 vagas para Oficiais.

As demais vagas autorizadas, destinam aos seguintes órgãos:

  • Corpo de Bombeiros Militar (CBM): 400 vagas,
  • Instituto-Geral de Perícias: 274 vagas (peritos criminais e legistas, técnicos em perícias e papiloscopistas);
  • Polícia Civil: 720 vagas para Escrivães e Inspetores, e 30 vagas para Delegados.

De acordo com o governador, o fortalecimento da Brigada Militar resultará em uma sensação ampliada de segurança para a população, por meio do aumento da presença ostensiva e de proteção aos cidadãos.

“Seguiremos trabalhando para reforçar a Segurança Pública e, assim, garantir a atenção que o povo gaúcho merece, com um estado tranquilo, em paz, e que seja o melhor lugar para se viver”, disse Eduardo Leite.

Brigada Militar RS terá edital lançado em 2025

Embora sem uma data específica, Eduardo Leite confirmou que o edital da Brigada Militar será lançado em 2025.

Com a autorização concedida, o próximo passo é a escolha e contratação da banca. Vale destacar que a seleção já conta com comissão organizadora formada desde junho de 2023, o que deve acelerar os tramites. A publicação do edital da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, chegou a ser previsto para o segundo semestre daquele ano, o que não aconteceu.

“Os editais, com regramentos específicos para concorrência às vagas de cada corporação, bem como as datas e etapas dos processos seletivos serão divulgados em breve, de acordo com o avanço do processo de preparação dos certames”, enfatizou o governador.

12192131 92689 GDO
Créditos de imagem: Galeria de fotos do Comando-Geral Brigada Militar RS

Convocação dos aprovados

No anúncio da autorização, o governador detalhou o cronograma previsto para a convocação dos candidatos aprovados, que ocorrerá de forma escalonada, entre outubro de 2025 e abril de 2026.

No caso da Brigada Militar, o ingresso será feito da seguinte forma:

novembro de 2025: 600 soldados;

janeiro de 2026: 60 capitães;

março de 2026: 30 capitães ES; e

abril de 2026: 600 soldados e 60 capitães.

Até abril de 2026, espera-se que a taxa de ocupação média das vagas na equipe da BMRs atinja 76%, em comparação com os 64% registrados em 2019.

Último concurso com exigência de nível médio

Esta é, sem dúvida, uma chance única para aqueles que desejam entrar na Brigada Militar RS, pois será a última vez em que o ensino médio será requisito para ingresso na carreira de Soldado.

A partir de 2027, entra em vigor o projeto de lei aprovado em 2022 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que torna obrigatório o diploma de nível superior completo.

Vale destacar que para ingresso na Polícia Civil e na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a exigência já é o ensino superior, por isso houve adequação na Brigada.

Além do ensino médio, os candidatos para o cargo de soldado precisarão terão entre 18 e 25 anos, além da Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”.

Já para o cargo de oficial/capitão, a idade limite é de 29 anos, além do nível superior, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

Para ambos os cargos é necessário ter altura mínima de 1,65m, para o sexo masculino, e 1,60m, para o sexo feminino.

Se você possui apenas o ensino médio e almeja ingressar na BMRs, então não deixe essa oportunidade passar. Para te ajudar nessa jornada de estudos rumo a aprovação, a Nova Concursos possui os mais eficientes preparatórios, como curso online e apostila, que já garantiram a aprovação de mais de 70 mil alunos. Então, inicie sua preparação agora mesmo de forma organizada e direta.

Quando foi o último concurso da BM RS?

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul promoveu o seu mais recente concurso em 2021, em parceria com a Fundatec, com o objetivo de preencher 4.000 vagas para o cargo de Soldado de Polícia Ostensiva – Nível III, de nível médio.

O salário inicial correspondente ao posto de Soldado da Brigada Militar era de R$ 4.689,23.

A avaliação dos candidatos compreendeu quatro fases:

1ª Fase – Exame Intelectual;
2ª Fase – Exame de Saúde;
3ª Fase – Exame de Capacitação Física;
4ª Fase – Exame Psicológico: Testagem Coletiva e Entrevista Individual.

A fase intelectual, referente a prova objetiva, constou de 50 questões, com 3h30 de duração.

  • Língua Portuguesa: 10 questões,
  • Legislação Específica: 10 questões;
  • Conhecimentos Gerais: 10.
  • Matemática: 10;
  • Direitos Humanos e Cidadania: 05 questões.
  • Informática: 05.

No entanto, o edital para preenchimento de vagas no cargo de Capitão Polícia Militar (CSPM), ocorreu em 2018.