Boa notícia concurseiros! Os preparativos do novo concurso ALES avançaram e o edital pode ser publicado ainda em 2023. Entenda!
A previsão foi anunciada pelo presidente da Casa, Marcelo Santos, durante reunião realizada com os deputados na última terça-feira, 7 de fevereiro.
Na ocasião, vários assuntos estiveram em debate, entre eles, a retomada dos estudos para realização desde concurso.
“Nós vamos retomar o concurso, que é para suprir a ausência de servidores que se aposentaram”, declara Marcelo Santos.
Apesar disso, ainda não existem informações acerca do quantitativo de vagas e cargos a serem ofertados no próximo edital.
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Comissão formada!
Em outubro de 2022 foi formada uma comissão responsável pela realização de estudos e escolha da banca organizadora da seleção.
“Institui Comissão Especial de estudos preliminares visando a elaboração de Plano de realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos efetivos na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo – ALES.” – foi publicado no Diário Oficial da própria Assembleia pela Mesa Diretora.
A comissão é composta dos seguintes membros:
- Alex da Silva Pereira;
- Tatiana Soares de Almeida;
- Amanda Gabriel de Oliveira Kiffer;
- José Arimathea Campos Gomes;
- Rodrigo Francisco Teixeira de Miranda;
- Katarinny Büge Rocha.
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas e presidente da comissão, Alex da Silva Pereira, serão realizadas duas reuniões semanais para agilizar os trabalhos do concurso e a previsão é entregar o levantamento de cargos e vagas em até 40 dias.
“Pretendemos entregar o levantamento da demanda de cada setor para a Mesa Diretora em até 40 dias”, disse.
Como foi o último concurso ALES?
A última seleção foi realizada em 2011 e ofertou 141 vagas para as seguintes carreiras:
- Procurador de 1ª Categoria;
- Analista em Comunicação Social I;
- Taquígrafo Parlamentar Apanhador I;
- Técnico
- Comunicação Social I.
- Tecnologia da Informação I;
- Legislativo Sênior I
- Biblioteca;
- Arquivo;
- Almoxarifado;
- Patrimônio;
- Protocolo;
- Serviços Gerais;
- Sonorização;
- Secretaria Legislativa;
- Secretaria Administrativa.
Na ocasião a banca organizadora foi o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas compostas de 60 questões, sendo 25 questões de conhecimentos básicos e 35 de conhecimentos específicos.
Foram considerados aprovados aqueles que obtiveram nota igual ou superior a 30 pontos, com exceção dos interessados no cargo de Procurador que precisaram alcançar 36 pontos e ainda foram submetidos a uma prova prática.