A definição da banca organizadora do concurso ANTT 2023 (Agência Nacional de Transportes Terrestres) será por critério de dispensa de licitação.
O documento foi publicado na manhã desta quarta-feira, 06 de dezembro. Veja:
Inclusive, a comissão de planejamento do certame elaborou o projeto básico para contratação da empresa. Ao todo, seis bancas organizadoras estão na disputa, são elas:
- Fundação Getúlio Vargas (FGV);
- Cebraspe;
- Fundação Carlos Chagas (FCC);
- Idecan;
- Instituto Avalia;
- Nosso Rumo.
O projeto básico funciona como um espelho do edital e trouxe vários detalhes do certame, como a divisão dos cargos por especialidade e como serão as etapas avaliativas.
Se você tem interesse nessa seleção, continue comigo nessa página para já ir se preparando! 😉
- Confira: Apostila Básico para Concursos
- Confira: Mapas Mentais Língua Portuguesa – Principais Tópicos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quantas vagas serão ofertadas no concurso ANTT 2023?
Conforme consta no projeto básico do concurso, serão ofertadas 50 vagas de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, que serão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Mecânica: 20 vagas + 56 CR
- Economia: 10 vagas + 38 CR
- Direito: 10 vagas + 38 CR
- Qualquer Área de Formação: 10 vagas + 38 CR
Os aprovados serão remunerados com salários iniciais de R$ 16.413,35, além do auxílio-alimentação no valor de R$ 658,00.
Lembrando que de acordo com a portaria autorizativa do certame, o edital deverá ser publicado seis meses após sua autorização, ou seja, até janeiro de 2024. Já as provas serão aplicadas dois meses após a publicação do edital.
Como é o trabalho do Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres?
As atribuições são voltadas para atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres, inclusive infraestrutura, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
Como serão as provas do concurso ANTT 2023?
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas em um único dia e em períodos diferentes, no município de Brasília/DF, sendo:
- Manhã: Prova Objetiva de Conhecimentos Básicos; Estudo Técnico;
- Tarde: Prova de Conhecimentos; Dissertação.
A prova objetiva consistirá em 110 questões, sendo 30 questões de conhecimentos gerais e 80 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva será composta de um estudo técnico de 45 a 60 linhas e de uma dissertação ligada aos conhecimentos específicos, com limite de 30 linhas.
Os classificados ainda realizarão três etapas:
- Avaliação de Títulos;
- Avaliação Biopsicossocial;
- Curso de Formação.
O Curso de Formação terá duração de 80 horas, com prova de avaliação final.
Como foi o último concurso ANTT?
Enquanto mais informações acerca do novo concurso não são divulgadas, confira todos os detalhes do último edital para já ir se preparando!
O último concurso ANTT foi realizado em 2013 para o preenchimento de 135 vagas de nível médio e superior de formação, são elas:
- Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres
- Ciências Contábeis;
- Direito;
- Economia;
- Eng. Ambiental e Engenharia Florestal;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Civil/Engenharia de Produção;
- Estatística.
- Analista Administrativo
- Administração;
- Biblioteconomia;
- Ciência Política;
- Ciências Contábeis;
- Comunicação Social;
- Direito;
- T.I. – Desenvolvimento de Sistemas da Informação.
- T.I. – Infraestrutura de T.I.
- Técnico
- Téc. Administrativo;
- T. em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres.
Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe, que avaliou os candidatos por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos.
A prova objetiva foi composta de 120 questões do tipo “certo” ou “errado”, sendo 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva consistiu na elaboração de uma redação.
Confira todos os detalhes do último edital, clicando aqui!