Concurso AGU: Comissão aprova novo edital para Advogado e Procurador!

Foi aprovada pela Comissão Técnica do CSAGU, a realização do novo concurso AGU (Advocacia-Geral da União), com edital ofertando até 200 vagas nos cargos de Advogado e Procurador.

Realização do novo concurso AGU

A Advocacia-Geral da União pode realizar um novo concurso AGU. O certame foi aprovado no dia 16 de novembro, durante uma reunião no Conselho Superior e, no momento, espera pelo parecer do Ministério da Economia.

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!
[btnnova href=”https://www.novaconcursos.com.br/concurso/agu-advocacia-geral-da-uniao/apostila” class=”yellow” target=”true” content=”Apostila Completa AGU” position=”center” promo-name=”link-produto”]

As informações foram divulgadas no dia 17 de novembro, através das redes sociais, do procurador da Fazenda Nacional, Jurandi Ferreira. De acordo com o procurador, o Ministério da Economia não precisa autorizar a seleção, mas sim dar a sua análise técnica.

Além disso, para um novo concurso AGU acontecer, ele deve ser autorizado pelo Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (CSAGU) e, posteriormente, deliberado pela AGU. Por isso, o procurador acredita na abertura do certame.

Ainda de acordo com o procurador, ao todo estão previstas 200 vagas para os cargos, sendo: 100 vagas para Procurador da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e 100 vagas para Advogado da União.

“A PGFN propõe e nós aprovamos (no caso dos advogados da União, a SGA propõe). Por ora, 100 vagas cada”, salientou Jurandi Ferreira em sua rede social.

[mauticform id=”327″ chamada=”Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos Federais” titulo=”Quer Receber Todas Movimentações de Concursos Federais?” track=”Captura – Blog Notícia Concursos Federais”]

Ainda durante a reunião do Conselho Superior, foi informado pelo procurador que fez um discurso em razão da falta de apoio administrativo.

“Nos pareceu que, diante das vedações da LC 173, a única alternativa era repor vacâncias mesmo. Por mim, saindo o concurso, vai ser o mais bem cuidado de nossa história recente”, relatou o procurador.

O certame para Advogado da União e Procurador da Fazenda Nacional é destinado a graduados em Direito, com registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e experiência de dois anos.

Último concurso AGU

O último concurso AGU destinado para os cargos de Advogado da União e Procurador da Fazenda Nacional, teve seu edital publicado no ano de 2015.

Para a carreira de Procurador, foram ofertadas 150 vagas, através da banca organizadora ESAF (Escola de Administração Fazendária).

Já para a função de Advogado da União, foram oferecidas 84 vagas. O certame teve como banca organizadora o Cebraspe (antigo Cespe/UnB).

Os salários para o Advogado eram de R$ 17.330,33, enquanto o Procurador tinha remuneração inicial de R$ 19.655,67.

A seleção para Procurador e Advogado foi composta por: provas objetiva, provas discursivas I, II e III, prova oral, prova de títulos e sindicância de vida pregressa.

Entretanto, na primeira etapa o certame para Procurador teve 100 questões sobre conteúdos de: Direito Constitucional, Tributário, Financeiro e Econômico, Administrativo, Internacional Público, Empresarial, Civil, Processual do Trabalho e da Seguridade Social.

Já a seleção para Advogado englobou 200 questões, que foram distribuídas pelos seguintes grupos:

Grupo I (90 questões)

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Financeiro e Econômico;
  • Direito Tributário;
  • Direito Ambiental.

Grupo II (60 questões)

  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Internacional Público;
  • Direito Internacional Privado.

Grupo III (50 questões)

  • Direito Penal e Processual Penal;
  • Direito do Trabalho e Processual do Trabalho;
  • Direito da Seguridade Social.

O concurso AGU para Advogado da União teve 261 candidatos aprovados. A seleção ficou válida até o dia 28 de dezembro de 2017, quando os habilitados foram convocados.

No total, 224 foram contratados. Já a seleção para Procuradores, ficou válida até o mês de novembro de 2018.