Um novo concurso ALEPI (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí) está em pauta e deve sair em breve. A previsão aponta comissão anunciada nesta semana ainda e edital em junho. Veja detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso ALEPI: quando sai o edital?
Sendo assim, um novo concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí está sendo estudado e deve sair ainda no primeiro semestre.
Portanto, a seleção já havia sido confirmada pelo presidente da casa, deputado Franzé Silva (PT), anteriormente, e confirmada novamente neste ano.
Por meio das redes sociais, ele anunciou o ato de designação dos membros da comissão organizadora, que deve ser assinado nesta quarta-feira, 15 de fevereiro.
Além disso, o parlamentar informou ainda que a publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer até junho.
“Amanhã, quarta-feira (15), pela manhã, teremos uma reunião, no gabinete da presidência, para assinar ato designando comissão que cuidará do concurso público da Assembleia Legislativa do Piauí. Nossa meta é lançar edital já neste primeiro semestre”, escreveu ele no twitter.
Ainda não há, entretanto, vagas e cargos confirmados. O cronograma deve ser montado pela comissão, assim como o levantamento da necessidade do órgão.
Assim, uma banca deve ser escolhida em breve e após a assinatura do contrato é que o edital se tornará iminente, podendo sair a qualquer momento.
Último concurso ALEPI aconteceu em 2019
Portanto, a última seleção para a Assembleia aconteceu em 2019 e teve provas aplicadas em 2020. Por isso, use dele para iniciar os estudos!
A organização ficou a cargo da COPESE/UFPI (Coordenadoria Permanente de Seleção da Universidade Federal do Piauí).
À época, 41 oportunidades foram ofertadas para os seguintes cargos de níveis médio/técnico e superior:
- Nível Médio/Técnico
- Assessor Técnico Legislativo
- Taquigrafia (4)
- Informática (4)
- Cerimonial Público (4)
- Radiodifusão (4)
- Área Administrativa (4)
- Assessor Técnico Legislativo
- Nível Superior
- Consultor Legislativo
- Redação de Atas e Revisão de Debates (4)
- Direito (4)
- Contabilidade (4)
- Tecnologia da Informação (4)
- Comunicação Social (4)
- Biblioteconomia (1)
- Consultor Legislativo
Ademais, os salários dos aprovados da época variavam entre R$ 2.310,14 e R$ 4.068,39 para jornadas de trabalho de 30 horas semanais.
Requisitos
- Ter nacionalidade brasileira, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
- Estar
- em gozo dos direitos políticos;
- quite com as obrigações eleitorais;
- quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter idade mínima de 18 anos no ato da posse;
- Apresentar Atestado de Sanidade Física e Mental;
- Apresentar Declaração de Acumulação Lícita de Cargos ou Empregos Públicos.
Etapas e provas
Portanto, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório, além da avaliação de títulos, em caráter classificatório.
Elas, então, foram aplicadas em Teresina – PI e tiveram duração máxima de cinco horas. Foram 50 questões sobre as disciplinas:
- Língua Portuguesa (10)
- Raciocínio Lógico (10)
- Conhecimentos Específicos (30)
Por fim, a redação consistiu na produção de um texto dissertativo-argumentativo. Assim, foram avaliados os seguintes aspectos:
- Escrita formal da língua portuguesa;
- Tema, gênero textual e tipo textual;
- Coerência textual;
- Coesão textual;
- Sugestão/solução para o problema abordado.