Está autorizada a publicação de um novo edital para o concurso Bacen em 2023. Serão 100 vagas para carreira de Analista. Portanto, veja detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil candidatos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso Bacen: quando sai o novo edital? Ainda em 2023?
Sendo assim, um novo concurso do Banco Central está no radar e tem expectativa de ser publicado ainda em 2023. Mas, o prazo é até janeiro de 2024!
E um passo grande foi dado nesta semana, com a autorização do edital para preenchimento de 100 vagas para carreiras de nível superior.
Assim, o aval foi dado, então, pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos , Esther Dweck. Ela anunciou 2.480 vagas em concursos federais nesta terça-feira (18/07).
Entretanto, vale lembrar que ainda não há uma data concreta para publicação do edital, uma vez que existem trâmites que devem se seguir.
Ou seja, primeiro uma comissão acaba formada e depois ela mesmo escolhe a banca organizadora. Em seguida, após assinatura do contrato, o edital se torna iminente.
Provavelmente, o edital deverá seguir o padrão das últimas autorizações, com prazo máximo de 6 meses para o lançamento do concurso.
Cargos revelados
Segundo a autorização publicada neste dia 18 de julho, as 100 vagas serão para a carreira de Analista, que exige o nível superior.
Sendo assim, de acordo com a Tabela de Remuneração/Subsídio do órgão, os aprovados serão remunerados com salários de até R$ 27.303,70. Portanto, confira detalhes:
De acordo com a Lei nº 9.650, o Bacen deveria possuir 5.309 servidores no quadro de Analistas. No entanto, o órgão possui 2.538 cargos vagos. Ou seja, quase 50% de vacâncias.
Quais os requisitos?
Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Concurso Bacen: como foi o último edital e o que estudar?
Então, o Banco Central não publica um concurso desde 2013, ou seja, são quase 10 anos sem seleções. Isso aumenta a pressão por um novo concurso.
Assim, ofertando 500 vagas para as carreiras de Técnico e Analista, na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe. Então, a banca avaliou os candidatos através de duas etapas:
- Prova Objetiva:
- Conhecimentos Gerais;
- Conhecimentos Específicos.
- Avaliação de Títulos
Ademais, ao todo, foram registradas 88.589 candidaturas. Então, considerando que as provas costumam seguir o mesmo modelo de questões, poderão estar cobrados os seguintes conhecimentos:
Técnico:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Gestão Pública;
- Informática para usuários;
- Raciocínio Lógico-Quantitativo.
Analista
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Raciocínio Lógico;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo (com exceção da área 6 – Gestão e Análise Processual);
- Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamentos Brasileiro;
- Economia (exceto área 3 -Política Econômica e Monetária).
Procurador
- Direito
- Constitucional;
- Administrativo;
- Econômico;
- Financeiro e Direito Tributário;
- Civil;
- Processual Civil;
- Empresarial;
- Internacional Público e Privado;
- Penal;
- Processual Penal;
- Trabalho;
- Processual do Trabalho;
- Previdenciário.
Por fim, confira todos os detalhes do último edital clicando aqui!