Atenção concurseiros! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aguarda aval para um novo concurso Anvisa ; foram solicitadas 107 vagas! De acordo com o órgão, a deficiência de pessoal tem gerado preocupação e uma nova seleção é inadiável! Veja.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso Anvisa: edital sai ou não sai?
A preocupação é essa. Mas, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, falou da seleção nesta semana.
Assim, de acordo com ele, um novo edital para a Anvisa é inadiável, uma vez que há necessidade de servidores.
Portanto, ele explicou que já foi apontada a necessidade e a preocupação, mais de uma vez, ao Ministério da Economia, pasta responsável pela autorização dos editais.
“A Anvisa protege a saúde do cidadão e regula quase um quarto do PIB brasileiro. Para ser feito, o trabalho requer trabalhadores em número adequado. Se esse quantitativo não for ampliado, se não houver urgente concurso público, tanto essa proteção quanto a regulação serão ineficazes, insuficientes. Hoje, na Anvisa, não há. Simples assim”, disse o diretor-presidente em entrevista ao jornal O Globo.
Entretanto, mesmo com os pedidos enviados ao ME, nenhum aval ainda foi sinalizado, o que torna a seleção ainda incerta.
Dados aprontam que durante a pandemia a Anvisa atuou com o menor número de servidores em 20 anos.
Assim, mesmo com o aumento de serviço e intensificação das demandas, o quadro de servidores não subiu, pelo contrário, esteve em queda.
Vale destacar que a agência foi a responsável pela análise e aprovação das vacinas contra a Covid-19.
Quantos cargos estão vagos?
Portanto, entre 2017 e 2020, a força de trabalho reduziu em quase 12%. Ou seja, 217 servidores a menos.
Aí, no início de 2021, eram 1.580 funcionários e um déficit de 94 profissionais na área técnica. Entretanto, hoje já são 107 cargos vagos.
Concurso já foi solicitado
Sendo assim, para suprir o número de vacâncias, um novo concurso público já foi solicitado ao Ministério da Economia e aguarda aval.
Além disso, em abril, a agência informou que um novo pedido seria enviado à pasta, mas continuou sem respostas.
“A Anvisa está em fase final de elaboração do processo que requererá novo concurso e encaminhará o pedido no prazo estipulado pelo Decreto n. 9.739, de 28 de março de 2019”, explicou a agência.
Portanto, foram solicitadas 107 vagas ao todo, com a seguinte distribuição entre os cargos:
- nível médio
- Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (05 vagas)
- Técnico Administrativo (44); e
- nível superior
- Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (43)
- Analista Administrativo (15).
“Há necessidade de concurso já que as atuais vagas desocupadas somente podem ser providas por meio de seleção pública”, explicou a Anvisa.