O CNU (Concurso Nacional Unificado) tem resultados finais das provas disponíveis para consulta e os candidatos tem até amanhã para interpor recursos contra as notas.
Vale mencionar que o “enem dos concursos” foi realizado em 228 cidades e contou com a participação de 970.037 candidatos que concorrem a uma das 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da Administração Pública Federal.
Quer saber como consultar os resultados finais do Concurso Unificado? Fique por aqui que vou te mostrar o passo a passo de forma simples e rápida!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Como consultar os resultados finais das provas do CNU?
Os resultados finais das provas objetivas e o resultado preliminar das provas discursivas do Concurso Nacional Unificado foram divulgados nesta terça-feira, 8 de outubro, às 10h.
Índice
Os candidatos podem consultar suas notas diretamente na área do candidato, acessada pelo login GOV.BR no site oficial do concurso.
A divulgação abrange todos os blocos de provas, com exceção do Bloco 4, que teve sua liberação suspensa por uma liminar da Justiça. O Governo Federal, por meio da Advocacia Geral da União, já anunciou que recorrerá da decisão.
O Bloco 4 permanece com a divulgação suspensa até nova decisão judicial.
Os candidatos terão acesso, na plataforma, a um extrato detalhado de seu desempenho, que incluirá as notas de cada uma das provas. Além disso, será possível visualizar a imagem da prova discursiva ou redação.
Já o cartão-resposta das provas objetivas foi disponibilizado previamente e pode ser consultado pelos participantes.
Para os candidatos que desejarem interpor recursos contra as notas das provas discursivas e redações do CNU, o prazo será de 8 a 9 de outubro de 2024, com as solicitações sendo realizadas diretamente na área do candidato.
Candidatos dos blocos 1 a 7
Os candidatos dos blocos 1, 2, 3, 5 e 7, que prestaram provas de nível superior, terão acesso às suas notas detalhadas nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais. Será possível consultar o número de acertos, a nota total e a nota ponderada obtida, fornecendo uma visão clara do desempenho do candidato.
Nas provas de Conhecimentos Específicos, cujos eixos temáticos possuem pesos diferenciados, os candidatos poderão verificar o total de acertos em cada eixo e a respectiva nota obtida, além da nota total e ponderada para esse módulo.
Para os candidatos classificados na prova objetiva que também tiveram suas provas discursivas corrigidas, será apresentado o desempenho nas duas partes da avaliação: 50% da nota será referente aos Conhecimentos Específicos, enquanto os outros 50% correspondem aos Conhecimentos Gramaticais.
O candidato do CNU também verá o total obtido a partir da soma dessas duas notas.
Além disso, o extrato do resultado trará informações detalhadas sobre o cargo em que o candidato se inscreveu, conforme o bloco e a ordem de prioridade escolhida.
A situação de cada cargo será apresentada no campo “situação do cargo”, permitindo que o candidato acompanhe seu desempenho de forma individualizada por vaga.
Candidatos do bloco 8
Os candidatos do bloco 8, de nível médio, poderão consultar os resultados detalhados das provas objetivas do CNU, que englobam as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira.
A divulgação incluirá não apenas o número de acertos em cada disciplina, mas também a nota total e a nota ponderada nas provas objetivas.
Para os candidatos classificados nesta etapa e que tiveram a redação corrigida, será apresentada a nota total obtida e a nota ponderada, levando em conta a avaliação de conhecimentos gramaticais, que representa 100% do critério de avaliação da prova discursiva para este bloco.
O extrato de resultado do CNU também informará a “situação do cargo”, permitindo que o candidato saiba seu desempenho para cada cargo em que se inscreveu no bloco 8.
Quando os títulos deverão ser entregues?
A convocação será disponibilizada no campo “situação do cargo” no extrato do resultado, onde os candidatos do CNU poderão consultar se estão habilitados a participar desta etapa.
Os documentos de titulação acadêmica e experiência profissional deverão ser enviados nos dias 9 e 10 de outubro de 2024.
Os candidatos que não cumprirem o prazo para o envio dos documentos serão automaticamente desclassificados, recebendo nota zero na avaliação desta fase, que é de caráter classificatório.
Com o intuito de garantir mais segurança durante o processo, o Ministério da Gestão realizou uma retificação nos editais do CNU, no último dia 1º de outubro.
A nova versão dos editais do CNU estabelece que os candidatos deverão enviar imagens dos diplomas e documentos frente e verso, além de exigir a autenticação em cartórios para vários dos documentos solicitados.
Quando o resultado final do CNU será divulgado?
O cronograma do Concurso Nacional Unificado estabeleceu que a divulgação dos resultados finais ocorrerá no dia 21 de novembro.
De acordo com o cronograma, o resultado preliminar da avaliação de títulos será disponibilizado em 4 de novembro, seguido pelo prazo para interposição de recursos nos dias 4 e 5 do mesmo mês.
Além disso, a divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos está programada para o dia 19 de novembro. A previsão é de que, após a análise de eventuais recursos, os resultados finais sejam publicados no dia 21 de novembro.
Para os cargos que exigem o curso de formação como parte do CNU, as convocações serão iniciadas já no mês de dezembro. Já para os cargos que não contam com essa etapa, as convocações começam a partir de janeiro de 2025.
Panorama geral do CNU
O Enem dos concursos, com edital publicado em janeiro de 2024, abriu um total de 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
As oportunidades do CNU estão distribuídas em oito blocos temáticos, com destaque para áreas como Infraestrutura, Tecnologia, Ambiental, Educação, Gestão Governamental e Saúde.
Os salários iniciais variam entre R$ 5.866,69, para o cargo de Técnico do IBGE, e R$ 22.921,71, para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho.
As provas objetivas e discursivas do CNU foram aplicadas simultaneamente para todos os cargos no domingo, 18 de agosto.
Está se preparando para a 2ª edição do CNU? Aproveite os materiais completos da Nova Concursos! Com aulas atualizadas, simulados e questões comentadas, além de planos de estudo personalizados, você vai turbinar sua preparação e aumentar suas chances de aprovação. Comece agora sua preparação de forma eficiente e acelere seus estudos!
Confira aqui todos os concursos abertos a nível nacional!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o Concurso Unificado!