Boa notícia, concurseiros! O edital do concurso ANTT já está sendo elaborado pela comissão e deve ser publicado até o final de janeiro. A banca está quase saindo; veja!
- Confira: Apostila Básico para Concursos
- Confira: Mapas Mentais Língua Portuguesa – Principais Tópicos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quando sai o edital do novo concurso ANTT?
Em 2024! A Agência Nacional de Transportes Terrestres revelou que está elaborando o edital de seu novo concurso público .
Com isso, o órgão citou que a previsão é publicá-lo até o final de janeiro do próximo ano. Isso porque os trâmites estão avançando.
Assim, as informações foram passadas pelo gerente de Gestão Estratégica de Pessoas da ANTT, Eduardo Caldas Rossi, nesta semana.
“Ademais, esta agência instituiu a comissão especial de planejamento e execução do concurso público, por meio da Portaria DG nº 232, de 1º de agosto de 2023, que atualmente está elaborando o edital que regulamentará o concurso público da ANTT para as vagas já autorizadas. A previsão é de que o edital seja publicado até o final de janeiro de 2024”, citou o gerente.
Vale destacar que a banca deve ser contratada ainda em 2023. Veja as que estão na disputa: Fundação Getúlio Vargas (FGV); Cebraspe; Fundação Carlos Chagas (FCC); Idecan; Instituto Avalia e Nosso Rumo.
Esclarecimentos sobre o concurso público ANTT 2023
Por meio de seu site, o governo confirmou que a divulgação oficial das etapas, provas, conteúdo programático e outros aspectos, somente ocorrerá após a publicação do edital. Veja:
- O Projeto Básico e os detalhes do concurso da ANTT de 2023 ainda estão tratadas como sigilosas, até que haja publicação do edital do concurso.
- A Agência esclarece que as informações que circulam na imprensa estiveram extraídas de um formulário com requisitos técnicos preliminares, enviado pela comissão do concurso a diversas instituições organizadoras de certames, para que estas apresentem propostas de preços.
- O documento preliminar apenas revela, em linhas gerais, o modelo de contratação pretendido, bem como os critérios de escolha da futura banca organizadora do certame, contendo informações necessárias ao processo de cotação de preços.
- A divulgação oficial das etapas, provas, conteúdo programático e outros aspectos do concurso público, somente ocorrerá após a publicação do edital.
Quais oportunidades serão ofertadas no concurso ANTT?
Conforme consta no projeto básico do concurso , 50 vagas de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres estarão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Mecânica: 20 vagas + 56 CR
- Economia: 10 vagas + 38 CR
- Direito: 10 vagas + 38 CR
- Qualquer Área de Formação: 10 vagas + 38 CR
Além disso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres confirmou que o edital contará com a formação de um cadastro de reserva.
Os aprovados estarão remunerados com salários iniciais de R$ 16.413,35, além do auxílio-alimentação no valor de R$ 658,00.
Lembrando que de acordo com a portaria autorizativa do certame, o edital deverá sair seis meses após sua autorização, ou seja, até janeiro de 2024. Já as provas aplicadas dois meses após o edital.
Como é o trabalho do Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres?
As atribuições são voltadas para atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres, inclusive infraestrutura, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
Como serão as provas do concurso ANTT?
Os candidatos estarão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas em um único dia e em períodos diferentes, no município de Brasília/DF, sendo:
- Manhã: Prova Objetiva de Conhecimentos Básicos; Estudo Técnico;
- Tarde: Prova de Conhecimentos; Dissertação.
Assim, a prova objetiva consistirá em 110 questões, sendo 30 questões de conhecimentos gerais e 80 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva estará composta de um estudo técnico de 45 a 60 linhas e de uma dissertação ligada aos conhecimentos específicos, com limite de 30 linhas.
Posteriormente, os classificados ainda terão três etapas: Avaliação de Títulos; Avaliação Biopsicossocial e Curso de Formação, este último que terá duração de 80 horas, com prova de avaliação final.
Confira todos os detalhes do último edital, inclusive com as matérias para usar de base para estudos, clicando aqui!