Um novo concurso AFT (Auditor Fiscal do Trabalho) foi novamente solicitado e o edital se torna cada vez mais necessário para repor o quadro atual de servidores, que é o menor em 25 anos!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso AFT: quando sai um edital?
É o que todos querem saber, inclusive o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT).
Isso porque um novo edital para Auditor Fiscal do Trabalho está sendo aguardado há alguns anos e vem se arrastando ainda sem autorizações.
Portanto, o subsecretário de Inspeção do Trabalho, Rômulo Machado, enviou uma nova solicitação para autorização do Ministério da Economia.
Assim, a informação foi repassada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait).
“Há cerca de duas semanas, a SIT formalizou um novo pedido para realização de concurso público, atualizando todo o ‘status quo’, demonstrando o quadro exíguo e o quanto tem dificultado o trabalho dos auditores”, disse a categoria.
Apesar do novo pedido de concurso, o subsecretário adiantou que ainda não há indicação de que será autorizada a realização de um processo seletivo.
A SIT afirmou ainda que a Inspeção do Trabalho poderia estar apresentando muito mais para a sociedade, se tivesse um quadro adequado.
“Tenho manifestado que todas as melhorias que pudemos implementar já foram construídas e que, apesar das dificuldades, os números têm sido muito positivos”, disse Rômulo Machado.
Detalhes do pedido
Em 2021, o pedido solicitava aval para preenchimento de 1.524 vagas de Auditor-Fiscal do Trabalho.
Entretanto, a nova solicitação, confirmada na última semana pela SIT, ainda não foi revelada. Sendo assim, deve ter mais detalhes em breve!
Ademais, o nível superior em qualquer área é o requisito para participar da seleção. Além disso, a remuneração é de até R$ 21.487.
Vale destacar ainda que em novembro de 2020, o pedido registrou 12 movimentações.
Assim, o processo passou pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e pela Coordenação-Geral de Concursos e Provimento de Pessoal (SGP-CGCOP).
Posteriormente, o pedido foi protocolado pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho e, desde então, espera um aval do Ministério da Economia.
“O governo toma o caminho contrário do que é reivindicado pelo conjunto dos servidores, que se organizam em fóruns diversos para amplificar sua capacidade de reagir. O anseio da Auditoria-Fiscal do Trabalho é, entre outros pontos, a realização de concurso público”, diz o Sinait.
Quadro atual de servidores é o menor em 25 anos
Um novo edital para o concurso AFT é realmente necessário. Isso porque há anos não se via um quadro de servidores tão pequeno.
Assim, segundo informações da categoria, o quadro atual de Auditores-Fiscais do Trabalho contava apenas com 2.091 servidores, isso em 2021.
Sendo assim, por lei, a carreira tem 3.644 vagas, o que gera um déficit de 1.553 cargos na pasta.
Além disso, atualmente são registradas em média 130 aposentadorias por ano. Assim, o quadro atual é o menor em 25 anos.
“Muitos auditores-fiscais recebem abono permanência e podem deixar o serviço público a qualquer momento. Esta é uma das demandas mais recorrentes e antigas da carreira”, ressaltou o presidente.