O edital do concurso Banco do Brasil já está disponível e serão ofertadas 4.480 vagas para todo o Brasil. Serão 2.240 oportunidades imediatas e 2.240 formações de cadastro reservas. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o dia 28 de julho de 2021.
- Confira: Curso GRÁTIS Banco do Brasil
Além disso, a banca organizadora será a Fundação Cesgranrio, e o certame conta com 319 vagas para o Rio Grande do Sul, com lotação em 268 municípios.
- Adquira: Apostilas concurso Banco do Brasil
- Adquira: Cursos Online concurso Banco do Brasil
Ademais, as provas escritas poderão ser realizadas em 4 cidades, sendo a capital de Porto Alegre a principal. As avaliações estão previstas para acontecer no dia 26 de dezembro de 2021.
Vagas concurso Banco do Brasil
Em primeiro lugar, as vagas para o concurso , são para o cargo de Escriturário, e exigem nível médio completo do candidato. Além do salário inicial, o servidor tem direito a benefícios como: vale transporte, ajuda alimentação ou refeição, auxílio creche, entre outros.
Na área de Escriturário, existem duas especialidades: Agente Comercial e Agente de Tecnologia. Os Agentes de Tecnologia serão lotados apenas no Distrito Federal, com 480 vagas a todo.
Já para Agente Comercial, a lotação acontece em todos os estados, sendo o Rio Grande do Sul um dos contemplados.
Além disso, candidatos às vagas do concurso que forem aprovados assinarão um contrato de experiência de 90 dias, após o período, o contrato terá prazo indeterminado e o servidor integrará a Carreira Administrativa.
Inscrições para o concurso
Atenção, candidato! As inscrições para o concurso público já começaram e deverão ser feitas até o dia 28 de julho, pela internet, no site da Fundação Cesgranrio .
Desse modo, o formulário deverá ser preenchido online, e o candidato deverá efetuar o pagamento de R$ 38,00 valor único para todos os inscritos. Há também a possibilidade de isenção de taxa.
Etapas do concurso Banco do Brasil
A princípio, o edital do concurso traz 4 etapas , sendo elas: Avaliação de Conhecimentos, Prova de Redação, Aferição da Veracidade da Autodeclaração, Exame Médico.
Das provas objetivas, estão previstas para acontecerem no dia 26 de setembro. Serão compostas por 70 questões de múltipla escolha. Serão cobradas as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Matemática;
- Atualidades do Mercado Financeiro.
Conhecimentos Específicos de Agente de Tecnologia
- Probabilidade e Estatística;
- Conhecimentos Bancários;
- Tecnologia da Informação.
Conhecimentos Específicos de Agente Comercial
- Matemática Financeira;
- Conhecimentos Bancários;
- Conhecimentos de Informática;
- Vendas e Negociação.
Além disso, a prova de redação irá ocorrer no mesmo dia que a aplicação das provas objetivas. De caráter eliminatório, os candidatos que obtiverem nota inferior a 70 pontos serão eliminados.
Ademais, a redação será avaliada mediante os seguintes requisitos:
- Adequação ao tema proposto;
- Adequação ao tipo de texto solicitado (dissertativo-argumentativo);
- Emprego apropriado de mecanismos de coesão;
- Capacidade de organizar as ideias de maneira coerente e pertinente ao tema proposto;
- Domínio da modalidade escrita da norma-padrão.
Número de vagas do concurso é insuficiente
Os sindicalistas afirmam que apesar do concurso oferecer mais de 4.000 vagas, o quantitativo ainda é insuficiente para o número alto de cargos vagos nas agências.
De acordo com o dirigente do sindicato dos bancários e servidor do Banco do Brasil, Diego Carvalho, a contratação é uma ótima notícia.
“Entretanto, diante do número de postos de trabalho fechados nos últimos anos, consideramos o número de vagas insuficiente.” contrapôs Carvalho.