No dia 21 de março de 2018 foi divulgado o edital do ENEM 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio)!
Isso quer dizer que se você pretende garantir uma boa nota e uma vaga na universidade, é hora de dar início aos estudos!
Pensando nisso, a Nova Concursos traz um guia de como estudar Química, confira!
» Garanta sua vaga na faculdade estudando com a Apostila e o Curso Online de Redação ENEM! «
Inscrições ENEM 2018
As inscrições para o exame começam às 10h do dia 07 de maio e vão até às 23h59 do dia 18 do mesmo mês e poderão ser realizadas na página do INEP . Atenção são apenas 11 dias para se inscrever.
A taxa de participação é no valor de R$ 82,00 devendo ser paga até o dia 23 de maio de 2018.
Como estudar Química para o ENEM 2018?
A disciplina de Química é cobrada nas questões de Ciências da Natureza, presentes no 2º dia (11/11/2018) e terá duração de 5 horas.
1 – A primeira dica para se preparar é estudar de forma organizada, disciplinada e com todas as ferramentas necessárias – conteúdo, interpretação, contextualização e cálculos.
2 – É essencial possuir um bom domínio do conteúdo da matéria e saber fazer a interpretação do texto de forma organizada e correta. Muitas questões podem ser resolvidas por meio da interpretação do texto. Além disso, saber efetuar os cálculos de forma precisa é primordial.
3 – A melhor forma de estudar química é resolvendo exercícios para entender os conceitos, sem tentar decorar. No dia da prova, a dica é: leia a pergunta antes e só depois vá para o texto, sublinhando os conceitos mais importantes. Isso porque, o texto às vezes traz tantas informações desnecessárias que pode confundir o candidato.
4 – Os assuntos que mais aparecem nas questões de química do Enem são: Estequiometria; Termoquímica; Neutralidade; Oxidação; Equilíbrios químicos; pH; Funções orgânicas. Portanto atenção nestes temas!
5 – Importante salientar que para os temas de estequiometria, termoquímica, geralmente é pedido o cálculo da quantidade de calor liberado na queima de diferentes materiais, como combustíveis, e equilíbrios químicos.
6 – Em química orgânica, o que tem sido pedido e é fundamental que se saiba, é o reconhecimento das funções orgânicas.
7 – Questões que envolvem chuva ácida, aquecimento global, tratamento da água e destruição da camada de ozônio também estão sempre presentes nas provas.
8 – Não se esqueça de estudar nomenclatura (oficial e usual), formulação, orgânicas (hidrocarboneto, álcool, fenol, aldeído, ácido carboxílico, cetona, éter, éster, amina, amida, ou seja, as principais), isomeria (principalmente geométrica e óptica ) e reações orgânicas (oxidação de álcool, polimerização, saponificação e transesterificação). Esses conteúdos sempre são cobrados na prova.
Confira todos os detalhes do Enem 2018 clicando »» AQUI ««
A Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!
» Garanta sua vaga na faculdade estudando com a Apostila e o Curso Online de Redação ENEM! «