Com a aprovação do novo marco legal do saneamento básico, diretora do órgão prevê o novo concurso ANA 2020 (Agência Nacional de Águas) ofertando 100 vagas.
Vagas no concurso ANA
O novo concurso ANA 2020 pode ser autorizado pelo Ministério da Economia. O certame ganhou força após a aprovação pelo Senado Federal, do novo marco legal do saneamento básico (PL 4.162/2019 ).
Foi informado pela presidente-diretora da Agência Nacional de Águas, Christianne Dias, que tem expectativa pela aprovação do certame.
De acordo com Dias, com as novas atribuições que o marco traz ao órgão, será preciso reforçar o quadro de servidores.
“Temos expectativas de receber 26 cargos comissionados, fazermos concurso público para suprir 100 vagas e orçamento anual de R$ 7 milhões”, informou Christianne Dias.
Ainda segundo a diretora, existe um acordo para que a agência seja reforçada, com orçamento e pessoal. “É uma regulação econômica, que ainda não fazemos na ANA. Então precisamos trazer especialistas, contadores e administradores que já tenham familiaridade de regulação econômica no país”.
Conforme o projeto aprovado no Senado Federal, a Agência Nacional de Águas se torna reguladora dos serviços públicos de saneamento básico, incluindo as atividades de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Dessa maneira, o órgão ainda irá regularizar o saneamento de cidades e estado que desejarem receber serviços ou recursos federais. O projeto é de iniciativa do governo, foi aprovado no mês de dezembro de 2019, na Câmara dos Deputados e agora segue para sansão presidencial.
Último concurso ANA
O último concurso ANA para o cargo de Técnico Administrativo teve edital publicado em 2012. Na ocasião, foram ofertadas 45 vagas para atuação em Brasília/DF. As provas, foram aplicadas apenas na capital federal, e contaram com 50 questões objetivas e uma discursiva.
Na prova objetiva, as disciplinas englobadas foram:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Ética;
- Noções de Informática;
- Legislação Aplicada à ANA;
- Noções de Direito Constitucional;
- Direito Administrativo.
Para os demais cargos, a última seleção já tem mais de dez anos. No ano de 2008, foram ofertadas 100 vagas para Especialista em Recursos Hídricos, 12 vagas para Especialista em Geoprocessamento e 40 vagas para Analista Administrativo. Todos os candidatos realizaram provas objetivas.
Na época, as disciplinas foram: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Ética na Administração Pública, Recursos Hídricos/Legislação Aplicada, Direito (Constitucional e Administrativo) e Conhecimentos Específicos.
Além das avaliações objetivas, os candidatos responderam a uma questão discursiva específica. Para os cargos de Especialista, a seleção contou ainda com uma prova de títulos. As vagas também foram para Brasília/DF, mas, nesse caso, os exames ocorreram em todo o país.