Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 4 de julho, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou o cronograma completo do Concurso Nacional Unificado (CNU).
As provas, originalmente previstas para o dia 5 de maio, foram adiadas para 18 de agosto devido às fortes chuvas e ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. A medida visa garantir a isonomia do concurso público em todo o país.
Com o novo cronograma, os candidatos poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição e a mudança da cidade de prova. Acompanhe as informações atualizadas sobre o CNU e fique por dentro de todas as novidades!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!CNU: novo cronograma é divulgado!
A seguir, confira as datas atualizadas no concurso Nacional Unificado, também chamado de “Enem dos Concursos”:
Índice
- Publicação de Decreto e retificação do Edital: 4 de julho
- Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição: 5 a 7 de julho
- Disponibilização dos Cartões de Confirmação: 7 de agosto
- Aplicação das provas: 18 de agosto
- Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18 de agosto
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 20 e 21 de agosto
- Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 10 de setembro
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 8 de outubro
- Divulgação final dos resultados: 21 de novembro
- Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro de 2025
Segundo a ministra Esther Dweck, os candidatos que têm o curso de formação como etapa do concurso público serão convocados em dezembro de 2024.
Vale mencionar que as provas a serem aplicadas no dia 18 de agosto são as mesmas previstas para o dia 5 de maio. Os cadernos de prova foram recolhidos e armazenados em locais seguros, sob fiscalização 24 horas por dia.
A ministra Esther Dweck também informou que, no dia da aplicação das provas, os candidatos não poderão anotar os gabaritos nem levar os cadernos de questões para casa.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
CNU: candidatos poderão solicitar a devolução da taxa e mudança na cidade de prova
Os candidatos têm até o dia 7 de julho para solicitar o reembolso da taxa de inscrição na página do concurso. Para os moradores do Rio Grande do Sul, também é possível solicitar a mudança da cidade de prova.
A ministra Esther Dweck explicou que a medida visa beneficiar os candidatos que possam ter sido prejudicados pelo adiamento das provas.
“As pessoas se inscreveram para a data de 5 de maio, e sabemos que algumas podem não conseguir fazer a prova no dia 18 de agosto. Essas pessoas poderão pedir a devolução da taxa e, assim, cancelar sua participação no concurso”, afirmou.
Quanto à mudança na cidade de prova, os candidatos que se enquadrarem nas seguintes condições poderão solicitar a alteração:
- Candidatos com CEP de residência no Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados;
- Candidatos com CEP de residência em outros estados que fariam prova no Rio Grande do Sul.
O CNU já previa a devolução da taxa, mas apenas em situações específicas.
Clique aqui e saiba mais sobre o decreto que autoriza a aplicação de provas em data extraordinária!
Concurso Unificado terá possibilidade de nova edição em 2025
Durante a entrevista coletiva, a chefe do MGI informou que há interesse na realização de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado em 2025.
Segundo ela, a intenção é conceder algumas autorizações em 2024 e avaliar se as condições orçamentárias permitem novas autorizações em 2025.
Dessa forma, as vagas autorizadas em 2024 e 2025 poderiam ser incluídas na nova edição do concurso. No entanto, ainda não é possível confirmar a realização de uma nova seleção.
Quer ingressar no serviço público? Então, fique por dentro de todos os concursos que estão abertos no Brasil, clicando aqui!