Concurso ANM: Saiu o edital com 40 vagas para 6 Estados!

Optimized anm

Atenção concurseiros! O edital do concurso ANM (Agência Nacional de Mineração) foi publicado. São 40 vagas distribuídas entre seis estados brasileiros. As oportunidades são para Especialista em Recursos Minerais.

Concurso ANM: como realizar inscrições?

As inscrições para o concurso da Agência Nacional de Mineração terão início no próximo dia 17 de dezembro, às 10h.

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Assim, os interessados poderão se inscrever até às 18h do dia 10 de janeiro de 2022. Para participar será preciso pagar uma taxa de R$ 132. 

Portanto, basta entrar no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora da seleção.

Isenção da taxa

Mas atenção concurseiros! Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) e doadores de medula óssea podem solicitar a isenção da taxa.

Assim, os pedidos serão aceitos durante todo o período de inscrição, também pelo site da banca.

Concurso ANM: distribuição das vagas e os salários

Publicado nesta sexta-feira (10), o edital do concurso da Agência Nacional de Mineração está ofertando 40 vagas. Portanto, confira a distribuição:

  • Minas Gerais (17),
  • Pará (06),
  • Mato Grosso (02),
  • Bahia (02),
  • São Paulo (02),
  • Distrito Federal (10).

Vale destacar que todas as vagas são para a carreira de Especialista em Recursos Mineiras, que tem exigência de nível superior.

Ademais, a graduação deve ser em Geologia e Engenharia (Geológica, Hídrica, de Minas, Civil, Ambiental ou Florestal). 

Posteriormente, os aprovados no certame contarão com um salário inicial de R$ 9.909,30. Isso para uma jornada de 40 horas semanais.

Além disso, os contratados serão alocados em uma das seguintes capitais, que devem ser escolhidas no momento da inscrição: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador e São Paulo. 

Assim, todas as vagas são efetivas, ou seja, não há cadastro reserva. Os nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União (estatutário). 

Concurso ANM: provas serão aplicadas em abril de 2022

Os concurseiros inscritos no concurso da Agência Nacional de Mineração serão avaliados por meio de provas objetivas e de títulos.

As provas estão marcadas para o dia 10 de abril, no turno da tarde e com duração de até 5 horas para que os candidatos respondam tudo.

Conteúdo programático

Além disso, o exame objetivo será composto por 100 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 60 Específicos.

Entre os Conhecimentos Gerais, as questões são de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Ética no Serviço Público. 

Enquanto na parte específica serão de Mecânica dos Solos Aplicada, Geologia e Engenharia Aplicada, Hidrologia e Hidráulica de Barragens, Investigação Geológica-Geotécnica, Ruptura Hipotética de Barragens, Estrutura de Barramento para Disposição de Rejeitos, Modelagem Numérica em Barragens, Instrumentação Geotécnica em Barragens, Geofísica Aplicada a Barragens e Legislação e Normas sobre Barragens. 

Onde serão aplicadas?

Assim, os exames objetivos serão realizados no Distrito Federal e nas cidades de Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Cuiabá (MT), São Paulo (SP) e Salvador (BA).

O que é preciso para ser aprovado?

O concurseiro precisará obter, pelo menos, 8 pontos na parte Geral, 18 na Específica e 30 no conjunto das provas para ser aprovado.

Ademais, os candidatos com a melhor classificação, conforme os limites do edital, terão os exames discursivos corrigidos.