Entenda, concurseiros! Um novo concurso ANP (Agência Nacional do Petróleo) já foi solicitado ao Ministério da Economia e continua aguardando autorização. O pedido é para 107 vagas, número de cargos que estão vagos no órgão.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso ANP: pedido enviado; e o aval?
Em 2022, um novo concurso público para a Agência Nacional de Petróleo pode ser publicado. Entretanto, um pedido ainda aguarda autorização.
Isso porque a agência enviou um pedido ao Ministério da Economia ainda em 2021, para preenchimento de 107 vagas. E ele segue válido!
Em resposta dada em abril, no Acesso à Informação do Governo Federal, a ANP disse que enviou o pedido, mas não tinha certeza de autorização.
“Não sabemos se o Ministério da Economia vai autorizar a realização”, diz a Agência.
Vale destacar que o número corresponde a quantidade de vacâncias no órgão. Confira a distribuição:
- Especialistas de regulação de petróleo e derivados natural (49);
- Analista administrativo (23); e
- Especialista em Geologia e Geofísica de Petróleo e Gás Natural (19).
- Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados e Gás Natural (08);
- Técnico Administrativo (08).
Segundo o documento, a realização do certame será para preenchimento e aumento do corpo técnico, de forma que possibilite melhor fiscalização.
“Só três ou quatro fiscais não dão conta desse recado e nada acaba sendo monitorado direito. É necessário que a gente qualifique melhor os nossos profissionais com cursos de formação e o fortalecimento da Sefaz”, afirmou o deputado e presidente da Comissão, Luiz Paulo.
De acordo com o órgão, o quadro efetivo caiu de 685 pessoas, em 2017, para 613, em 2020. Por isso um novo concurso é urgente!
Último concurso ANP
Publicado em 2015 e tendo a Cesgranrio como banca organizadora, o último concurso da Agência Nacional do Petróleo ofertou 34 vagas.
Do total de oportunidades, 14 foram para Técnico em Regulação e 20 de Técnico Administrativo, ambos cargos de nível médio.
Os cargos contemplados foram o de Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural e Técnico Administrativo.
Além disso, 24 vagas foram destinadas ao Rio de Janeiro, onde está o escritório central da autarquia.
Na época, os salários iniciais variavam de R$ 7.036,54 para o Técnico em Regulação e de R$ 6.682,54 no caso do Técnico Administrativo.
Concurso: atribuições e requisitos
Ademais, os concurseiros devem se atentar a algumas informações do concurso, como as atribuições e requisitos do cargo. Portanto, confira:
- Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural
- Atribuições – voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prospecção petrolífera, da exploração, da comercialização e do uso de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural, e da prestação de serviços públicos e produção de combustíveis e de derivados do petróleo e gás natural, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades. Os aprovados na especialidade Geral serão designados, preferencialmente, para exercer atividades externas de fiscalização do abastecimento.
- Requisitos – diploma ou certificado de conclusão de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
- Técnico Administrativo
- Atribuições – voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da ANP, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
- Requisitos – Diploma ou certificado de conclusão de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.