Boas notícias, concurseiros! Está divulgado o projeto básico do concurso Alepi , que confirma informações importantes do edital. A previsão é que ele seja aberto ainda em 2023; veja!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso Alepi: o que já está revelado?
Sendo assim, o edital do concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí era esperado com a oferta de 400 vagas, mas terá 201.
O número já havia sido confirmado anteriormente pelo presidente da casa, deputado Franzé Silva (PT), mas acabou confirmado agora pelo projeto básico.
O documento foi divulgado nesta semana pela banca e revela informações importantes do certame, que ainda não tinham confirmação oficial.
Vale destacar que o contrato com a banca organizadora Idecan, foi assinado no último dia 26 de setembro. Com isso, o edital é iminente e pode sair a qualquer momento.
Vagas e cargos
Sendo assim, o concurso irá ofertar 201 vagas para os cargos de Analista (que exige o nível superior) e Técnico (nível médio).
De acordo com a distribuição, serão 54 vagas para Analista Legislativo e 13 oportunidades para Técnico Legislativo. Veja a divisão dos cargos:
- Analista Legislativo
- Administração Pública: 1 vaga
- Analista de Suporte em Rede – Infraestrutura: 2 vagas
- Arquitetura: 1 vaga
- Arquivista: 2 vagas
- Biblioteconomia: 1 vaga
- Ciência Política: 2 vagas
- Contabilidade: 11 vagas (6 AC, 2 para PcD e 3 para Negros)
- Controle Interno: 3 vagas
- Desenvolvimento: 2 vagas
- Direito: 4 vagas (2 AC, 1 para PcD e 1 para Negros)
- Engenharia Civil: 1 vaga
- Engenharia Elétrica: 1 vaga
- Estatística: 2 vagas
- História: 1 vaga
- Intérprete de Libras: 1 vaga
- Jornalista: 3 vagas
- Direito Previdenciário: 1 vaga
- Mídias Digitais: 1 vaga
- Pedagogia: 2 vagas
- Planejamento e Orçamento: 2 vagas
- Relações Públicas: 2 vagas
- Revisor de Texto: 5 vagas (3 AC, 1 para PcD e 1 para Negros)
- Técnica Legislativa: 2 vagas
- Técnico Legislativo
- Administrativo: 4 vagas (2 AC, 1 para PcD e 1 para Negros)
- Design e Produção Audiovisual: 2 vagas
- Edificações: 1 vaga
- Eletricista: 2 vagas
- Fotojornalismo: 2 vagas
- Operação de Som e Imagem: 1 vaga
- Segurança do Trabalho: 1 vaga
Por fim, o órgão estima que 25.447 pessoas se inscrevam no concurso, sendo 19.506 para o cargo de Analista e 5.941 para Técnico. Lembrando, é só uma estimativa!
O que estudar para o concurso ALEPI?
Também estão confirmadas as provas do concurso ! Aliás, os inscritos passarão por três fases de seleção: prova objetiva, prova dissertativa e prova de títulos.
Vale destacar que as provas objetivas e dissertativas serão realizadas em um único dia e em um único turno na cidade de Teresina (PI), sede do Poder Legislativo estadual.
Ademais, a data e o horário da prova ainda serão informados pelo Idecan, isso na publicação do edital, que não deve demorar.
Mas, quem quiser já começar a se preparar, pode! Os estudos devem ser feitos através das disciplinas citadas no conteúdo programático. Veja:
- Conhecimentos Gerais (20 questões)
- Língua Portuguesa
- Matemática e Raciocínio Lógico
- História do Piauí
- Conhecimentos Específicos (40 questões)
- Direito Civil – Direito
- Administrativo – Direito Constitucional
- Legislação Institucional (Regimento Interno) – Constituição do Estado do Piauí
- Prova Discursiva
- Redação
Outro edital Alepi para 2024?
Sim, outro! E com vagas desta vez para a Polícia Legislativa. Segundo o presidente, para este cargo o edital deve sair apenas em 2024.
Isso porque o posto ainda será criado, para substituir a função que hoje é feita por policiais militares. A previsão é para 100 vagas!
“Asseguro que, da parte da Assembleia Legislativa do Piauí, continuaremos fazendo tudo para nos somarmos aos esforços pela segurança da população. Já devolvemos para as ruas 59 policiais militares que estavam à disposição da Alepi e minha meta é fazer concurso para a Polícia Legislativa, de modo a colocar os militares da Alepi para reforçar mais a segurança pública em Teresina e no interior”, disse o presidente da Casa, Franzé Silva.
Com edital previsto até agosto de 2023, confira como iniciar os estudos!