Concurso AFT: Novo certame para Auditor é solicitado!

icone calendario 10 set 2021

Atenção, concurseiros! Novo concurso AFT para contratação de Auditores Fiscais do Trabalho foi solicitado ao Ministro Onyz Lorenzoni.

O requerimento do novo certame foi feito durante uma audiência realizada entre o Ministro do Trabalho, Onyz Lorenzoni, e o Sindicato do Auditores Fiscais (Sinait). Vale ressaltar que o Sindicato já havia apontado a necessidade de novos servidores na AFT.

Bob Machado, o presidente do Sinait, apontou que a carreira de Auditor Fiscal do Trabalho apresenta cerca de 45% das vagas autorizadas em legislação desocupadas.

Temos o menor quadro dos últimos 25 anos. A falta de pessoal prejudica muito a atuação dos auditores fiscais, uma vez que precisam verificar o ambiente de trabalho in loco”, disse Machado.

Em agosto, o chefe do gabinete do Ministério do Trabalho (MTE) respondeu ao Sinait que o planejamento de um novo concurso estava tramitando no MTE.

Concurso AFT já havia sido requisitado anteriormente!

Em 2019, um pedido de concurso AFT foi protocolado ao Ministério da Economia.

Na época, foram requisitadas 1.524 vagas para a carreira de Auditor Fiscal do Trabalho, que exige formação no Ensino Superior em qualquer área.

A remuneração inicial dos candidatos que fossem contratados naquele ano seria de R$ 21.029,09 mensais.

O concurso, no entanto, não teve andamento e novas seleções estão sendo pedidas dois anos depois.

Como foi a última seleção AFT?

O último concurso para a carreira de AFT aconteceu em 2013 e ofertou 100 vagas.

A banca que organizou a seleção foi o CESPE, atual Cebraspe, que avaliou os candidatos por meio de duas Provas Objetivas, duas Provas Discursivas e uma Análise de Vida Pregressa.

A primeira Prova Objetiva foi constituída por 100 questões sobre os assuntos:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direitos Humanos;
  • Administração Geral e Pública; e
  • Noções de Informática.

Já a segunda Prova Objetiva, trouxe 120 questões sobre conhecimentos mais específicos das áreas de Direito, Contabilidade e Economia.

Saiba mais sobre o Concurso Auditor Fiscal do Trabalho: Provas adiadas. Iniciais de R$ 22 mil!

Notícias relacionadas