Atenção, candidatos do CNU (Concurso Nacional Público Unificado), já podem conferir o resultado da prova objetiva e discursiva, bem como, a nota de corte.
Quase dois meses após a aplicação da prova, a consulta ao resultado foi disponbilizada aos candidatos, conforme previsto no cronograma.
Para ter acesso, o candidato precisa entrar no site da Fundação Cesgranrio e logar com o usuário e senha cadastrados no Portal Gov.br.
Quer saber como foi o seu resultado no “enem dos concursos” ou está com alguma dúvida relacionado a sua nota? Continue comigo até o final que irei ajudá-lo (a)!
Quando saí a nota do CNU?
Conforme previsto no cronograma do edital, foi publicado nesta terça-feira, 8 de outubro, o resultado final da prova objetiva e preliminar da discursiva, aplicada em 18 de agosto, em 228 cidades do país.
Para acessar o resultado, os candidatos devem acessar com o login e senha, cadastrados no Portal Gov.br.
Ao entrar no portal, os candidatos devem acessar a “área do candidato” .
Em seguida, clicar em “resultados e convocações”, onde será direcionado para fazer o download do extrato com a respectiva nota no CNU.
Ao fazer download, o resultado saíra dessa forma:
Por fim, vale destacar que a consulta é individual, e aqueles que não concordarem com o resultado da nota discursiva, porderão interpor recurso e pedido de revisão da nota, entre os dias 8 e 9 de outubro.
Também houve nesta terça-feira, a convocação para o envio dos títulos, que deve ser feito até quinta-feira (9).
Na semana passada, o Ministério da Gestão, divulgou novas regras para o envio dos títulos. Você pode conferir aqui a retificação.
Dentre as mudanças, refere-se para as vagas do Bloco 8 – nível médio, onde todos os cargos terão a prova de título como critério de pontuação.
Além do diploma de mestrado, doutorado e outras certificações acadêmicas, experiência profissional também contará como título.
Qual é a nota para passar no CNU?
Ao consultar o resultado, muitos candidatos não tiveram a nota discursiva computada ou corrrigida, por que isso acontece?
O fato leva em consideração aos seguintes itens descritos no edital:
7.1.2.1.1 – Os candidatos que não atingirem a nota mínima nas provas objetivas, para a correção da prova discursiva, em quaisquer dos cargos indicados no ato da inscrição, estarão eliminados deste(s) cargo(s).
7.1.2.2 – O candidato terá a sua prova discursiva corrigida se pelo menos para um cargo e especialidade, a sua classificação, nas provas objetivas, for até nove vezes o número de vagas, considerando os empates.
Por fim, é considerado habilitado na prova discursiva, o candidato classificado nas provas objetiva,
considerando-se a soma das notas ponderadas de Conhecimentos Gerais (P1) e de Conhecimentos Específicos (P2).
Mas e aí, qual é a nota mínima?
Nota mínima ou nota de corte, se refere ao parâmetro de classificação em relação aos outros candidatos, ou seja, é ela que delimita quem está classificado ou desclassificado.
Assim sendo, o candidato que atingiu a pontuação mínima, teve a prova discursiva/redação corrigida.
A maior nota de corte do CNPU está no bloco 5, e refere-se ao cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE, especialidade Psicopedagogia (nota 64,95 pontos).
Entretanto, considerando ampla concorrência, a menor nota de corte foi no bloco 3, cargo de Tecnologista do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na especialidade de Meteorologia ou Ciências Atmosféricas, (36,75 pontos).
Vale destacar que 970.037 candidatos realizaram a prova, concorrendo a 6.640 vagas de níveis médio e superior, distribuídas entre 21 órgãos do Poder Executivo Federal.
A seleção registrou 40% de abstenção, sendo que o maior número de faltantes foi registrado no bloco 8.
Nota de corte bloco 8
A nota de corte dos blocos temáticos, foram divididas em ampla concorrência, PCD, negro, PCD e negro, negro e indígena.
No bloco 8, por exemplo, cargos de nível intermediário, a nota de corte de ampla concorrência, variou de 44,33 a 56 pontos.
Para pessoa com deficiência (PCD), a pontuação foi de 33,83 a 49,00 pontos.
No caso daqueles que concorrerem a vaga de negro, a nota de corte variou de 39,67 a 53,67 pontos.
Você pode conferir a nota de corte dos bloco 1 ao 8, exceto do bloco 4, na tabela abaixo, ou clicando aqui.
Nota do bloco 4 do CNU está supensa
Infelizmente os candidatos do bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor, vão ter que esperar mais alguns dias para consultar o resultado de suas notas.
A 14ª Vara Federal Cível, da Seção Judiciária do Distrito Federal, pediu a suspensão das provas do referido bloco, após um incidente ocorrido em Recife/PE.
A decisão foi tomada pela juíza Lucineia Tofolo, que avaliou a ocorrência como uma violação à isonomia, moralidade e impessoalidade do certame, visto que alguns candidatos tiveram acesso antecipado ao caderno de provas da tarde. Confira mais detalhes da supensão aqui.
O Governo Federal, por meio da Advocacia Geral da União (AGU) já recorreu
“Ao contrário do defendido pelo autor, não houve vazamento de prova, nem quebra de isonomia em benefício de alguns candidatos, uma vez que não houve acesso às questões do caderno, mas apenas distribuição das provas de outro turno, fato imediatamente corrigido, antes mesmo da autorização para início da resolução de questões. (…) o caderno de prova da tarde foi entregue por engano no período da manhã. Com isso, o envelope com os cadernos foi lacrado novamente e ficou sob guarda da fiscalização e do certificador externo do Ministério da Gestão e da Inovação. As provas, segundo o Ministério, permaneceram sob sigilo até a aplicação no turno da tarde”, alegou a União.
O resultado final do concurso unificado, está previsto para 21 de novembro.