O concurso Adeal foi confirmado para 2022 pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas.
De acordo com Fabrício Marques, o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, o edital ofertará 60 vagas para a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal). Ainda segundo Marques, o concurso será importante para otimizar o trabalho da Adeal:
“Desde o início do ano temos discutido com muitas categorias e gestores sobre as demandas de contratações, analisando as restrições legais para o lançamento de concursos e sempre tendo em vista o limite do princípio do equilíbrio fiscal. Esses concursos em específico são muito importantes para que o Estado consiga cumprir o seu papel no fortalecimento da política agropecuária. Esperamos fomentar esse setor que vem crescendo acima da média e, por meio disso, contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas.”
O quadro de servidores da Adeal está defasado e, por isso, novas seleções são imprescindíveis.
Concurso Adeal já havia sido solicitado em julho
Em julho de 2021, a diretoria do Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas realizou uma reunião com o secretário da Agricultura e com o diretor da Adeal.
Nessa reunião, o concurso foi requisitado, assim como a reestruturação do quadro de efetivos da Agência.
De acordo com informações, a Agência está com 66 vagas em aberto. Veja o pronunciamento do Sindicato sobre esse fato:
“Nós estamos lutando para que essas vagas sejam preenchidas, a partir de um novo concurso público, porque a demanda de serviços está crescendo e, com o quadro se servidores reduzidos, os serviços prestados pelo órgão ficam deficientes.”
Última seleção da Adeal aconteceu em 2007!
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas está desde 2007 sem realizar seleções de servidores, o que afeta no bom funcionamento do órgão.
O último concurso ofertou vagas para a formação de um cadastro de reserva em diversas carreiras:
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Agropecuários;
- Nível Médio: Agente Fiscal e Assistente Administrativo; e
- Nível Superior: Fiscal Estadual Agropecuário e Técnico Administrativo.
Os salários ofertados naquele ano chegavam a R$ 2.030,00 para jornadas de 40 horas semanais.
O concurso, que foi organizado pela Fundepes e pela Universidade Federal de Alagoas, avaliou os candidatos pela única etapa de Provas Objetivas com questões sobre:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Informática; e
- Conhecimentos Específicos.