O CNU (Concurso Nacional Unificado) divulgou nesta segunda-feira (19) os dados de participação dos candidatos no certame, revelando uma abstenção de 54,12% entre os inscritos.
Apenas 970.037 pessoas compareceram para realizar a prova e, de acordo com a ministra do MGI, Esther Dweck, esse número de abstenção era esperado.
Continue com a gente e confira mais detalhes sobre a realização do primeiro “Enem dos concursos”!
Quantos candidatos compareceram no CNU?
Segundo informações divulgadas pelo órgão em seu site , 970.037 pessoas participaram das provas do Concurso Nacional Unificado, o que representa uma abstenção de 54,12% entre os 2,14 milhões de inscritos.
Entre os candidatos inscritos nas cotas para pessoas com deficiência (PCD), a abstenção foi menor, registrando 39,28%.
Além disso, conforme divulgado, o estado do Ceará apresentou a maior taxa de faltosos, com 59,65% dos inscritos ausentes. Por outro lado, o Distrito Federal registrou a menor abstenção, com 43,39% de faltosos.
Abstenção por bloco no Concurso Nacional Unificado
O CNU divulgou, ainda, a relação de faltosos por bloco temático no certame. Confira:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 52,51% de ausentes
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 50,75%
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 47,98%
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 48,05%
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 53,77%
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 52,02%
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 48,96%
- Bloco 8 – Nível Intermediário: 62,05%
Ministra do MGI comenta abstenções no CNU
A ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, fez uma avaliação na noite de domingo (18) sobre a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) .
“Estimamos que cerca de 1 milhão de pessoas participaram, o que estava dentro de nossas expectativas, especialmente considerando a magnitude do concurso. Foi uma surpresa muito positiva,” afirmou a ministra.
Dessa forma, a presença de 970.037 candidatos para a realização do certame atendeu às previsões do Ministério de Gestão e Inovação de Serviços Públicos, bem como às expectativas da ministra e dos demais organizadores.
Gabaritos oficiais do CNU já estão disponíveis!
Os candidatos que participaram do Concurso Nacional Unificado (CNU) já podem consultar os gabaritos oficiais no site do CNU!
Veja os gabaritos oficias aqui: Manhã | Tarde
Com a divulgação dos gabaritos, os candidatos poderão solicitar recursos sobre as questões formuladas e/ou os gabaritos divulgados entre esta terça (20/08) e quarta-feira (21/08).
Os recursos devem ser submetidos exclusivamente através do campo específico na área do candidato e não serão aceitos recursos enviados por correio, e-mail, fax ou fora do prazo estabelecido.
As notas finais da prova objetiva e as notas preliminares da prova discursiva serão divulgadas em 8 de outubro. Nessa data, os candidatos também poderão enviar seus títulos para a avaliação.
O resultado final do certame está previsto para ser divulgado em 21 de novembro de 2024.
Vale salientar que os cadernos de provas do CNU foram disponibilizados neste domingo (19/08) e já podem ser acessados no site oficial do concurso.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou 36 diferentes tipos de provas, organizadas em oito blocos.
Tem interesse em ingressar na carreira pública? Confira aqui outros concursos abertos a nível nacional!