A comissão do concurso MP AP se reuniu na última sexta-feira (12) e discutiu detalhes sobre os próximos editais a serem publicados. De acordo com o Ministério Público do Amapá, os documentos já estão sendo elaborados pelo organizador Cebraspe.
Concurso MP AP: Comissão organizadora
Os nomes dos integrantes da comissão organizadora foram divulgados no Diário Oficial do Estado do Amapá. O grupo é responsável por orientar os trâmites e elaborar o projeto básico do certame. São eles:
- Dra. Ivana Lúcia Franco Cei, Procuradora-Geral – Presidente;
- Dr. Jair José de Gouvêa Quintas, Procurador de Justiça – Suplente;
Procuradores de Justiça
- Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino;
- Dra. Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá;
- Dra. Maricélia Campelo de Assunção – Suplente;
- Dr. Joel Sousa das Chagas – Suplente;
Promotores de Justiça
- Dr. Vinícius Mendonça Carvalho;
- Dr. Alcino Oliveira de Moraes – Suplente;
- Dr. Jorge Luís Canezin – Suplente;
Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional do Amapá
- Virgínia Rufino Borges Agra, Advogada OAB-2509;
- Mauro Dias da Silva Júnior, Advogado OAB-2003 – Suplente.
Concurso MP AP: Divisão de vagas
A banca Cebraspe é a responsável pelos dois concursos previstos no órgão, um com 15 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto e outro para provimento de dez vagas para área de apoio.
Este último se baseia em seis vagas para Técnico-Administrativo e quatro para Analista Ministerial, distribuídas por Assistente Social, Psicólogo e profissionais da área de Tecnologia da Informação.
A reunião contou com a participação dos membros da comissão organizadora dos concursos, de forma presencial e por videoconferência.
“Nossa intenção era publicar, ainda em 2020, os dois editais, mas devido à pandemia e, posteriormente a crise energética no Estado, esse processo foi interrompido. Agora estamos procurando dar celeridade para que possamos suprir as carências de pessoal, sempre com foco na excelência do trabalho institucional”, destacou a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei.
Edital do concurso MP AP
Segundo o MP do Amapá , o edital com vagas para Promotor de Justiça deverá ser publicado primeiro, com vagas destinadas a bacharéis em Direito com, pelo menos, três anos de atividade jurídica.
Sem incluir os descontos as remunerações em início de carreira para esses profissionais são de R$ 30.404,42. O edital para Técnicos e Analistas deve ser publicado em seguida, para disputa com ensino superior completo.
Ainda não foram publicadas informações atualizadas sobre salários e benefícios para esses servidores.
Último concurso MP AP
Realizado em 2012, o último concurso MP AP foi de responsabilidade da Fundação Carlos Chagas. Foram ofertadas 40 vagas para cargos de níveis médio e superior.
Os candidatos foram classificados através de provas objetivas, sendo 50 questões para Técnico Ministerial (20 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos) e 60 para Analista Ministerial (20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos).