Quais são os cargos do concurso da Receita Federal?

Concurso Receita Federal segue em tratativa para oferta de 699 vagas de nível superior

concurso Receita Federal conta com edital previsto para ser publicado em setembro de 2021 e nomeações em 2022. Foram solicitadas 699 vagas. Mas, quais são os cargos e quem poderá fazer o próximo concurso? Confira!

Concurso Receita Federal: vagas solicitadas

No ofício enviado, a Receita Federal pede autorização para preenchimento de 699 vagas, para os cargos de Analista-Tributário (469) e Auditor-Fiscal (230).

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

A solicitação agora está sendo avaliado pelo secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade.

Concurso Receita Federal: quem poderá participar?

Em seu concurso público, a Receita Federal exige o nível superior de escolaridade, sendo qualquer curso de graduação.

A Receita Federal não conta com cargo de nível médio em seu quadro de pessoal. As oportunidades são em apenas dois cargos: Analista Tributário e Auditor Fiscal.

Além disso, os concurseiros devem ficar atentos aos outros requisitos básicos para a seleção, que são:

  • ter sido aprovado e classificado no concurso;
  • ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto n. 70.436, de 18/04/1972;
  • gozar dos direitos políticos; d) estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial;
  • possuir diploma de curso superior concluído em qualquer área, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC);
  • apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;
  • apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.

Edital deve sair no 2° semestre

O novo edital segue previsto para publicação ainda em 2021. A previsão é que isso aconteça em setembro.

“A expectativa é que o edital seja publicado em setembro próximo, possivelmente com as nomeações ainda no 1º trimestre de 2022”, explicou.

Desde 2020, a Direção Nacional do Sindifisco tem se reunindo com a administração da Receita Federal, cobrando a realização de novo concurso para Auditor-Fiscal. O último concurso para o cargo foi realizado no ano de 2014.

“É inadmissível que um órgão como a Receita Federal, essencial para o funcionamento do Estado, responsável, dentre outros aspectos, por sua própria manutenção financeira, tenha sido tratado com tamanho desleixo pelo Governo Federal, a ponto de não dar a devida atenção aos prazos envolvidos para a realização do concurso”, enfatizou o sindicato.

Provas podem ser aplicadas no mesmo dia

As provas do concurso da Receita Federal podem ser aplicadas no mesmo dia, para os dois cargos, Analista e Auditor.

Isso porque representantes do Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil) solicitaram o pedido.

Autoridades afirmaram que isso será considerado no planejamento do concurso e que poderá acontecer.

A a Receita Federal usa o artifício previsto no § 2º do Art. 41 da Lei 9.739/19, que anteciparia as provas para dois meses após a publicação do edital, para buscar um menor tempo de aplicação do certame. Vale lembrar que isso aconteceu em outros concursos durante a pandemia.