O CNU dos professores está cada dia mais próximo e as cidades e municípios interessados deverão aderir até abril de 2025! Recentemente o Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma para o CNU dos professores, além das regras para adesão dos estados, municípios e do Distrito Federal à Prova Nacional Docente (PND).
Esta iniciativa visa padronizar os processos seletivos para professores em todo o Brasil, com a possibilidade de cada ente federativo adotar a prova de forma única ou complementar, dependendo da decisão local. A proposta busca otimizar a seleção de educadores e promover mais transparência e equidade em nível nacional.
De acordo com o MEC, todas as secretarias de educação estaduais, municipais e do Distrito Federal estão aptas a aderir à PND. Então se você sonha com um cargo público e deseja saber mais sobre todo esse processo, continue comigo!
Índice
CNU dos professores: adesão até abril de 2025
Em 12 de fevereiro de 2025, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram informações referentes à PND. No mesmo dia, o edital oficial foi divulgado e o período para que as redes de ensino expressem interesse em participar da prova foi iniciado.
O objetivo da PND é padronizar os concursos para professores nas redes estaduais e municipais, promovendo maior qualidade e equidade nos processos de contratação de docentes. A adesão é opcional para os estados e municípios, mas é válido ressaltar que oferece diversas vantagens, como a padronização dos processos seletivos, a redução de custos e maior eficiência na contratação de profissionais qualificados.
O prazo para que as redes de ensino interessadas realizem a adesão vai até 17 de abril de 2025. Após essa data, será divulgada a lista de redes que participarão do Concurso Unificado para Professores, previsto para ser concluído em 2025.

A adesão à PND deverá ser realizada anualmente pelos entes federativos, que decidirão se a nota da prova será o único critério de seleção ou se outras etapas, como provas práticas, também serão aplicadas. A publicação dos editais será responsabilidade dos estados e municípios, que também precisarão especificar as regras para a participação.
Cronograma do CNU dos professores
Conforme divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o cronograma previsto do CNU dos professores de 2025 é:
- Publicação do edital: 12 de fevereiro de 2025;
- Período de adesão: 12 de fevereiro a 17 de abril de 2025;
- Cadastro dos entes federativos: 1º de março a 25 de junho de 2025;
- Inscrições para a prova: 30 de junho a 11 de julho de 2025;
- Realização da prova: novembro de 2025;
- Lotação dos docentes: janeiro de 2026;
- Periodicidade da prova: anualmente, sempre em novembro.
Como será o CNU dos Professores?
O CNU dos professores será realizado por meio da PND, baseada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de Licenciaturas, que agora é anual. A prova será composta por dois componentes, sendo eles:
Componente de Formação Geral:
- Comum a todas as licenciaturas;
- Contém 27 questões de múltipla escolha;
- Avalia temas essenciais à prática pedagógica, com base na legislação educacional e na realidade cultural brasileira.
Componente Específico:
- Voltado para cada área de licenciatura;
- Composto por 37 questões, sendo 36 objetivas e 1 discursiva;
- Avalia conhecimentos específicos da área de formação do candidato.
O Inep organizará a prova, e os resultados permitirão que os docentes utilizem suas notas para se candidatar a vagas nas redes de ensino municipais e estaduais que aderirem ao programa. O principal desafio será convencer docentes experientes a participarem, já que o Enade sempre foi vinculado aos estudantes.