Assinatura completa
Assinatura completa

CNU 2025: Edital “quase pronto” e vagas de nível médio! Confira!

O CNU 2025 vem aí com vagas de nível médio! Projeto de edital está quase pronto e deve ser divulgado ainda em abril, segundo o Governo Federal.

CNU 2025: Edital “quase pronto” e vagas de nível médio! Confira!
CNU 2025: Edital "quase pronto" e vagas de nível médio! Confira!

O CNU 2025 está prestes a dar um novo passo. Com o termo de referência em fase final de elaboração, o Governo Federal deve divulgar ainda neste mês de abril o documento que servirá de base para o edital do certame.

A expectativa cresce com a reunião desta terça-feira entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que deve definir os últimos detalhes do CNU 2025.

A nova edição, que contará inclusive com vagas de nível médio, tem previsão de provas para o segundo semestre e pode ofertar oportunidades em órgãos e ministérios do Poder Executivo Federal. Continue com a gente e fique por dentro de todas as novidades!

CNU 2025: projeto de edital está quase pronto

Os preparativos para o CNU 2025 seguem em ritmo acelerado. Após a sanção do Orçamento da União pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Governo Federal avançou na elaboração do termo de referência, documento que funciona como base para o edital do certame.

Segundo fontes ligadas ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o documento está “quase pronto” e deverá ser divulgado ainda neste mês de abril.

A expectativa em torno do novo concurso aumentou após a confirmação de uma reunião entre a ministra Esther Dweck e o presidente Lula, agendada para esta terça-feira, 22 de abril, às 16h, no Palácio do Planalto.

Embora a pauta oficial do encontro não tenha sido divulgada, fontes do governo indicam que o CNU 2025 será um dos temas centrais da conversa. Caso haja consenso entre a ministra, a Casa Civil e o presidente, o anúncio do edital poderá ocorrer já nos próximos dias.

Termo de referência em finalização

O termo de referência reúne as principais informações do concurso, como o número de vagas, cargos, órgãos participantes, estrutura das provas e cronograma. Ele serve como espelho para o edital e, após finalizado, será encaminhado às instituições interessadas em organizar o certame.

Essas instituições deverão analisar o projeto e apresentar propostas com valores e condições para executar o CNU 2025.

A ministra Esther Dweck já havia adiantado em entrevistas anteriores que o documento seria concluído em abril.

“Eu quero bater de tudo com a Casa Civil e com o presidente. Mas ainda em abril, a gente já deve anunciar”, afirmou.

Nível médio está confirmado no CNU 2025

Foi confirmada, com exclusividade, a presença de vagas para cargos de nível médio na edição do CNU 2025. Embora a maioria das oportunidades seja destinada a cargos de nível superior, fontes ligadas ao governo revelaram que haverá também um quantitativo, ainda que pequeno, para candidatos com ensino médio completo.

A definição do número de vagas total está em fase final e deve ser concluída nesta semana. A estimativa inicial é de que o concurso ofereça cerca de 3 mil vagas, distribuídas entre diversos órgãos e ministérios do Poder Executivo Federal.

Entre as carreiras contempladas, Esther Dweck destacou duas áreas transversais que estarão presentes no edital do Concurso Nacional Unificado: Defesa, Justiça e Segurança e Desenvolvimento Socioeconômico. Há ainda a possibilidade de inclusão de vagas para cargos civis nas Forças Armadas e para servidores de Institutos Tecnológicos.

CNU 2025 1
CNU 2025 deve ser publicado ainda em abril.

Banca organizadora será definida em breve

Com o termo de referência quase finalizado, o próximo passo será a escolha da banca organizadora. A expectativa é que grandes instituições brasileiras sejam convidadas para avaliar o projeto e apresentar propostas. A definição da banca deve ocorrer ainda em abril.

O cronograma preliminar prevê a publicação do edital nos próximos meses e a realização das provas no segundo semestre de 2025, com possibilidade de aplicação entre setembro e outubro.

Relembre: o que é o CNU?

O Concurso Nacional Unificado é uma iniciativa do Governo Federal para centralizar os certames de diversos órgãos em um único processo seletivo, a fim de otimizar custos, democratizar o acesso aos cargos públicos e garantir maior equidade regional.

A primeira edição foi realizada em 2024 e envolveu milhares de candidatos em todo o país. O novo modelo de concurso tem como referência o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizando uma estrutura unificada de provas com opções de vagas e órgãos no momento da inscrição.

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o CNU 2025!