É iminente a publicação do novo edital do concurso Agente Penitenciário MG (Polícia Penal MG) com a oferta de mais de 2 mil vagas.
Para pleitear uma vaga os candidatos devem iniciar os estudos o quanto antes, pois o edital está previsto para o mês de junho.
- Confira: Curso Online grátis Polícia Penal MG
Índice
Quando vai abrir concurso para agente penitenciário MG?
Marcado para o dia 25 de maio, o pregão, para escolha da banca organizadora foi adiado e uma nova data selecionada, 08 de junho.
- Adquira: Apostila provas Polícia Penal MG
- Adquira: Curso Online provas Polícia Penal MG
O adiamento ocorreu devido à necessidade de alteração no instrumento convocatório, a partir do julgamento de uma impugnação pelo IBFC (Instituto Brasileiro e Formação e Capacitação).
Assim que a banca for contratada, o processo de elaboração do edital que trará 2.420 vagas ocorrerá em até 20 dias. Depois de passar pela validação da organizadora junto com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, o documento poderá ser publicado no Diário Oficial do Estado.
Segundo o secretário da Sejusp MG, Rogério Greco, o edital será publicado no final de junho ou no mais tardar início de julho.
“Acredito que no final de junho, início de julho a gente deve estar com o edital em mãos. Já com a determinação de data de provas. O edital está indo mais rápido do que imaginávamos”, falou Greco.
Quanto ganha um Policial Penal MG?
A remuneração inicial para o cargo de Polícia Penal MG (antigo Agente Penitenciário) está em torno de R$ 4.098,45, porém os vencimentos mensais podem chegar a R$ 8.875,16 no topo da carreira.
O que estudar para concurso da Polícia Penal?
Os candidatos ao cargo de Policial Penal de Minas Gerais serão submetidos às seguintes etapas:
- Prova Objetiva e Prova de Redação
- Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos
- Exames Psicológicos
- Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada
- Exames Médicos
- Curso de Formação Técnico-Profissional
A primeira etapa que corresponde às provas objetiva e de redação, conforme o último edital, contou com 60 questões de múltipla escolha, versando sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Informática Base – 5 questões;
- Noções de Direito – 10 questões;
- Direitos Humanos – 10 questões;
- Legislação Especial – 20 questões;
- Raciocínio Lógico – 5 questões.
Já a prova de redação teve o valor de 50 pontos e consistiu na elaboração de um texto com tema fornecido no momento da prova, tendo como um dos critérios conter mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas.