• Página Inicial
  • Com derrubada de veto, nível superior será cobrado para Técnico Judiciário!

Com derrubada de veto, nível superior será cobrado para Técnico Judiciário!

Iago Almeida

icone calendario 20 dez 2022

Atenção, concurseiros! O Congresso Nacional derrubou o veto e manteve a cobrança de nível superior para Técnico Judiciário. Diversos concursos estão previstos e devem ser atingidos pela decisão!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Nível superior será cobrado em quais concursos de Técnico?

Sendo assim, o cargo de Técnico Judiciário começará a cobrar o nível superior como escolaridade em concursos públicos.

Assim, a decisão foi anunciada pelo Congresso Nacional no último dia 15 de dezembro, após a derrubada de um veto do presidente Jair Bolsonaro (nº51/2022).

Vale destacar que antes o ensino médio estava sendo cobrado. Agora, com a mudança, os seguintes concursos devem ser atingidos:

  • TRTs – Tribunais Regionais do Trabalho
  • TREs – Tribunais Regionais Eleitorais
  • TRFs – Tribunais Regionais Federais
  • STJ – Superior Tribunal de Justiça
  • STF – Superior Tribunal Federal

Além disso, quem comemorou a decisão foi a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União.

“O Partido Novo — numa postura anti-servidor público — ainda tentou impedir a conquista, mas a luta da Fenajufe e Sindicatos de base garantiu o nível superior para os técnicos judiciários”, disse a Fenajufe.

Passo a passo

Vale destacar que o Projeto de Lei 3.662/21, com mudança na escolaridade, chegou a ser aprovado pelo Senado Federal em agosto.

Entretanto, em setembro, o presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho que citava a alteração do requisito.

Em sua justificativa, o presidente informou que ocorreu um vício de inconstitucionalidade, pois a alteração foi proposta pelo Legislativo, enquanto legalmente deveria partir do Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja o veto na íntegra 

“A proposição legislativa estabelece, por meio dos art. 1º e art. 4º, como requisito de escolaridade, para ingresso no cargo de Técnico Judiciário do Poder Judiciário da União, curso de ensino superior completo e, para este fim, altera o inciso II do caput do art. 8º da Lei nº 11.416, de 15 de dezembro de 2006. Entretanto, a proposição legislativa incorre em vício de inconstitucionalidade ao dispor, por intermédio de emenda parlamentar, acerca de cargos vinculados ao Poder Judiciário da União, o que confrontaria a competência privativa do Supremo Tribunal Federal para apresentar proposição legislativa sobre questões relativas a pessoal do Poder Judiciário da União, nos termos do disposto na alínea ‘b’ do inciso II do artigo 96 da Constituição.”

Concurso unificado de TRE deve contemplar o cargo de Técnico

Portanto, um novo concurso unificado está sendo preparado para a Justiça Eleitoral, para o próximo ano.

Assim, a estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que as vagas sejam para Técnicos e Analistas Judiciários. 

Vale destacar que os salários chegam a R$ 8.501,45 para Técnicos e R$ 13.365,38 para Analista, já incluindo os benefícios.

Mais de 15 tribunais já demonstraram interesse em participar do concurso unificado: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Roraima, Tocantins, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná.

Ademais, no último concurso TREs unificado, aberto em 2006, o Cebraspe (então Cespe/UnB) foi o organizador contratado.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais