Atenção concurseiros que irão concorrer a uma das 300 vagas do concurso público da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)!
As inscrições para o certame já estão encerradas e a avaliação, por meio de prova objetiva, está prevista para o dia 11 de março de 2018 e será aplicada em todas as capitais de estados do país e no DF.
Portanto, até a data da prova, os candidatos possuem um pouco mais de 30 dias de preparação. Descubra como montar um plano de estudos eficaz e prepara-se para ingressar na ABIN!
»Estude para o Concurso ABIN e parcele seu pagamento SEM JUROS!«
Como será a Prova?
O exame terá questões sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Atividade de Inteligência e Legislação Correlata, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Língua Inglesa ou Língua Espanhola e Raciocínio Lógico.
Os candidatos aos cargos de Oficial Técnico de Inteligência e Oficial de Inteligência poderão realizar a prova nos períodos da manhã ou tarde, já as provas para o cargo de Agente de Inteligência serão apenas à tarde.
Além das provas discursivas e objetivas, os candidatos também farão prova física, avaliação médica e investigação social.
Após essas etapas, os aprovados irão ser encaminhados a Escola de Inteligência da ABIN, onde farão o curso de formação.
Como montar seu plano de estudos?
Uma preparação de qualidade e excelência demanda antecedência e organização. Primeiro, tenha em mente que apenas o seu esforço poderá te render bons frutos. Para ser aprovado na prova da ABIN você precisará de muita disciplina, foco e força de vontade!
Isso porque o programa do edital (conteúdo programático) é extenso e complicado de se estudar. Por exemplo, um tema pouco comum em relação a outros concursos padrão CEBRASPE e que realmente preocupa os concurseiros Direito Internacional (DIP).
Outo ponto que exige atenção no edital do concurso da ABIN de 2018, é que a carga de atualidades, que teve sua formulação mais estruturada, com exceção do tópico 1 e 2 (História Mundial), abarca basicamente o que seria esperado em uma prova de atualidades.
Dito isso, veja como montar o seu plano estudos, com base nos 30 dias restantes até a prova!
1 – Como fazer Ciclo de Estudos
Separe cuidadosamente a bibliografia e determine todas as estratégias de estudo, com resumos, ciclo de estudos, organização de horários. Como fazer Ciclo de Estudos?
– Defina o tamanho do Ciclo
Defina quantas horas terá o seu ciclo de estudo. Leve em consideração que ciclos longos podem desmotivá-lo e ciclos curtos implicam em pouco tempo de estudo por bloco;
– Organize as disciplinas
Identifique qual o seu nível em cada disciplina e atribua mais tempo para as que você possui mais dificuldade ou que tenha mais peso no concurso que irá prestar;
– Defina a quantidade de blocos
Defina quantos blocos de estudo cada disciplina terá, lembrando que cada bloco de preferência deve ter no mínimo 1h e no máximo 2h30;
– Faça a distribuição das matérias
Tente organizar os blocos de modo que as disciplinas fiquem igualmente espaçadas. Procure alternar as disciplinas teóricas e de raciocínio, na medida do possível;
– Realize os ajustes finais
Avalie a sequência que montou e veja se há alterações de posições necessárias para que blocos no final do ciclo não coincidam com blocos no início do ciclo. Lembre-se que o ciclo deverá ser distribuído até a data da prova.
Com isto, você irá estudar todas as disciplinas de forma equilibrada e lógica, evitando desperdício de tempo e esforço, mantendo sua mente sempre ativa para estudar todo o edital do concurso ABIN.
2 – Conheça a banca organizadora!
Não é segredo que o melhor caminho para ser aprovado em um concurso público é estar familiarizado com a banca organizadora responsável pelo certame. Neste caso, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), que organizou todos os concursos da história da Abin.
Isso é ótimo para os candidatos, uma vez que é possível treinar pelas provas anteriores. Portanto a segunda dica é fazer o maior número possível de exercícios das provas anteriores.
3 – Como estudar Inglês?
Um problema enfrentado por muitos concurseiros que estudam durante meses (ou anos) para alcançar a tão sonhada aprovação na ABIN é matéria de Língua Estrangeira.
De acordo com o edital, será cobrado na prova conhecimentos de língua inglesa e(ou) língua espanhola para o cargo de Oficial de Inteligência.
Para te ajudar, a Nova Concursos preparou um guia de como estudar Inglês para o concurso ABIN! Confira aqui!
4 – Como estudar Direito Administrativo?
A disciplina de Direito Administrativo é um dos requisitos indispensáveis para alcançar a tão sonhada vaga na Agência Brasileira de Inteligência! Confira algumas dicas para se preparar para essa matéria aqui!
5 – Teste de Aptidão Física no Concurso ABIN
A segunda etapa da prova da ABIN será o TAF (Teste de Aptidão Física). A avaliação do concurso terá 2 grandes fases. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, é a prova em si. A segunda etapa, também de caráter eliminatório, terá 4 momentos distintos:
– Investigação Social e funcional;
– Avaliação Médica;
– Avaliação Psicológica;
– TAF (Teste de Aptidão Física).
O TAF costuma ser o terror de muitos concurseiros que esquecem de se preparar para os testes físicos, focando apenas na parte teórica. O TAF do concurso ABIN 2018 poderá ser constituído de provas de:
– Barra fixa;
– Salto com impulsão horizontal;
– Abdominais;
– Natação
– Corrida.
Especialistas apontam que, para uma preparação segura e eficiente, os candidatos devem trabalhar com uma perspectiva de preparo prévio em torno de 10 a 12 semanas antes da prova física. Portanto separe algum tempo para trabalhar o preparo físico!
Bons estudos!
A Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!