Os candidatos do CNU (Concurso Nacional Unificado) que se autodeclaram com deficiência terão a documentação médica analisada até sexta-feira, 10 de janeiro de 2025.
Caso o candidato não esteja enquadrado nos requisitos, irá concorrer às vagas de ampla concorrência.
É importante ressaltar, que a devolução do valor pago aos participantes que desistiram do concurso e solicitaram a restituição da taxa de inscrição já começou a ser efetuada.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Para saber mais informações sobre os dois processos do CNU, continue comigo.
Índice
Avaliação psicossocial CNU
Nesta segunda-feira, 6 de janeiro de 2025, foi iniciada a documentação médica dos candidatos que se inscreveram para concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência, e que fazem parte do grupo reintegrado à seleção após decisão judicial.
As vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) equivalem a 5% do total de vagas para cada cargo.
Durante o momento de inscrição, o candidato deveria enviar a documentação atestando a espécie, o grau ou o nível de deficiência (se conhecida).
A divulgação do resultado da análise documental ocorrerá no dia 17 de janeiro de 2025, e os participantes terão até o dia 18 para apresentar eventuais recursos, caso discordem da avaliação.
Os participantes reintegrados que se autodeclararam negros ou indígenas também têm até esse prazo para contestar o resultado das verificações realizadas.
Restituição da taxa do CNU
Aos candidatos que desistiram de participar do concurso e solicitaram a devolução da taxa de inscrição, a restituição do valor pago esta sendo transferida.
No dia 3 de dezembro de 2024, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) encaminhou um e-mail aos candidatos que pediram o reembolso da taxa, solicitando a inserção de uma Chave PIX do tipo CPF em sua instituição bancária, garantindo assim um pagamento rápido e eficiente.
Os candidatos que não tenham realizado o cadastro da Chave PIX terão a restituição efetuada por outros meios, o que poderá resultar em um prazo mais longo para a restituição.
Em dezembro, o Banco do Brasil foi contratado e recebeu a responsabilidade de reembolsar a taxa. Conforme o Ministério do Planejamento e Desenvolvimento de Gestão (MPDG), foi reservado um montante de R$ 40.941,12 para ser restituído aos 31.016 participantes que desistiram do CNU.
Cronograma do CNU
Inicialmente, as provas do CNU ocorreriam em 5 de maio de 2024, mas devido os desastres climáticos de grandes proporções, como as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, as provas foram adiadas para o dia 18 de agosto de 2024.
Confira a seguir o cronograma pós provas:
6 a 10 de janeiro de 2025 | perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência |
11 e 12 de janeiro de 2025 | procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas |
15 de janeiro de 2025 | resultado preliminar da avaliação de títulos |
15 e 16 de janeiro de 2025 | prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos |
17 de janeiro de 2025 | divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência |
17 e 18 de janeiro de 2025 | prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência |
11 de fevereiro de 2025 | divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos |
11 de fevereiro de 2025 | previsão de divulgação dos resultados finais |
Como foi o CNU?
O Concurso Nacional Unificado, foi organizado pela Cesgranrio, a oferta era de 6.640 vagas de níveis médio e superior, com a participação de 21 órgãos federais.
Entre eles, destacam-se a Advocacia Geral da União (AGU), ANEEL, Funai, IBGE, INCRA, MAPA, MCTI, Ministério da Saúde, INEP, MGI, Ministério da Cultura, Ministério da Justiça, MDIC, Ministério do Planejamento e Orçamento, PREVIC, ANS, ANTAQ, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério dos Povos Indígenas.
Essas instituições ofereceram uma ampla gama de vagas em diversas especialidades, abrangendo áreas como infraestrutura, tecnologia, regulação, saúde, educação, políticas públicas e gestão governamental, com oportunidades em diferentes níveis de formação e remuneração.
O registro foi de 2.114.145 inscrições, mas apenas 970.037 candidatos realizaram a prova, resultando em uma abstenção de 54,12%.
O concurso foi composto por três etapas:
- A primeira etapa foi uma prova objetiva (eliminatória e classificatória), uma redação (para nível médio) ou prova discursiva (para nível superior), e a perícia médica para candidatos com deficiência, além da verificação da condição de candidatos negros e indígenas.
- A segunda etapa é a avaliação de títulos, de caráter classificatório.
- A terceira etapa é o curso de formação, que é classificatório e eliminatório.