Nesta terça-feira, 13 de março, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos enviou um ofício solicitando a não autorização ou realização de grandes eventos nas cidades que aplicarão as provas do concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de “Enem dos Concursos”.
Segundo informações do órgão, o intuito é favorecer o deslocamento da população para a realização das provas, que serão aplicadas no dia 5 de maio e garantir a segurança dos locais.
Inclusive, a ministra do MGI, Esther Dweck, solicitou a presença da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar na segurança do certame. Saiba mais!
MGI propõe união de esforços para garantir a segurança do CNU
Além de pedir que grandes eventos não sejam realizados no dia da prova, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos propôs uma “união de esforços” com as empresas operadoras dos sistemas de fornecimento de água, energia, controle de tráfego urbano e transporte público nos locais de prova, com o intuito de garantir a plenitude desses serviços no dia da aplicação das avaliações do CNU.
Índice
Além da Força Nacional de Segurança Pública, outros órgãos vão atuar na segurança do certame, como a Secretaria Nacional, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência e as Secretarias de Segurança Pública Estaduais.
O MGI também está contratando certificados para observar e fiscalizar as equipes responsáveis por aplicar as provas.
“Os inscritos no CPNU podem confiar que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir um ambiente justo e seguro no dia da prova”, assegurou Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU .
O MGI também tem monitorado todas as etapas do concurso, desde o planejamento até a divulgação dos resultados, em colaboração com a Fundação Cesgranrio.
Aplicação das provas em 220 cidades
A aplicação das provas objetivas e discursivas do concurso Unificado acontecerá no dia 5 de maio de 2024, simultaneamente, em 220 cidades espalhadas pelo país.
O objetivo do MGI é democratizar o acesso às vagas e dar oportunidades para locais que não costumam receber a aplicação de provas. Dessa forma:
- Norte: 40 municípios
- Nordeste: 61 municípios
- Centro-Oeste: 22 municípios
- Sudeste: 70 municípios
- Sul: 27 municípios
Como serão as provas do CNU?
As provas acontecerão em uma das cidades escolhidas no ato de inscrição, em dois turnos:
- Manhã
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais com 20 questões + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco (2h30 de duração)
- nível médio: 15 questões de língua portuguesa + redação (2h30 de duração)
- Tarde
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos com 50 questões (3h30 de duração)
- nível médio: provas objetivas com 45 questões (3h de duração)
As provas serão aplicadas no método Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame.
- Confira: Concurso Nacional Unificado (CNU) – Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor
- Confira: Concurso Nacional Unificado (CNU) – Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Cargos e vagas estão distribuídos em blocos temáticos
O concurso Unificado é uma proposta do Governo Federal para preencher as vagas do Poder Executivo autorizadas em 2023 por meio de um único concurso, com provas aplicadas simultaneamente.
Estão sendo ofertadas 6.640 vagas de diversas especialidades para 21 órgãos e ministérios, com salários de até R$ 22 mil.
As oportunidades estão distribuídas em oito blocos temáticos, que foram divididos por área de atuação governamental, de acordo com o perfil desejado, sendo:
- 1º Infraestrutura, Exatas e Engenharia
- 2º Tecnologia, Dados e Informação
- 3º Ambiental, Agrário e Biológicas
- 4º Trabalho e Saúde do Servidor
- 5º Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- 6º Setores Econômicos e Regulação
- 7º Gestão Governamental e Administração Pública
- 8º Nível Intermediário
Vai ter concurso Unificado em 2025? Saiba mais: Segunda edição do concurso Unificado está em planejamento!
Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!